domingo, janeiro 28, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Carreiras, velho santanista

Com um modelo turístico esgotado e sofrendo a concorrência de Cascais na atração de investimento, o concelho de Cascais está cada vez mais dependente do seu estatuto de dormitório de Lisboa. Não admira que o seu autarca defenda mais vias de transporte, aliás, nem se queixa muito da falta de investimento nos comboios, usa-os como argumento para pedir investimento na auto-estrada, é essa a via privilegiada por aqueles que Carreiras defende.

O que o autarca de Cascais não diz é qual o interesse de encher Lisboa de ainda mais automóveis.  A ideia de Carreiras é boa, os impostos ficam em Cascais, o ruído, as filas e a poluição ficam em Lisboa.

«Carlos Carreiras considera que a falta de investimento na linha férrea de Cascais está a estrangular a mobilidade entre Cascais e Lisboa, reclamando do Governo uma solução alternativa, como seja uma faixa adicional na A5 para autocarros.

"O alargamento da A5 em mais duas faixas está previsto no contrato de concessão," diz o o presidente da Câmara de Cascasi, que esta tarde participou num debate do Warm Up do Lisbon Mobi Summit, acrescentando que os estudos técnicos estão prontos. "O que está a faltar é uma decisão política",» [DN]

 A Procuradora está de parabéns

Poucos dias depois de se ter falado na sua recondução o MP tenta envolver Mário Centeno por causa de um bilhete de futebol. E foi bem mais rápido a tentar apanhar Centeno do que a defender uma mulher que foi deixada ao abandono e morta pelo marido! Parece que para queimar políticos não faltaram ações de formação.

      
 Será para rir?
   
«Magistrados do DIAP de Lisboa e investigadores da PJ fizeram ontem buscas ao gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno. De acordo com a Sábado, na origem da ação policial estará um pedido do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, para conseguir ou apressar um pedido de isenção de IMI de uma empresa do filho. Esta informação foi confirmada ao Expresso por uma fonte judicial. Já depois de o pedido ter sido feito, foi Mário Centeno a pedir um bilhete na bancada presidencial para si e para o filho. O ministro justificou o pedido com "razões de segurança".

A notícia das buscas começou por ser avançada pelo Correio da Manhã e foi confirmada pelo Governo que contudo não revelou qual é o motivo da diligência. O Expresso contactou o Gabinete do ministro que não quis "confirmar ou desmentir" o facto de o pedido de Vieira estar na origem das buscas.

O pedido de isenção de IMI são feitos às autarquias mas têm de ser validados pela Autoridade Tributária, órgão do Ministério das Finanças.» [Expresso]
   
Parecer:

É ridículo demais para ser verdade, tentar envolver um ministro em corrupção por causa de um bilhete de futebol e de uma isenção a que se tem direito por lei.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»