sexta-feira, outubro 30, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura





FOTO JUMENTO



Aldraba, Baixa de Lisboa


IMAGEM DO DIA



[Altaf Qadri/Associated Press]
«A police officer’s blood-stained hands held a weapon after the attack on an international guest house in Kabul, Afghanistan, Wednesday. The Taliban staged attacks in Afghanistan and Pakistan, killing at least 100 people as U.S. Secretary of State Hillary Rodham Clinton arrived in the region.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA


Pinto Monteiro
Antes das eleições legislativas esteve no activo o caso Freeport, na fase do lançamento das candidaturas autárquicas foi notícia Pedro Santana Lopes, quando as suspeitas do BPN começaram a recair sobre o cavaquismo profundo o caso BPN desapareceu, da mesma forma que já tinha desaparecido a Operação Furacão, em plenas autárquicas e depois do CDS ter tido um bom resultado voltou-se a falar do caso dos submarinos.

Começa a ser evidente que é pena que o Ministério Público não se constitua em partido, com a destruição sistemática dos partidos é muito proável que um dia destes Pinto Monteiro chegasse a primeiro-ministro vitalício de uma democracia tutelada pelos sacerdotes da justiça. Esta forma de actuar de um Ministério Público, que pelos resultados que apresenta nos julgamentos é claramente uma das instituições mais incompetentes do país, justifica cada vez mais suspeitas sobre a forma como os magistrados gerem os processos e permitem que informação sob segredo de justiça seja enviada de forma cirúrgica para os jornais.

Começa a ser tempo de dizer que este provinciano deslumbrado, um procurador que recebe visitas de cortesia de banqueiro, que chegou a Procurador-Geral é como que a ovelha negra da democracia portuguesa.

 CASO FACE OCULTA

A haverem elementos suficientes para suspeitar do envolvimento de gestores de empresas públicas em actos de corrupção ou em negócios menos transparentes o Governo não deve hesitar nem escudar atrás da presunção da inocência, deverá proceder à sua imediata substituição nos cargos.
Note-se que o "empresário" Manuel Godinho não é novo nestas andanças, em tempos esteve numa mega-fraude fiscal de que resultou um benefício indevido de muitos milhões de euros, parte dos quais, segundo o Público, foram investidos num conhecido fundo imobiliário de Alcântara.
Sócrates não pode nem deve transigir neste caso, os suspeitos devem ser demitidos e se forem inocentes que sejam renomeados quando deixarem de haver suspeitas.


 OS NOVOS SECRETÁRIOS DE ESTADO

Vamos ver quantos erros de casting terão sido cometidos para ceder às pressões do aparelho do PS, alguns são evidentes.

 QUE GRANDE MENTIROSO!

Paulo Rangel diz que não é candidato à liderança do PSD, só o facto de ter ido à "grande entrevista" é quase uma prova da sua candidatura. Aquele programa ora funciona como "unidade de queimados" do PSD ora como rampa de lançamento de candidatos à liderança.






AVES DE LISBOA  
Galinha-d'água [Gallinula chloropus]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian
FLORES DE LISBOA

Alfarrobeira no Parque José Gomes Ferreira
 

 CIÊNCIA MATA MAIS UMA ILUSÃO

«As manifestações são uma terapia com provas dadas: convencem-nos de que as nossas ideias (chamemos-lhes assim, às frases rimadas) estão certas porque arrastam multidões. Já é discutível uma ideia ser certa porque é de muitos, mas o que agora se põe em causa é isto: multidões? A convicção de que uma manifestação é enorme nasce porque há sempre alguém esganiçando-se ao microfone: "Se isto não é povo, onde é que está o povo?" E os jornais do dia seguinte confirmam: "Meio milhão nas ruas!" Era assim, é assim, mas há que rever essas orgias de números - porque, agora, há tecnologia que apanha mais depressa uma manifestação do que um coxo. As notícias chegam de Espanha, de uma manifestação (por acaso de direita, mas com a esquerda seria o mesmo) contra o aborto. Estimaram os organizadores: 2 milhões. A Comunidad de Madrid (do PP, próxima dos organizadores): 1,2 milhões. A polícia: 250 mil. Extraordinária diferença! Mas ainda não viram nada. A empresa Lynce, especialista do assunto, pôs um zepelim no ar, com quatro câmaras de alta resolução e dois vídeos de alta definição. E não estimaram, contaram: 55 316 cabeças! A ciência lá nos deu cabo de mais uma ilusão. Mas nada está perdido: se cada um passar a levar um balão, a manifestação, filmada de cima, dobra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»





