segunda-feira, outubro 13, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Pausa na leitura, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Ali Haider/EPA]

«Ponto ganho no Torneio Mundial Feminino de Voleibol que decorre no Dubai.» [PPortugal Diário]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Desde que foi a Nova Iorque que Cavaco Silva insiste em exigir que a agenda política seja estabelecida pelas consequências da crise financeira, sem clarificar o que pretende limita-se a falar das empresas e das famílias mais pobres. Ontem voltou a fazê-lo.

Seria bom que Cavaco Silva, que enquanto candidato até prometeu ajudar os governos, explicasse o que pretende já que tanto quanto se sabe o governo governa, ele está a par das medidas do governo através das reuniões mensais com o primeiro-ministro e esta semana vai ser apresentado o Orçamento de Estado para 2009. Das duas uma, ou esta insistência é desnecessária ou é uma crítica indirecta ao governo, em qualquer dos casos Cavaco está a tentar obter a simpatia dos portugueses à custa da crise, não hesitando lançar alguma instabilidade política e desconfiança.

Estas afirmações de Cavaco Silva não passam de puro populismo, vindo de quem em tempos não hesitou em lançar o mercado financeiro português numa crise que levou anos a ser superada. Cavaco Silva sabe muito bem que este não é o momento para tratar das consequências da crise financeira, mas sim travar a crise que ainda não foi debelada, havendo o risco de falência do sistema económico, situação em que o Estado dificilmente teria capacidade financeira para dar uma resposta eficaz.

É tempo de Cavaco presidir a pensar nos problemas do país e não nas sondagens de opinião, ainda falta muito tempo para as próximas presidenciais.

PROIBIÇÃO IDIOTA

Estava tranquilamente à espera de fotografar algum pássaro mais descuidado no Parque da Bela Vista quando fui surpreendi pela guarda florestal, informaram-me que nos parques públicos era proibido fotografar ou filmar e questionaram-me sobre se tinha uma autorização para o fazer. Como à entrada do parque não havia qualquer informação disseram-se que em todos os parques públicos da CML se aplicava essa regra.

Não tenho qualquer reparo a fazer aos agentes pois foram educados e desempenharam as suas funções, mas questiono esta norma absurda, criada por algum burocrata mais zeloso. Que a utilização do parque ou de qualquer espaço público para a rodagem de um filme ou para uma sessão de fotografia publicitária esteja condicionada a uma autorização, mas que um qualquer cidadão seja impedido de tirar uma fotografia num espaço público, onde não estão em causa quaisquer direitos que mereçam ser protegidos parece-me absurdo.

Aquele parque tem sido barbaramente utilizado para concertos, após os quais fica fechado para que se procedam a reparações com dinheiro dos munícipes, já que pelo que se sabe as taxas cobradas são irrisória. Mas se um cidadão entra com uma máquina fotográfica é informado de que ali é proibido fotografar.

NÃO PODE VALER TUDO

«Em Maio de 2007, o Governo e a Junta Metropolitana do Porto (JMP) assinaram um acordo em que o ministro Mário Lino exigiu nomear a maioria do Conselho de Administração e, por contrapartida, comprometeu-se a avançar, desde logo, com a expansão do metro do Porto. A JMP teve de aceder a essa exigência do Governo, já que não tem - nem de longe, nem de perto - meios financeiros que possam sustentar o projecto.

Ficou, assim, solenemente assinado, na presença do primeiro-ministro, José Sócrates, que a primeira parte da linha de Gondomar e a extensão a Santo Ovídeo avançavam de imediato. E que, para o resto, se iria fazer um grande concurso, até - o mais tardar - Junho de 2008. Concurso que incluiria a extensão à Trofa, uma linha que servisse Matosinhos Sul e a zona ocidental do Porto, a segunda parte de Gondomar, o prolongamento no concelho de Gaia e, eventualmente, uma outra ligação adicional entre o Porto e Matosinhos. Entretanto, ir-se-ia estudar a terceira fase, planeando, dessa forma, o futuro a tempo e horas.
Acordou-se, também»
[Jornal de Notícias]

Parecer:

Por Rui Rio.

