domingo, janeiro 31, 2016

Semanada



Muitas flores e poucos cheques na noite eleitoral
  
Depois de muitos anos de muitos boatos sobre a orientação sexual de José Sócrates eis que a investigação que está sendo feita à vida do ex-primeiro-ministro já começou a dar frutos e temos de agradecer a Rosário Teixeira e ao inspector dos impostos o esclarecimento desta dúvida nacional, Sócrates não só não é gay como já teve pelo menos uma manita de mulheres. Parece que a investigação já deixou para trás muitas das suspeitas e agora toda a atenção da investigação vai para a ajuda financeira que teria chegado às ex mulheres, namoradas e amigas de Sócrates. Temos de ter esperança, O Rosário ainda vai conseguir provar alguma coisa.
   
A crer na comunicação da direita metade do mundo parou por causa do esboço do orçamento enviado para Bruxelas, as notícias multiplicam, por meio país já tomou posição e nunca um OE foi tão discutido como este esboço. Lá fora multiplicam-se as posições, desde as agências de rating até a fonte oficiosa de Berlim já tomaram posição. A direita parece rejuvenescida com a possibilidade de Bruxelas chumbar o OE ou de as agências baixarem ainda mais a nota da dívida portuguesa. A direita ainda não perdeu a esperança.
  
Passos Coelho desempenha tão bem o seu papel de primeiro-ministro no exílio, mantendo a sua postura pós-Tecnoforma, continuando a usar o pin que foi imagem de marca do governo, e a fazer acompanhar a todo o lado do seu ajudante de campo dos pontapés. O papel tem sido tão bem desempenhado que até António Costa anda meio confundido e trata-o por primeiro-ministro em pleno parlamento. Isto começa a lembrar Salazar, depois de ter caído na cadeira continuou convencido de que ainda era primeiro-ministro.

O governo anulou quase todos os concursos para chefias do Estado, os que conseguiram convencer o governo de que tinham padrinhos à esquerda sobreviveram, os outros terão de concorrer outra vez. Bilhim, o senhor que preside à CRESAP, foi reformatado e agora vai ter de abrir concursos e escolher candidatos do agrado do novo governo. Digamos que quem escolheu os candidatos sugeridos por um governo está mais do que habilitado para obedecer a outro governo.

Por onde andarão os apoiantes de Maria de Belém , os que a empurraram para uma candidatura presidencial com o objectivo de trocar as voltas a António Costa? A maioria deles despareceu mal as sondagens começaram a evidenciar o desastre, zangaram-se com a senhora por não ter convidado Seguro para a campanha. Na noite eleitoral eram apenas uns quantos e deram-lhe muitos beijinhos e palmadinhas. O problema é que o que a senhora precisa mais neste momento é de dinheiro para pagar as despesas de uma campanha que aprecia ser rica.