sexta-feira, agosto 10, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 
Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
   
  
Jumento do dia
  
Cavaco Silva
 
Cavaco Silva, um pensionista do Banco de Portugal, com experiência de vários anos à frente de um governo e vários de suposto Presidente da República parece ignorar a independência do banco central.

«O Banco Central Europeu (BCE) deve começar de imediato a comprar dívida pública de Portugal e da Irlanda, defende Cavaco Silva na sua pagina do facebook.
  
O chefe de Estado  desafia assim o BCE a aplicar já as orientações recentemente anunciadas pelo seu presidente, o italiano Mario Draghi.
  
Na sua mensagem, Cavaco recorda uma conferência que proferiu há dez meses em Florença, onde defendeu uma intervenção mais ampla do BCE no mercado da dívida soberana. Nomeadamente, nos casos de falta de liquidez dos países.» [CM]
   
 Coisas estranhas

Num dia a comunicação dava conta do abandono de três projectos de grandes dimensões, um dos quais, o do Alqueva, em consequência da política de crédito da CGD. Não tardou a resposta, em poucas horas a notícia já não era o abandono do projecto, era a suposta dívida do empresário que já teria recebido milhões de ajudas. Este caso faz lembrar o que sucedeu com D. Januário Torgal Ferreira, depois de ter criticado o governo começaram a sair notícias falsas sobre as supostas pensões que receberia.
  
Começa a parecer que quem se mete com o governo é executado sumariamente na praça pública, os responsáveis pela central de desinformação do governo e os directores de jornais obedientes ao Relvas estão de parabéns.
   
  
     
 Adeus Macário
   
«O Supremo Tribunal Administrativo (STA) indeferiu o recurso do presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, confirmando a perda de mandato do autarca, segundo um acórdão do STA consultado esta quinta-feira pela agência Lusa.» [CM]
   
Parecer:
 
É uma pena que tenha sido um tribunal a fazer o que deveria ter sido feito pelos eleitores de Faro, mas estes esperavam ter benesses governamentais a contar com a influência deste montanheiro.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
      
 Coincidências
   
«A antiga dirigente do PCP Zita Seabra sugeriu que os comunistas usavam os aparelhos de ar condicionado para espiar "tudo o que eram ministérios, sítios nevrálgicos e órgãos de poder", instalados nos anos 1980 pela FNAC - Fábrica Nacional de Ar Condicionado. A empresa era propriedade de Alexandre Alves, conhecido por "barão vermelho" por ser comunista e benfiquista, e que voltou a ser notícia esta semana por o Governo ter rompido o contrato com o empresário para a construção de fábricas de painéis solares em Abrantes.» [DN]
   
Parecer:
 
Num dia sabe-se de uma zanga entre um empresário e o governo, dois dias depois Zita Seabra, ex-comunista defensora da direita, vem atacar o referido empresário.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-.se ao Montenegro, líder parlamentar do PSD, se já não sente falta de ar.»
   
 Pobre Mário Nogueira
   
«A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou hoje que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) está a preparar "o maior despedimento coletivo de sempre" e estima que serão eliminados 25.000 postos de trabalho nas escolas.» [DN]
   
Parecer:
 
Logo o Crato de quem ele tanto parecia gostar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Mário Nogueira se já está com saudades da Lurdinhas.»
   
 O foguetório está em crise
   
«A atividade de pirotecnia deverá cair para metade, em 2012, em função dos cortes nas encomendas de fogo de artifício por parte de autarquias e comissões de festas, representando menos 400 empregos, afirma a associação do sector.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Macedo, presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Pirotecnia e Explosivos (APIPE), admitiu que já se regista uma "redução significativa do volume de negócios", sobretudo nos eventos organizados pelas autarquias, com as encomendas a caíram para metade.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Depois de décadas a viver à conta das autarquias esta crise é um bom sinal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»