domingo, janeiro 29, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Talhão dos Combatentes, Cemitério do Alto de São João, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento




Caminhos da aldeia de Monsanto [A. Cabral]
   
Jumento do dia


Carlos Costa, governador da Loja Banco de Portugal

O senhor Costa anda há meses a tentar manter o estatuto de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal aos seus funcionários, poupando-os Às dificuldades do país como se nada tivessem que ver com o que se passa no país e vivessem de rendimentos vindos do estrangeiro ou do seu lucrativo esforço laboral.

Confrontado com pressões cada vez maiores o senhor Costa manifesta-se agora disposto a cortar os subsídios aos seus mas tem um pequeno problema, o OE esqueceu-se do Banco de Portugal.  Só que de um homem que exige cada vez mais duras medidas de austeridade não se esperavam desculpas e já que não pediu ao parlamento que alargasse os cortes aos seus rapazes quando o OE estava a ser discutido já teve mais de um mês para pedir ao parlamento a alteração do OE.

Este senhor tem cada vez menos condições para estar à frente de uma instituição nacional e o país ficaria melhor se pedisse a demissão ou fosse demitido.

«Esta é a resposta do Banco de Portugal à questão colocada pelo deputado João Pinho de Almeida, do CDS/PP, sobre o facto de a entidade ter decidido não cortar os subsídios aos trabalhadores.

O regulador está disponível para cortar os subsídios, mas para isso o Parlamento precisa de alterar a legislação de forma a que esta medida não seja ilegal.

O Banco de Portugal explica que além de ser uma entidade autónoma e independente do Estado, a Lei do Orçamento do Estado “não determinou a aplicação ao Banco de Portugal das disposições relativas às remunerações de trabalhadores do sector público, nomeadamente a disposição que estabelece a suspensão do pagamento de subsídios de férias e de Natal”, revela a mesma fonte.» [Jornal de Negócios]

 O Catroga terá ido para presidente da SIC?


 Somos uns parolos

 
Até o  DE acha uma grande coisa o primeiro-ministro ser levado de helicóptero.
    
 

Tripla negação

«Logo após a tomada de posse do Governo escrevi que, face a um programa imposto pelos nossos credores internacionais, o Executivo só poderia garantir algum poder de iniciativa através do bom funcionamento de um triunvirato composto pelo primeiro-ministro (PM), ministro das Finanças (MF) e ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE). Nesta semana, o triunvirato funcionou articuladamente, mas, aparentemente, para o lado errado. O MF, numa omissão do seu ethos académico, veio anunciar a nossa viragem positiva em relação aos mercados, devido ao sucesso de uma venda de dívida a curto prazo (silenciando a sua ligação à liquidez temporária injetada pelo BCE nos bancos, em 21 de dezembro, e que será repetida em 29 de fevereiro). Entretanto, a subida acentuada de todos os prazos longos da nossa dívida no mercado secundário mostra que não tem razão. O PM, perante os prognósticos negativos do Wall Street Journal sobre a nossa capacidade de pagar a dívida, veio afirmar que Portugal não só não precisará de mais fundos como não necessitará de rever prazos. Fê-lo ao lado de M. Rajoy, o qual, curiosamente, já fez saber que vai negociar o aligeirar da taxa de défice da Espanha para 2012, devido ao agravar da situação económica. Tal como Mario Monti, em Itália, com o respeito que merece e inspira, disse claramente a Merkel que os eurobonds serão a contrapartida necessária para a austeridade. Finalmente, o MNE veio repetir o mantra de que Portugal não é a Grécia, quando cada vez mais os destinos de Atenas e Lisboa estão objetivamente ligados. Foi a cultura da negação que nos conduziu ao buraco onde caímos. Precisamos de um governo com coragem, essa forma de elegância sob pressão, na bela definição de Hemingway. Um governo que olhe a realidade nos olhos, e que conte o que viu.» [ DN]

Autor:

Viriato Soromenho Marques.
 

 Pasos Coelho e Relvas também iam aos concertos do espião

«Passos Coelho, Relvas , Sócrates e PGR na lista da base de dados do superespião.» [CM]

Parecer:

Seria bom que se soubesse o que se passava no meio de tanta intimidade entre o chefe das secretas e o líder da oposição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho quantas vezes privou com o seu espião.»
  
 Relvas sacode o espião

«O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, negou hoje à Lusa que o ex-chefe do Serviço de Informações Estratégicos de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho tenha entregado ao Governo um plano de reestruturação das 'secretas'.» [DN]

Parecer:

Até parece que o homem tem lepra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Relvas qual a razão qque leva Passos e o próprio a enxotar o velho amigo.»
  
 É uma pena que não sejamos como a Grécia

«A Grécia recusa ceder a sua soberania em matéria orçamental, como foi proposto pela Alemanha à Zona Euro, indicaram à agência France Presse (AFP) fontes governamentais gregas.

"A Grécia não discute essa eventualidade. Está fora de questão que nós aceitemos. Essas competências pertencem à soberania nacional", disse uma das fontes, após confirmar a existência de uma proposta, apresentada ao Eurogrupo, para um controlo europeu permanente do orçamento da Grécia.» [Expresso]

Parecer:

Por cá lambemos as botas da Merkel e do Sarkozy.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a posição grega.»
  
 Os magistrados não dizem nada

«Um único tribunal por distrito, com secções a funcionar em diversos pontos daquela área geográfica, é a base do novo modelo de organização judiciária proposto pelo Ministério da Justiça, a que a agência Lusa teve acesso.