PS: Este PSD é curioso, Manuela Ferreira Leite diz que não há dinheiro para obras e Rui Rio, um dos seus principais apoiantes, exige as suas obras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CRISE E OS PORTUGUESES

«Tirando um caso ou outro, a crise financeira internacional não tem excitado muito nem o jornalismo, nem a política portugueses. O espaço que lhe dão é pouco para o que seria de esperar; e a relevância também não é grande. O que, francamente, não espanta. Num país pobre, qualquer número com mais de três zeros não entra na cabeça de ninguém. E há ainda a ignorância do cidadão comum, que não percebe o que se passa, e a modéstia dos peritos, que, se percebem, acham melhor não dizer nada. A polémica, de resto ocasional, fica pela morte (ou pela "derrota") da "mão invisível" ou do "neoliberalismo" (que a maioria dos preopinantes ignora o que seja) e, naturalmente, pela "ganância" da "especulação". Enquanto os deixarem viver na sua miséria habitual, os portugueses respiram.

Respiram e vão pensando no que, verdadeiramente, interessa ao país. Na Assembleia da República, a esquerda e a direita tratam, com toda a seriedade, do casamento de homossexuais. Concordo inteiramente que a lei aprove o casamento de homossexuais. Mas, com o Ocidente à beira da falência, já para não falar de Portugal, essa não parece a prioridade do dia. Como também gosto muito de ouvir Manuel Alegre dissertar sobre a liberdade e de medir a distância exacta a que ele está da direcção do PS. Só que, por agora, preferia que ele falasse da queda da Bolsa, dos 12 mil milhões que já perderam os bancos ou do empréstimo da Caixa ao BPN. E, até, se nem ele, nem o Parlamento quiserem descer tão baixo, do "plano Paulson", do "plano" Brown, da unidade da "Europa" e da reunião dos G7.Admito que estas futilidades não entusiasmem os príncipes que nos governam. De qualquer maneira, talvez não fosse inútil imaginar como acabaria o país, se a recessão americana (hoje inevitável) durasse, por exemplo, meia dúzia anos; se a "Europa" se desintegrasse ou enfraquecesse; ou se a esquerda e a direita voltassem, por força da necessidade, às nacionalizações de 1975. Compreendo que estas coisas deprimem e que, pelo contrário, o casamento de homossexuais puxa muito mais pela parlapatice. Como as casas da câmara, o último episódio dos sarilhos de Santana, a ERC ou a cooperação entre o primeiro-ministro e o Presidente. Portugal continua numa tranquilidade etérea - enquanto a economia se começa pouco a pouco a desfazer e o caos se aproxima.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AUMENTA O RECURSO À PROSTITUIÇÃO

«Cada vez mais mulheres recorrem à prostituição como actividade de emergência para combater os problemas económicos. As equipas de rua das irmãs oblatas indicam ao DN que cerca de 15% das mulheres que se prostituem começaram a faze-lo no último ano e meio, depois de soar o alarme da crise. É aquilo que os técnicos no terreno apelidam de prostituição S.O.S.: mulheres entre os 35 e os 50 anos, de classe média-baixa, que vendem o seu corpo de forma esporádica para pagar as despesas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se são mulheres da classe média não deve ser para comer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

CAVACO QUER ESTABELECER A AGENDA POLÍTICA

«"A minha grande preocupação está nas consequências da crise financeira sobre a vida das empresas, a vida das famílias e sobre o emprego. É aí que devemos colocar toda a nossa atenção, é aí que se deve centrar a atenção da agenda política", afirmou Cavaco Silva, citado pela agência Lusa, numa mensagem claramente dirigida à actuação futura do Governo, em vésperas de apresentação do Orçamento do Estado (OE).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Começa a ser enjoativo este discurso de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Já sabemos.»

