quinta-feira, agosto 02, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 
"Campino", Rio Guadiana
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Convento de Varatojo [A. Cabral]   
 
Jumento do dia

Passos Coelho
 
A única explicação para que os gestores da CGD estejam dispensados da aplicação das medidas de austeridade adoptadas para o Estado, passando a ser os melhor pagos e ainda por cima a entrar na off shore sem austeridade onde já está gente como o pessoal do BdP é que Passos Coelho tenha negociado apoios políticos no passado e agora não pode recuar aplicando aos administradores da CGD.

O velho argumento da eficácia da gestão é digna de um imbecil ou mesmo de um atrasado mental, há no Estado quem movimente mais dinheiro e tenha mais responsabilidades do que o presidente da CGD e ganhe pouco mais do que a sua secretária. É o caso, por exemplo, do presidente da Autoridade Tributária e Aduaneira. Ou alguém duvida que o futuro do país depende mais da competência de alguns directores-gerais do que dos amigos de Passos Coelho?
     
     
 Festa do Pontal vai ser num parque aquático
   
«Depois de muitos anos a realizar-se na marginal de Quarteira, a Festa do Pontal vai passar para um salão fechado num parque aquático. O PSD alega motivos financeiros e logísticos.» [TSF]
   
Parecer:
 
É uma ideia louvável, com a fazer tanta água o PSD evidencia um sentido ecológico ao levar os seus dirigentes a fazer as palhaçadas na água. É uma pena que o CDS não entre na festa, seria uma excelente oportunidade de exibir um dos submarinos cujo negócio envolveu corrupção mas que em Portugal ninguém sabe muito bem como está a investigação do MP.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
      
 Continua o exercício de bandalheira estatal
   
«O despacho que exclui sete administradores executivos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) das limitações remuneratórias aplicáveis ao sector público foi esta quarta-feira publicado em Diário da República, permitindo-lhes ganhar mais do que o primeiro-ministro, Passos Coelho.» [CM]
   
Parecer:
 
Isto é uma ofensa aos portugueses.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
   
 Praias mal frequentadas
   
«Primeiro-ministro e Presidente da República vão de férias para o Algarve, com segurança reforçada.» [CM]
   
Parecer:
 
Praias como a dos tomates e da Manta Rota são praias a evitar, estão politicamente poluídas e tem demasiados polícias a mijar na água. Mas não deixa de ser curioso que o presidente escolha uma praia onde supostamente há tomates e o primeiro-ministro se tenha de servir de uma manta já rota. São escolhas que condizem bem com as personagens, nem Passos Coelho tem mantas rotas, nem Cavaco Silva tem griséus no sítio.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Come-se primeiro e sabe-se o que se comeu depois
   
«Uma auditoria de Bruxelas sobre controlo de resíduos em animais vivos e em produtos de origem animal para consumo concluiu, em dezembro, que os laboratórios acumularam atrasos significativos, segundo o relatório a que a Lusa teve acesso.
  
O Serviço Alimentar e Veterinário (SAV) da Comissão Europeia concluiu que "os laboratórios acumularam atrasos significativos em termos de análise das amostras devido a problemas orçamentais e a uma decisão política de prosseguir em 2011 a análise de amostras de 2010 (a expensas das amostras de 2011)".» [DN]
   
Parecer:
 
A bandalhice chegou ao controlo da qualidade alimentar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «A jurista combatente do anti--aborto ainda é super ministras de pastas para as quais não tem competência mas foi nomeada por causa da mania do Portas de promover uma mulher a super-mulher sempre que está no poder?»
   
 Grande Relvas!
   
«O célebre cartaz amarelo criado pelo professor José Santos, de Cantanhede, voltou a aparecer nas televisões de todo o mundo, desta feita na prova de contrarrelógio dos Jogos Olímpicos.» [DN]
   
Parecer:
 
Começa a ser tempo de a Lusófona começar a estudar a possibilidade de dar o canudo de mestre ao ilustre dr. Miguel Relvas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta e promova-se uma petição pública a exigi-lo.»
   
 Eurico de Melo faleceu
   
«Eurico de Melo, antigo vice-primeiro-ministro pelo PSD, morreu esta quarta-feira de madrugada, aos 86 anos, no Porto, disse à Lusa fonte partidária. Segundo afirmou o deputado social-democrata Mota Amaral, na SIC Notícias, aquele que era conhecido por "vice-rei do Norte" estava doente. E há muito que se havia retirado da vida política.» [DN]
   
Parecer:
 
Convenhamos que ter sido a segunda figura de Cavaco mais o ar de senhor do Norte é muito pouco para assegurar um lugar na história, digamos que não atingiu os mínimos. Se é ofensivo os adversários políticos não respeitarem um momento de dor para a família também é abusivo que os amigos do partido se aproveitem da morte dos seus militantes para os transformarem a todos em grandes estadistas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se o pesar.»
   