A proposta define que tais secções serão de competência genérica ou especializada, de acordo com "o histórico da procura, as previsões de evolução e as condições de mobilidade do território, e funcionarão na dependência orgânica da estrutura de presidência do tribunal".» [i]

Parecer:

No tempo de Sócrates protestavam por tudo e por nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao sr. Palma se também assinou o acordo com a troika e é por isso que anda tão caladinho.»
  
 Pobre Sarkozy

«A chanceler alemã, Angela Merkel, vai participar em iniciativas conjuntas com o presidente Nicolas Sarkozy durante a campanha eleitoral francesa, na primavera, anunciou hoje o secretário-geral da CDU, Hermann Gröhe, em Paris.» [i]

Parecer:

Vai trocar a Bruna pela Merkel?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Grande troca!»
  
 Será que a directora do FMI sabe o que os seus estão fazendo em Portugal

«A directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, avisou hoje, no Fórum Económico Mundial, em Davos, que os programas de austeridade devem ser adequados a cada economia.

“Alguns países têm de seguir a toda a velocidade para a consolidação fiscal, mas outros países têm espaço e margem. Deviam explorar o que fazer para se ajudarem a si próprios”, afirmou Lagarde, citada pela BBC.» [Público]

Parecer:

A senhora tem o cuidado de separar as situações restringindo a austeridade aos países que devem dinheiro à organização. De qualquer das formas é uma posição bem diferente da defendida pela Merkel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  

 All-Request Photos: Aurora Borealis, Blue Frogs, Spacewalks ... [The Atlantic]

Yesterday I decided to try an experiment: I solicited reader requests for news photos. I asked people on Twitter and Google+, "Would you like to see a good photo of a particular subject? A high-res version of a photo you've already seen somewhere else? A photo from a particular photographer or event? If I have access and can find it, I'll try to post it" (details). The response was great, the subject matter was varied, and the task of finding the images and composing this entry was great fun. Images ranged from massive solar flares to tiny insects, taken in places from Thailand to outer space. If you enjoy this experiment, let me know in the comments, and I may develop it into a more regular feature. To all those who made requests, thanks so much, I hope you like what I was able to find.
 
Beth Winter (@bwinter) and Spidler both asked for a higher resolution version of "Anonymous in Polish parliament". -- Lawmakers from the leftist Palikot's Movement cover their faces with masks as they protest against ACTA, or the Anti-Counterfeiting Trade Agreement, during a parliament session, in Warsaw, Poland, on January 26, 2012, after the Polish government signed the agreement. Poland's plans to sign ACTA sparked attacks on Polish government websites and street protests in several Polish cities this week. (AP Photo/Alik Keplicz)
Maurice Li (@Maurice) asked me for "your favorite photo of the solar flare-fueled aurora borealis". I have to say my favorite comes from the source,the sun itself, brought to us by NASA: A solar flare erupting on the Sun's northeastern hemisphere, seen on January 22, 2012. Space weather officials say the strongest solar storm in more than six years is already bombarding Earth with radiation with more to come. (AP Photo/NASA)
@PeterNankivell asked for an image of "Sustainable Architecture". Here's a creative example from Thailand: A Buddhist monk looks out of the window of the Wat Pa Maha Chedi Kaew temple, built with more than a million glass bottles, in Thailand's Sisaket province, about 600 km (370 miles) northeast of Bangkok, on October 17, 2008. The Thai Buddhist temple has found an environmentally friendly way to utilize discarded bottles to reach nirvana -- using them to build everything in its premises, from a crematorium to shelters and toilets. (Reuters/Chaiwat Subprasom)
Jen Fish (@JenFishie) asked to see "the most beautiful place you've ever been". I had the good fortune to work as a tour guide in Alaska for several years, and developed a love for Turnagain Arm, part of Cook Inlet, south of Anchorage. Some days, when the weather and timing is just right, you can see unbelievable sunsets, spectacular coastal mountains, possible a Beluga whale or two. It's the first place that popped to mind when she asked. In this photo, the sun rises over Turnagain Arm, viewed from an airplane, on October 31, 2010. (John Moore/Getty Images)
Beth Beavers (@bethbeavers) requested"Bedouins with Saluki dog(s)". Here, Qatari breeders release their Saluki dogs as they take off at the start of the first Gulf Challenge of the Arabian Saluki Championship in the Qatari desert near Khor, on October 10, 2010. The race consists of Saluki dogs, which are popular within Bedouin tribes in the Gulf countries for racing, chasing after a gazelle along a 2km route. (Reuters/Stephanic McGehee)
 2012 Winter Youth Olympic Games [Boston.com]

Judges watch a ski jump from their windows during the Winter Youth Olympic Games Ski Jumping at Seefeld Arena on Jan. 14, 2012 in Seefeld, Austria. (Julian Finney/Getty Images)
Anthony Herringshaw of the United States starts his skeleton first run at the sliding center during the Winter Youth Olympic Games on Jan. 21 in Patscherkofel, Austria. (Julian Finney/Getty Images)
New Zealand's Piera Hudson clears a gate during the women's alpine giant slalom race at the first Winter Youth Olympic Games in Innsbruck on Jan. 18. (Dominic Ebenbichler/Reuters)
Poland's Kaja Ziomek falls during the women's 500 meter speed skating race during the Winter Youth Olympic Games in Innsbruck on Jan. 14. (Kerstin Joensson/Associated Press)
Austria's Elisabeth Gram performs a jump during the women's freestyle skiing halfpipe final at the first winter Youth Olympic Games in Innsbruck on Jan. 15. (Dominic Ebenbichler/Reuters)


   






 Greenpeace