domingo, janeiro 01, 2012

As adivinhações óbvias de 2012-01-01

Não é preciso ser bruxo nem astróloga de serviço do PSD para saber que o Álvaro regressará a Vancouver de onde, aliás, nunca deveria ter saído. A única dúvida reside em saber se sai com um chuto ou se vai aproveitar um programa de apoio à emigração de professores dirigida pelo pequeno Rangel.

Também não é preciso ser bruxo para saber que em 2012 se registará mais um desvio colossal nas contas públicas que justificará mais um conjunto de medidas de reengenharia social que o Gaspar defende desde quando nem sequer imaginava que alguém perderia o juízo ao ponto de o convidar para ministro das Finanças. O Mesmo incompetente que elaborou um OE 2012 sem cenários macroeconómicos vai aparecer como o salvador da pátria a propor o despedimento em massa de funcionários públicos.

Outra grande evidência deste ano é que Cavaco Silva continuará sossegadinho em Belém , não exigirá consensos alargados no parlamento, não enviará as normas inconstitucionais para o Tribunal Constitucional, continuará a viajar com o mordomo mais as muitas mordomias que alguém maldoso mandou publicar e comparar com as despesas do austero homem de Massamá. Enfim, Cavaco Silva continuará a beneficiar do descanso merecido or alguém que tanto labutou para ter este governo e um lugar ao sol em Belém.

António José Seguro continuará a ser o braço esquerdo do seu Amigo Passos Coelho e percebendo que não tem grande futuro à frente do seu partido vai tentar safar-se à custa do país, em 2012 o líder do PSD continuará a esquecer-se de fazer oposição na esperança de chegar a ministro de um governo de salvação nacional irá para ministro sem pasta enquanto que o seu líder parlamentar talvez ainda vá a tempo de andar no luxuoso Audi que mandou comprar.

Paulo Portas continuará em parte incerta e invisível, principalmente nos momentos difíceis, será caso para que os seus colegas de governo digam que “quando a luta aquece o Paulo Portas desaparece”. Enquanto o Lambretas continuará a distribuir caridade e a sentar duas criancinhas em cada cadeira nas creches dos pobres e a sua Assunção sugere que a bem da produção nacional se substituam os preparados alimentares para crianças tributados a 23% de Iva por sopas de cavalo cansado, o ministro dos negócios estrangeiros continuará a beber garrafinhas de champanhe nos palacetes da diplomacia. Só é pena que nenhum ministro de Sócrates tenha mandado comprar um Jaguar, de preferência verde.

Se alguém pedisse à abelhinha astróloga uma adivinhação sobre Passos Coelho é mais do que certo de que a senhora diria de cima do seu proeminente nariz e fartas mamas sintéticas que o homem continuará primeiro-ministro. Não tem valor científico da mesma forma que se alguém disser que o homem já não está em idade de ficar mais inteligente não andará longe da verdade. Ainda assim o país poderá ser surpreendido com o regresso de Passos Coelho à gestão do dinheiro com cheiro a merda do tio Ângelo cedendo o lugar àquele rapaz com ar e sem abrigo que é ministro das Finanças e ambiciona imitar o Salazar endireitando o país em dois anos. Gaspar tem uma única coisa em comum com Passos Coelho, ninguém dava nada por eles.

Por fim há uma imensidão de certezas, o João Duque continuará a dirigir grupos de trabalho inúteis, o Carrilho a falar mal do Sócrates, este a estudar filosofia, o CM a dedicar-lhe as primeiras páginas, O professor catedrático a tempo parcial 0% continuará a leccionar a turmas com 0 alunos e a duração de 0 minutos, o Marques Mendes continuará com a mesma altura do Rangel, o homem de Gaia continuará idiota como de costume, a Ferreira Leite a envelhecer a bom ritmo e o país a afundar-se alegremente mas sem grandes preocupações porque há um culpado e a cachorrada do PSD que se dá pelo nome de JSD continuará a exigir o julgamento do grande culpado.