quinta-feira, outubro 16, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Grafitti, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Kham-Reuters]

« policeman stands guard in front of a court in Hanoi, Vietnam. Hanoi People's Court opened a trial against two former police officers for disclosing secrets while two journalists face charges of abuse of power in the same hearing, which is expected to last for two days.» [Washington Post]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Depois de ter inovado com a distribuição do OE numa pen drive que até o Magalhães conseguiria abrir, o ministro das Finanças tenciona voltar a inovar no próximo ano, o OE de 2010 será distribuído pela Planeta DeAgostini em edições semanais, em vez de distribuído em duas metades como sucedeu este ano.

JUMENTO DO DIA

Teixeira dos Santos, ministro das Finanças

Enfim, uma santanice orçamental.

PORTUGAL 0 - O ALBÂNIA

Os parabéns vão para os jogadores da Albânia, mereceram mais o empate do que as "vedetinhas" portuguesas a vitória. Uns entraram no campo para trabalhar, os outros para passear.

É caso para perguntar se a vaga de adjunto no Manchester United ainda está vaga.

A PEN ORÇAMENTAL

Os nossos ministros são uns deslumbrados com as tecnologias e como o primeiro-ministro não fala de outra coisa tudo lhes serve para dizerem que estão na vanguarda tecnológica. Já no tempo de Durão Barroso (como agora estão a gozar com a pen do Teixeira já se esqueceram) lembro da grande inovação tecnológica que foi a entrega do orçamento em CD. Agora foi a vez de Teixeira dos Santos descobrir as Pen Drive e, como não podia deixar de ser, lá foi entregar o orçamento numa pen, só que teve azar, alguém do gabinete meteu água e a pen transformou-se em anedota.

Não será difícil de adivinhar que o próximo orçamento será entregue numa Flash Drive ou, quem sabe, num disco HD em formato Blue Ray. Enfim, os nossos ministros são uns deslumbrados ,as sabem menos da cosia do que uma criança de seis anos, veremos se nenhum deles se lembra de trocar o nome da coisa por algo parecido.

O ERRO ESTRATÉGICO DO CAVAQUISMO

Com a crise financeira a agravar-se Manuela Ferreira Leite e depois Cavaco Silva manifestaram-se preocupados com os mais pobres, não sabiam que estavam a dar a Sócrates a oportunidade de propor um Orçamento de Estado que noutras circunstâncias seria acusado de eleitoralismo. Cavaco terá que aceitar a Manuela Ferreira Leite terá que encontrar outros argumentos para votar contra. É aquilo a que se chama tratar o cão com o pêlo do próprio cão, talvez por isso anda tanta gente preocupada com a pen do ministro das Finanças.

HIPOCRISIA ECONÓMICA

Defender a suspensão das obras públicas e criticar o Orçamento pelas fracas expectativas de crescimento é hipocrisia política. Mas isso pouco importa a Manuela Ferreira Leite.

IDEIAS EM TEMPO DE CRISE

«Já estou habituado a nunca ter lido nada do Prémio Nobel da Literatura quando ele é anunciado. Invulgar é ter lido neste Verão o último livro do Nobel da Economia.

The conscience of a liberal, de Paul Krugman (em português uma tradução seria "Uma consciência de esquerda"), é um ensaio sobre história política e as suas consequências económicas e sociais. A certa altura do seu livro, Krugman convida-nos a levar a sério algumas das políticas que F. D. Roosevelt seguiu para fazer face à Grande Depressão: "Enormes aumentos de impostos sobre os ricos, apoio a uma vasta expansão do poder dos sindicatos e um período de controlo dos salários para diminuir as diferenças entre extremos", entre outras. Não duvido de que para um leitor de direita esta seja uma visão do inferno. Para Krugman, aquelas medidas "igualitárias" foram as grandes responsáveis por uma sociedade preparada para crescer e dar conforto a milhões de pessoas nos anos 50 e 60.