ROUBARAM O COMPUTADOR DA PROCURADORA DA "NOITE BRANCA"

«O roubo do computador portátil da procuradora Helena Fazenda, contendo informações do processo "Noite Branca", relativo à morte de empresários da noite do Porto, "não compromete as investigações", garantiu à Lusa, este domingo, fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em declarações à agência Lusa, fonte da PGR afirmou que "o furto do computador portátil não compromete em nada a segurança e a dinâmica da investigações em curso, não contendo informação coberta pelo segredo de justiça e que ponha em causa quaisquer intervenientes".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Uma procuradora muito descuidada...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à doutora que tenha mais cuidado.»

MINISTRO DESCONHECE BANCOS EM PERIGO

«O ministro das Finanças disse este domingo, no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, em Lisboa, desconhecer sinais de que algum banco português esteja menos estável, perante a crise financeira que está a levar à falência de várias instituições pelo mundo.
Teixeira dos Santos recusou-se, ainda, a comentar o eventual empréstimo de 200 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao Banco Português de Negócios (BPN). "Não me compete a mim comentar operações realizadas entre bancos", disse o ministro. »
[Jornal de Notícias]

Parecer:

Se tudo está bem porque motivo o governo anunciou que dava uma garantia de vinte mil milhões de euros à banca?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças.»

MADONA A PALIN: VOU DAR-TE UM PONTAPÉ NO TRASEIRO

«Madonna sigue de gira tras su exitoso paso por España, y también sigue haciendo gala de su fuerte personalidad. Fue durante su reciente concierto en Nueva York cuando la reina del pop hizo pública, de nuevo, su inclinación política con vistas a las próximas elecciones en EE UU el próximo 4 de noviembre.

Ante miles de seguidores, que la jaleaban en el Madison Square Garden, Madonna se soltó: "¿Sabéis quién tiene que salir de mi calle? ¡Sarah Palin!" (número dos de McCain, candidato republicano a la Casa Blanca).» [20 Minutos]

PACO, A DROGA DA CRISE

«Paco es una droga de bajo coste elaborada a partir de los residuos de la cocaína, parecida al crack, procesada con queroseno y ácido sulfúrico, que se suele consumir fumada en pipa o mezclada en un cigarrillo con marihuana (a esta última manera se la denomina "basuco").

Debido a su composición química es altamente tóxica y adictiva. Los adictos a esta droga son corrientemente denominados como muertos vivientes debido a su apariencia física. Su consumo se ha extendido sobre todo por países de Latinoamérica como Chile, Argentina (a partir de su año de recesión económica) o Uruguay. » [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES


  1. O "Xadrezismo" sugere o post "o mundo da mentira". Pela primeira vez identifico uma ligação a partir de um blog do Sol, o que só sucedeu por acaso, estas muitas outras referências não são identificadas pelo Google Blog Search. Foi graças ao "Xadrezismo" que dei com o vídeo acima, que explica com humor a crise financeira.
  2. O "Photomics" gostou da fotografia do Rabirruivo preto.
  3. O "Alcáçovas" gostou de saber dos tombos na bolsa portuguesa.
  4. "O Afilhado" e o "Fliscorno" sugerem o post "a disciplina (cobardia) partidária".
  5. "O Afilhado" escolheu O Jumento para "Blog Catita da Semana". Obrigado.
  6. "A Voz em Fuga" comenta um comentário d'O Jumento a propósito do casamento gay.
  7. O "Claro" destaca um comentário a propósito da crise financeira.
  8. O ">Câmara Corporativa" gostou da escolha para "jumento do dia".

RADIOGRAFIAS [Flickr]

DON'T VOTE [Link]

Uma campanha pelo voto nas eleições dos EUA.

STASAK

PINEDA