segunda-feira, dezembro 08, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[AP]

«A traditional holiday lights display illuminates the Denver City County building, Denver» [Telegraph]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Jerónimo de Sousa leva o sindicalismo tão a sério que decidiu mandar criar o SFP - Sindicato dos Funcionários do PCP, Assim, em cad centro de trabalho existirá um delegado sindical e no próprio CC será escolhido um.

As únicas dúvidas estão em saber se o sindicato será filiado na CGTP e qual vai ser o seu presidente. A filiação na CGTP coloca um problema de independência do PCP em relação à central sindical, onde existem outras correntes para além da comunista, haveria o risco de ser um socialista a gerir as intervenções sindicais dentro do partido. Quanto à escolha do dirigente do novo sindicato Jerónimo de Sousa está inclinado para escolher Mário Nogueira, mas receia que o camarada Nogueira faça ao PCP o que está fazendo ao ensino, isto é, que dê cabo dele.

JUMENTO DO DIA

José Sócrates, primeiro-ministro

Afinal José Sócrates previu a actual crise antes mesmo de qualquer economista, é o que se depreende do facto de vir agora justificar os grandes investimentos públicos dizendo que «que este é o momento em que o país precisa do Estado». Como os grandes investimentos estavam projectados há anos e o orçamento para 2009 foi elaborado antes da actual crise teremos de concluir que José Sócrates previu a crise ainda quando estava a elaborar o programa eleitoral do PS.

A DEMOCRACIA SEGUNDO O AVÔ BOCA DOCE

Jerónimo de Sousa tem um conceito muito próprio no que se refere a medir a vontade popular, já em tempos defendeu que a maioria absoluta que vale é das ruas e não a do parlamento, agora adaptou os seus princípios às sondagens considerando válidas as que resultam dos jantares que organiza. Talvez devêssemos convidar Hugo Chavez a explicar um pouco de democracia ao líder do PCP, apesar de tudo o presidente boliviano não se assemelha tanto a um quadrilátero.

O PARTIDO DE PEDRA

«No Congresso do PCP, Carlos Carvalhas acusou, presumo que de incoerência, "os comentadores" que hoje distinguem o "mau capitalismo, o neoliberal", do "bom capitalismo, o regulador". Partilho com o dr. Carvalhas o desprezo por essa gente. Enquanto "comentador", porém, pedia-lhe contenção nas generalizações. Com crise ou sem ela, continuo a achar que capitalismo, do bom, velho e autêntico, há só um: o liberal (neoliberal, para os pouco letrados) e mais nenhum. O "regulado", aliás o único que Portugal conhece, é um socialismo brando que de capitalista tem apenas o nome. Além disso, ninguém me conseguiu provar, ou eu não consegui entender, que a crise financeira em curso se deve à versão liberal e não à versão regulada do capitalismo. Mas basta de divagações: o que aqui importa reter é que eu não mudei. O dr. Carvalhas e o partido a que pertence também não mudaram. No encontro do Campo Pequeno não houve cedências a capitalismos de qualquer escola. No PCP, as receitas são outras, e as de sempre. Jerónimo de Sousa descreveu o percurso: vai-se pela "luta de massas", combate-se o "grande capital", pulverizam-se os "inimigos de classe" e, fatalmente, obtém-se a "democracia avançada no limiar do séc. XXI". O pormenor de as crises do capitalismo custarem alguns empregos e os melhores momentos da "democracia avançada" custarem algumas vidas não perturba os camaradas, que ainda aguardam impacientes pelo mundo novo. Quando, enfim, os amanhãs cantarem, Odete Santos cantará igualmente A Internacional, conforme prometeu a uma audiência de melómanos. O jovem Bernardino Soares recordou a uma audiência de virtuosos a velha e superior ética dos comunistas. Um vídeo evocativo de Álvaro Cunhal foi projectado a uma audiência de órfãos. E uma audiência cosmopolita aplaudiu de pé a delegação cubana, entre gritos de "Cuba vencerá" - ao contrário, presume-se, do capitalismo e sua imperialista pátria, que alegadamente, e como de costume, estão por um fio. Mude o que mudar, a única mudança a que o PCP se submete é no aprimoramento da sua natureza. Era vê-lo, ironicamente no Campo Pequeno, a remar uma jangada metafórica para Havana e uma literal para a completa irrealidade. Mesmo enquanto tese e mesmo entre os crentes a "democracia avançada" faz vítimas. Antes essas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Alberto Gonçalves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIAS LOUREIRO LEVOU JORGE COELHO POR MAUS CAMINHOS

«Jorge Coelho entrou no capital da Valor Alternativo, empresa que gere um fundo cujos titulares estão a ser investigados por burlas com o IVA, por sugestão de Dias Loureiro. O ex-ministro da Administração Interna do PS investiu cerca de cem mil euros, o que corresponde a uma participação de 7,5%. Dias Loureiro também é sócio minoritário, com uma quota de 30,5%.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É o velho problema das companhias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Jorge Coelho que neste caso se aplica o velho dito popular 'diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és'.