O reverso da história é também conhecido. Em final dos anos 60, por razões que têm principalmente a ver com a história dos conflitos raciais nos EUA, os republicanos tomaram os bastiões brancos do Sul e passaram a dominar a política americana. Este domínio consolidou-se partir dos anos 80 com Reagan (e Thatcher na Europa) e com o tempo contaminou até o próprio centro-esquerda (a Terceira Via de Clinton e Blair foi a aceitação tácita deste predomínio, com algumas medidas periféricas de suavização). As consequências são as que temos agora: extremos de desigualdade e pobreza, menos mobilidade social e uma sociedade fragilizada perante as crises.

O apogeu da crença no mercado omnisciente e omnipresente levou Krugman a escrever isto há dois anos: "O modo de vida dos americanos é agora vender casas uns aos outros, com dinheiro emprestado pelos chineses." Estava correcto e o veredicto soou nas últimas semanas: passámos à beira da catástrofe e para evitar o pior vamos gastar muito do dinheiro que antes nos diziam que não tínhamos para a educação, a saúde ou os transportes públicos.

Um aspecto interessante da carreira de Krugman, para nós portugueses, é o facto de ele ser um observador à distância do nosso país desde que aqui trabalhou em 1976. Já como economista célebre e colunista no New York Times, foi entrevistado em 2004 pelo Semanário Económico e sugeriu que o nosso investimento público se deveria centrar na educação e, em menor medida, nas infra-estruturas. Especialmente interessante para mim, como imagina quem costuma ler esta coluna, foi esta sugestão de política urbana: "Promover a identidade cultural e económica de uma cidade ajuda se se conseguir vender a cidade como um bom sítio para viver e visitar, tornando-a num bom local para fazer turismo, mas também para localizar um negócio."

A esquerda e o centro-esquerda estão mais próximos agora do que alguma vez estiveram nas últimas décadas. Ambos preconizam hoje um reformismo social em torno do combate às desigualdades, aposta na educação e na mobilidade social, defesa da qualidade de vida em meio urbano, apoio às energias renováveis e regulação do mercado. Pode parecer pouco, mas já é mais do que suficiente para nos dar trabalho no próximo par de décadas.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SANTANA LOPES APROVADO PARA CANDIDATO A LISBOA

«A distrital do PSD de Lisboa aprovou terça-feira à noite a candidatura de Pedro Santana Lopes à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de 2009.

Numa reunião em que participaram 33 membros da comissão, a candidatura do ex-autarca de Lisboa foi aprovada por 29 votos a favor, dois contra e outros tantos nulos.» [Correio da Manhã]

Se na distrital parece que está tudo bem, na liderança do PSD Manuela Ferreira Leite ficou com Santana dentro do sapato:

«O tema Pedro Santana Lopes estava na agenda da reunião de ontem da Comissão Política do PSD, mas acabou por ser retirado. A decisão de Manuela Ferreira Leite de adiar uma posição sobre a candidatura à Câmara de Lisboa foi tomada depois da contestação ao nome de Pedro Santana Lopes ter alastrado entre os seus mais indefectíveis apoiantes.

Ontem, foi Pacheco Pereira que, num gesto inédito, veio criticar uma opção da líder. Em declarações ao Público, o mais extremoso dos "ferreiristas" classificou a escolha de Santana como "um péssimo sinal" e afirmou ter, sobre este assunto, "uma opinião profundamente negativa". Mais pormenores estão re- servados para amanhã, quando Pacheco Pereira falar do assunto na Quadratura do Círculo, o programa semanal da SIC Notícias em que é comentador permanente (ao lado de António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e Lobo Xavier, do CDS).» [Diário de Notícias]

Mas o líder do PSD-Lisboa diz que Manuela Ferreira Leite já aceitou o nome de Santana:

«"Tive informação de quem de direito que o nome de Santana Lopes tinha sido aceite. Há questões que cabe agora à líder do partido anunciar". Foi nestes termos que o líder do PSD/Lisboa, Carlos Carreiras, veio hoje comprometer, publicamente, a presidente do partido na decisão de avançar com a candidatura de Santana Lopes para a Câmara de Lisboa.» [Expresso]

Parecer:

Mais um erro de Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao JPP se vai virar o símbolo do PSD de cabeça para baixo ou se é ele que vai passar a andar nessa posição.»

