sábado, janeiro 06, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Rui Rio

Quem conhece Pedro Santana Lopes lembra-se das insinuações obre a possível homossexualidade do adversário a que recorreu quando foi candidato a primeiro-ministro, pensar que alguém melhora com a idade é ingenuidade, Santana Lopes é aquilo que sempre foi, ainda que mais velho, mais decadente e mais ridículo.

Rui Rio devia ter apostado em conquistar o país, passando por cima das rasteiras do adversário. Não o fez e cometeu um erro, nem conquistou o PSD, nem convenceu o país.

«Um dia depois do duelo televisivo em que Pedro Santana Lopes jogou ao ataque e obrigou Rui Rio a ficar à defesa, o ex-autarca do Porto admite que “não gostou” do debate, que foi alvo de ataques com “mentiras e meias verdades” e que já o tinham “avisado” sobre a estratégia do antigo primeiro-ministro. Em entrevista ao PÚBLICO/Rádio Renascença, que será divulgada na próxima segunda-feira, Rui Rio reconhece que os debates têm “muito de fait-divers” e diz que também sabe fazer “truques”.

O primeiro debate televisivo, esta quinta-feira à noite na RTP, revelou muitos pontos de concordância entre os dois candidatos à liderança do PSD em áreas programáticas, mas também intensa uma troca de acusações sobre o passado. Quer o passado de Santana Lopes como primeiro-ministro – experiência que “correu mal, muito mal” – quer também o de Rui Rio como convidado de iniciativas ligadas à esquerda ou a sua actuação como antigo vice-presidente do PSD. Quando entraram em diálogo – num tratamento informal por ‘tu’ - o ex-autarca do Porto mostrou não conseguir responder assertivamente às farpas lançadas pelo adversário. “Eu não gostei do debate. E se eu tenho entrado na mesma táctica que entrou o meu adversário, qual seria a imagem que o PSD tinha dado ao país?”, questionou o candidato, considerando que houve uma “série de ataques pessoais, uns mentiras, outros meias verdades, outros verdades”. Sentiu que estava num duelo semelhante ao que aconteceu entre António Costa e António José Seguro na disputa interna do PS em Setembro de 2014. “Isso entristece-me porque eu fui para ali debater os problemas do país, do PSD”, lamentou.» [Público]

 Interrogações que me atormentam a alma

Se o governo de António Costa é uma Geringonça que alcunha teríamos de pôr a um governo do agora velho e decadente Santana Lopes?

 Quem ganhou com o debate foi o Costa

O debate foi deprimente, sem elevação, sem qualidade, sem ideias, com truques pouco dignificantes. Mostrar uma foto e Rui Rio ao lado de Vasco Lourenço pode conquistar o apoio de velhinhos da ANP disfarçados de social-democratas, mas não conquista um único voto à esquerda da extrema-direita. Este tipo de gestos imbecis, muito ao estilo de Pedro Santana Lopes, revelam o estado de decadência a que chegou o agora candidato à liderança do PSD, o candidato que teve direito a baptismo gastronómico dado e abençoado por Marcelo rebelo de Sousa.

Rui Rio e Santana Lopes deram uma péssima imagem de si próprios, e quanto mais tentavam conquistar as simpatias dos militantes do PSD mais ressabiados por não estarem no governo, perderam muitos votos ao centro. Uma boa parte da audiência não era constituída por cidadãos comuns interessados em perceber se a nova liderança do PSD poderia ser uma alternativa ao governo.

Saíram desiludidos, quanto mais se esforçaram por conquistar o voto dos militantes do PSD mais perderam fora do PSD. O grande vencedor dentro do PSD poderá ter sido Santana porque tem mais jeito para golpes baixos, mas no país quem ganhou foi que mais esteve presente no debate, António Costa.