domingo, agosto 19, 2012

Semanada


Depois da nossa Senhora de Fátima, do dr. Sousa Martins e da Santinha da Ladeira os portugueses têm mais um santinho a quem rezar terços e acender velas em troca de milagres, de uma cura do cancro, do regresso são e salvo de um filho mobilizado para uma missão militar, o santinho de Massamá apareceu num jantar de crentes reunidos no Aqua Sow para lhes anunciar algo bem mais difícil do que o regresso do filho de Deus à terra, imagine-se a alegria incontida sentida por aqueles crentes quando souberam da grande nova, que em 2013 haverá crescimento económico neste depauperado país. O santinho de Massamá podia ter prometido que para o ano as galinhas davam pintos carecas, que os portcos aprenderiam finalmente a andar de bicicleta, mas não, quis mesmo convencer os presentes de que estavam perante um santinho milagreiro e prometeu-lhes o impossível, Portugal será um oásis, com a Europa em recessão será um dos poucos países que contrariarão a tendência da crise europeia.
  
Nunca os portugueses foram tão felizes como neste mês de Agosto, os desempregados sabem que continuarão desempregados, os pobres ficarão mais pobres, mas estão felizes porque vai haver crescimento económico. A Espanha afunda-se a França abranda, a Itália está à porta do corredor da morte, a Grécia agoniza mas há um pequeno país que teve a felicidade de ter o santinho de Massamá como primeiro-ministro e este teve a visão divina de ser mais troikista do que a troika e está preste a fazer com que Portugal entre para o paraíso.
  
O que não se sabe é dos seus doze discípulos, onze ministros e um secretário de Estado dito da cultura, para não contar o despedido do Goldman Sachs e do FMI que de manhã trabalha para o merceeiro e de tarde é do governo do santinho. Que Miguel Relvas esteja nalguma praia dando uns banhos para que regressado a Lisboa possa requerer a equivalência a licenciado em biologia marítima ainda se compreende, o homem não perde um único momento para beber conhecimento até à bebedeira, mas o que é feito do resto do Governo? Nem dá para ver o Álvaro preparando as suas grandiosas reformas ou a Assunção Cristas à frente de uma legião de jovens passianos a caminho da quinta.
  
A política portuguesa está tão monótona que ninguém prestou grande atenção à página do Facebook de Francisco Louça onde este anunciou que vai ser substituído por um casal. Agora resta esperar que a secção gay do Bloco questione o liíder sobre a razão porque o partido não pode ser liderado por um casal de gays ou de lésbicas.