AUMENTA O IRS

«Aumentos salariais acima dos 2,5% vai resultar em mais imposto a pagar por muitos contribuintes, em sede de IRS. As razões são duas. A primeira é que o Governo sinalizou aumentos salariais acima da actualização dos escalões de imposto; a segunda razão relaciona-se com as deduções à colecta do imposto, no actual figurino do IRS, sem as chamadas "medidas anticíclicas".

A maioria das deduções à colecta são actualizadas acima da inflação, mas há "descontos" que são mantidos, o que, por si só, determinam o agravamento de imposto. É que, como se deduz menos despesa no IRS, isto resulta, na prática, num aumento de imposto a pagar. Estão neste caso as deduções associadas a imóveis, em que são mantidas os juros, amortizações e rendas pagas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este ministro das Finanças é um espertalhão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Analise-se o OE.»

OBRIGADINHO

«O Governo vai propor aos sindicatos uma actualização dos salários dos cerca de 700 mil funcionários públicos de 2,9%, anunciou ontem o ministro das Finanças, durante a apresentação das linhas gerais do Orçamento do Estado. Esta é a proposta mais generosa desde 2001 e é natural que o valor ainda seja reforçado durante as negociações sindicais, sobretudo tendo em conta que o próximo ano será marcado pelas eleições legislativas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O Governo cortou no rendimento dos funcionários durante três anos para se armar em generoso em ano de eleições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se a esperteza saloia ao ministro das Finanças.»

ANTÓNIO COSTA TEM SIDO UM "BOM" SENHORIO

«Tendo em conta a proporção entre o número de habitações atribuídas e os dias de governação, constata-se que tanto Santana como Costa deram uma casa a cada seis dias. Em 440 dias de governação (desde 1 de Agosto de 2007 até hoje) o executivo de António Costa foi responsável pela atribuição de 69 fogos. Número só superado, à proporção, pela equipa de Pedro Santana Lopes, que em 920 dias forneceu 155 habitações. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que agora as rendas deixaram de ser escandalosamente baixas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se.»

UMA MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES SÓ PARA ANIMAR O AMBIENTE?

«Mário Nogueira sublinhou que a manifestação hoje convocada "não será comparável à de Março", que mobilizou cerca de 100 mil professores, porque não é esse o objectivo: "Março foi o culminar da luta do anterior ano lectivo. Esta servirá para reaquecer os motores e como um factor de pressão para exigir a possível alteração da legislação" da colocação de professores, explicou.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Estas declarações de Mário Nogueira, o homem do CC do PCP, são ridículas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se se os manifestantes são mesmo professores.»

SÓCRATES RESPONDE A FERREIRA LEITE

«O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, que a principal preocupação do Governo é que Portugal «não entre em recessão», como aconteceu no «ano de 2003», quando a actual líder do PSD era ministra das Finanças, noticia a Lusa.

José Sócrates, que falava à margem de uma cimeira de líderes da União Europeia, respondia às inquietações manifestadas por Manuela Ferreira Leite, que se disse «preocupada» com a previsão de crescimento contida na proposta de Orçamento de Estado do Governo para 2009, de 0,6 por cento. » [Portugal Diário]

Parecer:

A ex-ministra ajeitou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a MFL que quem não quer ser urso não lhe veste a pele.»

MFL DIZ QUE NO PSD FALAM TODOS

«A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, refutou hoje em Bruxelas críticas de quem a acusa de se remeter demasiadas vezes ao silêncio, sustentando que “o partido é uma equipa e nessa equipa não deve apenas falar o presidente”.“Aquilo que interessa é que o PSD fale e mostre a sua posição sempre que possível e sempre que necessário, e nesse aspecto ninguém é capaz de sugerir sequer um único tema sobre o qual o PSD não se tenha pronunciado”, declarou.» [Público]

Parecer:

Isto não é mais do que JPP disse que ia na Quadratura do Círculo que seria a nova estratégia de comunicação do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL porque razão não falam?»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Da Literatura" foi ao blogómetro.
  2. O "Não há mal que não se cure" e o "Notícias d'Aldeia" ficaram a saber da promoção a assessora da secretária do ministro dos Negócios Estrangeiros.
  3. O "Café Margoso" andou à pesca de imagens.
  4. O "PS Lumiar" destaca o post "a líder política subprime".

RAFAEL ZAPATA

MUSEUM OF COMMUNISM