 FMI convida a Espanha a pedir ajuda
   
«"Quando olhamos para o que Espanha já fez e para o que se comprometeu a fazer, não haveria muito mais a exigir ao país caso estivesse num programa apoiado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)", declarou hoje Cristhine Lagarde aos jornalistas, em Washington.
  
As declarações da responsável surgem numa altura em que se discute na Europa a utilização dos fundos de resgate, mediante uma acção coordenada com o Banco Central Europeu (BCE), para aliviar os juros espanhóis e italianos de níveis insustentáveis.» [DE]
   
Parecer:
 
Com a declaração a responsável do FMI sugere aos mercados que não devem recear a Espanha mas na verdade acaba por instalar a desconfiança, não só porque acaba por sugerir que exigiria mais medidas ainda que poucas como parece admitir que a Espanha precisa mesmo de ajuda e mais tarde ou mais cedo acabará por ser incapaz de cumprir. Isto é um empurrão à Espanha para que este país solicite ajuda internacional, é uma questão de tempo para que isso suceda.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
   
 Ainda se consegue vender automóveis?
   
«As vendas de automóveis novos em Portugal continuam a cair acima dos 30%. Em Julho, as vendas de carros de ligeiros, comerciais e pesados caíram 37,7%, para um total de 10.549 unidades, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
  
No segmento de automóveis ligeiros de passageiros registou-se uma contracção de 35,1%, tendo sido vendidos 9.257 veículos."Importa salientar que esta variação homóloga não foi tão acentuada como nos meses anteriores, o que se deve ao facto de o mercado ter começado a acentuar uma evolução fortemente negativa a partir do segundo semestre de 2011", explica a ACAP. O decréscimo das vendas de comerciais foi de 54,8% para 1.114 veículos, enquanto que os pesados caíram 11,9%, para um total de 178 viaturas.» [DE]
   
Parecer:
 
A tendência será para a queda.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o encerramento de Stands e a sua conversão em templos da IURD.»
   
 Até tu Manela
   
«"Não me espanta [a derrapagem do défice] porque sempre achei que não era possivel em dois anos e meio conseguirmos uma consolidação orçamental desta dimensão", disse Manuela Ferreira Leite à Sic, acrescentando que a "troika" foi demasiado optimista, ao impor um tempo tão curto para a consolidação das contas.
  
"Não é possivel atingir-se os 4,5% este ano e os 3% em 2013", afirma Ferreira Leite. "Mas não há aqui nenhuma desilusão, os sacrificios valem a pena, esta correcção tem ser feita, pode é demorar um pouco mais", conclui.» [DE]
   
Parecer:
 
OO divertido é a Manuela Ferreira Leite ilibar o PSD quando há pouco tempo criticava as opções do Gaspar em matéria de fiscalidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Gasparoika se prefere o Tejo com a maré cheia ou com a maré vazia.»
   
 Médicos à Relvas
   
«Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, alerta que o futuro da formação médica especializada em Portugal está "seriamente comprometido" com a criação de cursos privados e possibilidade de equivalências de licenciaturas de qualidade duvidosa.
  
Em causa está a possibilidade de os alunos que tenham concluído três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) poderem licenciar-se em Medicina a partir do próximo ano, entrando diretamente para o 4.º ano deste curso na Universidade Espanhola Aloinso X, El Sabio.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Pobre famílai Relvas, ver o apelido associado a produto falso ou de má qualidade não deve ser fácil. Agora quando se quer dizer que não presta ou é falsificado é à Relvas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Relvas se ainda não percebeu que a sua demissão é inevitável.»
   
 Eu também quero estar na lista negra
   
«Existem 322 mil particulares ou empresas incluídos em pelo menos uma das listas negras oficiais que foram criadas ao longo dos últimos anos em Portugal. Sejam cheques carecas, seja o não pagamento de serviços de telemóveis, seja por acumularem dívidas às Finanças ou à Segurança Social, todos estes casos dizem respeito a um incumprimento. O número de portugueses nestas listas, contudo, irá crescer a olhos vistos nos próximos meses. Não só porque vão ser criadas mais duas listas de devedores, para as contas do gás e da luz, mas também porque a dívida mínima no caso das telecomunicações vai ser reduzida para 75 euros (ver texto ao lado), limite idêntico ao que vai ser imposto no gás e luz.
  
A estes 322 mil casos há ainda a juntar as quase 700 mil famílias com créditos em incumprimento, por exemplo, que, apesar de não estarem incluídas numa lista oficial, não conseguem omitir o seu caso a nenhum banco, já que todos têm acesso a estes dados.» [i]
   
Parecer:
 
É uma pena que Ângelo Correia não tenha emprego para todos, se todos tivessem um emprego à Passos não haveriam listas negras, andariam todos com muito dinheiro e ainda estariam descansadinhos quando chegassem as féria..
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»
   
 A anedota do dia
   
«O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, criticou o "discurso doentio" de quem atribui culpas a Lisboa pelos atuais problemas do Norte e lembrou como tem defendido a região desde "há 20 anos".» [JN]
   
Parecer:
 
É divertido ver este Menezes a lamber as botas ao poder liberal de Massamá.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»