terça-feira, fevereiro 02, 2021

JUMENTO DO DIA

 


   
Eduardo Cabrita, ministro da AI à prova de bala e de demissão

Ao contrário do que seria de esperar nai vou sugerir a demissão de Eduardo Cabrita, não porque consideremos que desta vez o homem tenha cometido algo de grave que mereça a condenação política, já que a contratação da ex-diretora do SEF é lago do domínio da estupidez esse em Portugal considerarmos a estupidez um motivo de demissão, teremos de devolver Portugal aos Filipes, neste caso ao Filipe VI. 

Já se percebeu que Eduardo Cabrita é à prova de demissão, a sua posição governamental é tão firme e hirta que ainda vamos ver o Ventura tomar posse como primeiro-ministro e o Cabrita recite na Administração Interna. Além disso, com António Costa a ética republicana é o Código Penal e em vez de debate político deve haver debate instrutório nos termos do Código de Processo Penal. 

Isto começa a ser ridículo demais paria ser verdade, a senhor “ofereceu-se” para ser demitida e assim salvar o ministro. Meia dúzia de dias depois os ministro recompensa-a, convencido de que os portugueses são lorpas e nem vão reparar. É preciso ser muito estúpido. 


«Aex-diretora nacional do SEF, Cristina Gatões, demitida a 9 de dezembro passado, seis dias antes da audição no Parlamento onde iria responder sobre a sua atuação no caso do homicídio de Ihor Homeniuk, foi chamada pelo seu sucessor no cargo, tenente-general Botelho Miguel, para o assessorar e para integrar um grupo de trabalho que vai reestruturar os vistos gold.

Num despacho interno de 28 de janeiro, a que o DN teve acesso, o ex-comandante-geral da GNR - que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, escolheu para liderar a reestruturação do SEF - nomeia Cristina Gatões para integrar um grupo de trabalho que "vai analisar soluções que assegurem maior eficácia e eficiência no âmbito da permanência em Portugal dos titulares de residência para atividade de investimento".» [DN]