GALILEU PADROEIRO DO DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA E A FÉ

«Galileu Galilei nunca chegou a ser condenado pelo Papa da época e era um homem de fé, que a Igreja Católica propõe agora como "padroeiro" do diálogo entre a fé e a ciência.

São duas conclusões do congresso "A ciência 400 anos depois de Galileu Galilei", realizado em 26 de Novembro último, em Roma, pela Finmeccanica, empresa italiana aeroespacial, para preparar o Ano Internacional da Astronomia, convocado pela ONU em memória dos 400 anos (1609) da utilização, por parte de Galileu, do monocular astronómico, o que lhe permitiu descobrir que a Terra não se encontra no centro dos movimentos celestes. No congresso, foi o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, quem lembrou a profunda fé de Galileu, corroborado pelo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, arcebispo Gianfranco Ravasi. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

E os judeus queimados nas fogueiras vão ser padroeiros do diálogo entre religiões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se pelo oportunismo da Igreja na utilização do nome de Galileu, um homem que teve que negar as suas conclusões para evitar a fogueira.»

LADRÃO LEVOU UM COM UM PERU CONGELADO

«Um ladrão que estava a tentar roubar um automóvel na cidade de Raleigh, no estado norte-americano da Carolina do Norte, foi surpreendido com a reacção de várias pessoas que tentaram impedir o assalto. De forma especial com uma que o atacou com um peru congelado. » [Portugal Diário]

HÁ DESMOTIVAÇÃO NO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD

«O líder do PSD/Porto, Marco António Costa, afirmou hoje que existe "desmotivação no grupo parlamentar" social-democrata e defendeu que as faltas de deputados na sexta-feira resultam de "desarticulação na direcção da bancada" liderada por Paulo Rangel.

"Há uma desmotivação no grupo parlamentar, tenho falado com alguns deputados que me transmitem isso, como basta ver pelo empenhamento de poucas pessoas e a falta de envolvimento que existe no grupo parlamentar", disse à agência Lusa o presidente da Comissão Política Distrital do Porto. » [Público]

Parecer:

Eu diria que há desmotivação em todo o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Marco António que o actual grupo parlamentar foi escolhido por Santana Lopes.»

NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

A politiquice nacional vista desde Timor por Adelino Maltez:

«Ainda me pedem, muito de vez em quando, mesmo aqui em Timor, que comente aspectos da vida politiqueira desses descendentes de bonzos, canhotos e endireitas, onde predominam os gerontes embalsamados, os reformados, os aposentados, e todas as correias de transmissão de ocultas manobras de pretensas teorias da conspiração. Com efeito, ninguém que conheça as pessoas e os meandros da luta pelo poder acredita que Manuel Alegre possa ser o chefe da ala esquerda do PS, ou que esteja disponível para a criação de um novo partido. Ele é um pedaço vivo de uma história e faz parte de uma outra dimensão, a da metapolítica, aquela que acredita, como Aristóteles, que a poesia é mais verdadeira do que que a história. Ele, pelo menos, tem consciência que uma esquerda que perca o lume da profecia não mais poderá ter sonho, passando a ser medida pelo ritmo utilitário dos homens de sucesso. Por outras palavras, Alegre compreende que Sócrates pode estar para a esquerda como Cavaco esteve para a direita, assumindo a lógica desertificadora do eucalipto, onde tem razão quem vence, chame-se Dias Loureiro ou Oliveira e Costa.»

PARABÉNS

Ao "Tomar Partido" pelos seus quatro anos.

MS-PHOTO

TERÇA INSANA

O "Seu Merda"

Irmã Selma

O VÍDEO MAIS VISTO NO YOUTUBE

O que justificará as 66154516 visitas?

ERRO DE PHOTOSHOP

PEPSI MAX