 
 A QUEDA DE UM ANJO

«Armando Vara, ex-ministro e actual vice-presidente do BCP, foi ontem constituído arguido no processo que a PJ apelidou de ‘Face Oculta’. O ex-governante é apontado nos mandados de busca como uma "pessoa influente nas empresas com participações do Estado", designadamente na recolha da informação privilegiada, e foi apanhado em escutas telefónicas com o empresário Manuel Godinho. Na conversa com Godinho – preso ontem pela PJ de Aveiro – Vara pede pelo menos dez mil euros "pelas diligências por si encetadas". » [Correio da Manhã]

Parecer:

Se as suspeitas sobre o comportamento de Armando Vara forem consistentes estaremos perante a queda de um anjo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo termo das investigações.»


 JOSÉ PENEDOS DIZ QUE NÃO SE DEMITE

«Também é arguido Paulo Penedos, filho de José Penedos e advogado das empresas de Godinho, suspeito de ter intermediado esses negócios ilegais e que terá recebido 270 mil euros em comissões. O seu papel era usar o seu poder de influência junto do pai. No processo, a que a RTP teve acesso, consta que Godinho terá oferecido avultadas contrapartidas financeiras a Paulo Penedos para que que este garantisse a renovação do contrato de gestão entre a REN e as empresas de Godinho, usando o poder de decisão de José Penedos como presidente do conselho de administração da empresa pública.

Por haver indícios de que o presidente da REN está envolvido neste esquema, será constituído arguido, segundo disse ao jornal 'I' uma fonte ligada ao processo. O ex-secretário de Estado de Guterres (primeiro Indústria e Energia e depois da Defesa) já garantiu à RTP que não se demite. José Penedos insiste que as suas decisões como presidente da REN não são influenciáveis, que não tem qualquer mácula no seu comportamento e que seu filho não tem qualquer ligação com a empresa pública.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este não é partidário da famosa ética republicana.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se não se demite então que seja demitido quanto antes.»


 PASSOS COELHO PROVOCA MARCELO REBELO DE SOUSA

«Pedro Passos Coelho desafiou ontem Marcelo Rebelo de Sousa a clarificar a sua posição quanto à liderança do PSD. "Espero que aqueles que acham que têm um caminho melhor do que eu [apareçam], que de repente o professor Marcelo apareça e se vá candidatar", disse Passos Coelho numa entrevista à SIC Notícias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O objectivo é claro, uma candidatura de Marcelo travava a estratégia de Ferreira Leite que poderá estar a preparar o lançamento de Paulo Rangel. Mas Marcelo tem um problema, só será candidato ao PSD depois de concluir que Cavaco se recandidata a Presidente da República.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela resposta de Marcelo.»


 GOVERNO ADOPTA PROGRAMA ELEITORAL DO PS COMO PROGRAMA DE GOVERNO


«O programa de Governo que José Sócrates vai apresentar à Assembleia da República será em tudo idêntico ao programa eleitoral que levou às eleições. Dando eco às afirmações feitas aquando da tomada de posse do novo Executivo, o primeiro-ministro prepara-se para manter o mesmo texto, admitindo apenas ajustamentos muito pontuais, sabe o DN. [Diário de Notícias]



Até à próxima segunda-feira - a data ontem definida em conferência de líderes parlamentares para a entrega do programa do Governo - o documento que o PS apresentou às legislativas será reanalisado, mas já sob o ponto de partida de que não haverá alterações significativas. Entre os socialistas vinha-se admitindo que o documento poderia ser "suavizado" , no sentido de dar um sinal de abertura à oposição, mas Sócrates quer insistir noutra mensagem: o programa sufragado nas urnas é para cumprir. O debate no Parlamento está marcado para quinta e sexta-feira da próxima semana. »
Parecer:
Esta deveria ser a regra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver a reacção dos partidos da oposição, designadamente, do PSD.»






















HONDA