terça-feira, outubro 20, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alqueva

IMAGEM DO DIA

[Ulises Ruiz Basurto / EFE]

«Una mujer conduce uno de los 35 taxis rosas que circulan en la ciudad mexicana de Puebla, cuyo uso y manejo está limitado a conductoras y pasajeras. La inseguridad ha motivado en algunas zonas de México servicios de transporte sólo para mujeres para evitar incomodidades, perjuicios y en algunas ocasiones abusos físicos.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes

As acusações dirigidas por Noronha de Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior de Magistratura, à associação sindical dos juízes são demasiado graves para que os sindicalistas fiquem em silêncio. Se a existência da associação sindical é de legitimidade duvidosa, muito mais o é se for utilizada para interferir em processos eleitorais.

O mínimo que se pode dizer do silêncio de António Martins é comprometedor, quem apareceu em vésperas de eleições a fazer campanha deveria ter agora coragem para negar a acusação que lhe é dirigida.

Noronha de Nascimento

QUEM QUER LIDERAR O PSD?

O problema do PSD é que tem dois tipos de candidatos à sua liderança, os que se candidatam na esperança de virem a ser primeiros-ministros e os que se candidatam aproveitando a oportunidade deixada pelos primeiros que esperam a ocasião mais apropriada. Para os primeiros ser líder do PSD sem esperança de formarem governo é um frete, para os segundos ser líder significa subir na vida.

Compreende-se que uns queiram livrar-se de Ferreira Leite quanto antes, enquanto outros prefiram inventar o direito à ponderação, que neste caso não é mais do que o direito a esperar por sondagens mais favoráveis.

GOLO DO BALÃO

AVES DE LISBOA

Fêmea de melro-preto [Turdus merula]
Local: Campo das Cebolas

FLORES DE LISBOA

Na Quinta das Conchas

UM GOVERNO COM NOTA POSITIVA

«A sondagem, efectuada entre 12 e 16 de Outubro, no dia seguinte às Autárquicas, dá força a quem defende que Teixeira dos Santos é um nome incontornável para integrar o novo Governo minoritário do PS, e que deverá ser conhecido esta semana. A sondagem confirma ainda a popularidade do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que recebe dos portugueses um 11,7, da ministra da Saúde, Ana Jorge, com um 11,2, e do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, a quem os eleitores atribuem nota 10,3. Os três responsáveis são nomes dados como certos no novo Executivo.

Sem surpresa, as piores avaliações vão para os ministros cuja governação gerou mais polémica, como é o caso do titular da Justiça, Alberto Costa, com um 9,7, das Obras Públicas, Mário Lino, que recebe 9,2, da Agricultura, Jaime Silva, a quem os eleitores atribuem 7,8, e da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que recebeu a pior nota: 7,2. Estão em causa quatro ministros com baixos índices de popularidade e cujas medidas foram tantas vezes alvo de contestação que tudo aponta não deverão ser incluídos na lista de José Sócrates a entregar ao Presidente da República.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Afinal o governo não era assim tão mau.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proceda-se a uma reavaliação.»

FERREIRA LEITE FICA ATÉ AO ORÇAMENTO

«O PSD reúne-se em Conselho Nacional no dia 22 de Outubro e há quem espere ouvir da líder do partido um sinal claro do momento em que se demitirá, abrindo espaço a um novo ciclo. Na prática, respeitando a tradição das últimas directas, marcadas com um mês de antecedência em Conselho Nacional, um novo presidente só estaria legitimado perto do Natal.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Digamos que os meninos do PSD vão deixar a senhora até ao orçamento para que ela faça o frete de o deixar passar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

VOCÊ COMPRAVA UM CARRO SÓ COM UM ANO DE GARANTIA?

«Os dois submarinos adquiridos ao German Submarin Consortium (GSC) por 832,9 milhões de euros, sem juros, só têm um ano de garantia geral contra eventuais defeitos de equipamento. Quando este período terminar, a manutenção técnica dos navios custará em média, durante quase trinta anos, cerca de cinco milhões de euros por ano.

O contrato de aquisição dos submarinos, que o CM hoje revela, foi assinado a 21 de Abril de 2004 por Paulo Portas, então ministro da Defesa, e por representantes das três empresas que integram o GSC. E a cláusula 33ª precisa, desde logo, que a recepção definitiva dos navios depende da verificação cumulativa de dois pressupostos: o 'termo do período de garantia de um ano a contar da data da recepção provisória' e o 'cumprimento pelo fornecedor de todas as suas obrigações de garantia definidas na cláusula 34ª e no Anexo 11' relativos ao âmbito da garantia técnica.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Foi um negócio muito simpático para a empresa alemã.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Felicite-se o dr. Paulo Portas, fez um negócio destes e ainda conseguiu roubar votos ao PSD.»

ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES ENTROU EM CAMPANHA

«O juiz conselheiro Noronha do Nascimento escreve em editorial do último boletim informativo do CSM que a problemática da responsabilização dos juízes por erro judiciário foi potenciada, nomeadamente, pela ASJP, porque estavam à porta três eleições quase seguidas: legislativas, para a presidência do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e para o CSM.

"Nessa medida, a direcção nacional da ASJP resolveu entrar em campanha em todas elas, sabendo-se como se sabe que tentar interferir em eleições político-partidárias traz normalmente a prazo efeitos corrosivos que dificilmente se apagarão", diz Noronha do Nascimento no editorial, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

O também presidente do STJ critica também a ASJP por publicitar nas vésperas das legislativas um estudo que já tinha em seu poder há dois anos, acerca das más condições em que funcionavam vários tribunais.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda que toda a gente tenha percebido isso a afirmação é uma acusação grave feita aos magistrados. É lamentável que num país onde os juízes serviram de forma subserviente a ditadura tenham agora muita coragem para lançarem campanhas contra o governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste dado pelos juízes.»

CAVACO JÁ ESTÁ EM CAMPANHA

«A Presidência da República fez hoje o balanço dos diplomas promulgados na X Legislatura, destacando que dos 1.475 aprovados pelo Governo de José Sócrates, nenhum foi chumbado por Cavaco Silva.Numa nota divulgada no seu site, a Presidência assinala que o Presidente da República promulgou 1799 diplomas até ao final da X Legislatura.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Este tipo de balanço é inédito, ridículo e só revela que Cavaco está em campanha eleitoral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que ponha fim a um mandato presidencial que desde o primeiro dia é uma pré-campanha para a sua recandidatura.»

O PIOR PRESIDENTE DA DEMOCRACIA

«Pela primeira vez em muitos anos, a actuação de um Presidente da República é avaliada negativamente pelos portugueses. Talvez tivessémos que recuar ao período pós-revolucionário para eventualmente encontrarmos uma avaliação igual.

Com crise ou sem crise, política, social ou económica, os chefes de Estado estiveram sempre acima dos humores dos portugueses. Aníbal Cavaco Silva acaba de abrir um precedente: é possível um presidente sair mal na fotografia.

Conseguiu-o com o desenlace do caso das escutas, no mês seguinte àquele em que decidiu vir a público falar sobre o caso, à hora dos telejornais. Cavaco falou sobre o caso em 29 de Setembro. Em Outubro, em resposta à sondagem da Aximage para o Negócios e o "Correio da Manhã", 42,4% dos portugueses entende que o Presidente tem actual mal, quando questionados sobre como Cavaco Silva tem actuado nos últimos 30 dias.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Nunca a Presidência da República desceu tão baixo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ELENA KALIS

JEEP