quinta-feira, fevereiro 04, 2021

UM ARTISTA PORTUGUÊS

Sem culpa nenhuma o governo está a passar um mau bocado por causa do oportunismo de gente menor do aparelho social e aos oportunistas desse buraco negro que é a famosa “economia social”, um mundo de virtudes e de gente com lugar garantido no céu. E se os bois ou os bondosos são com muita frequência exemplares menos recomendáveis, quando se misturam, como vimos em Reguengos, transformam-se em velhacos refinados. 

António Costa ou a ministra da Saúde têm responsabilidades? É evidente que têm, deviam ter-se lembrado de António Guterres e declarado bem alto “no vaccines for de bois”. Era certo e sabido que sem qualquer vigilância a campanha de vacinação se poderia transformar num imenso regabofe. 

Infelizmente não só houve o devido cuidado como quando se tornou público o primeiro caso, o do autarca de Montemor, em vez de ter havido uma reação isenta e dura, assistimos a um secretário de Estado da Saúde tentar dar cobertura ao seu colega de partido. Foi preciso o governo ver a informação inundada de casos sucessivos, alguns, como o das vacinas ao pessoal da pastelaria do Porto, a roçar o ridículo. 

Quem foi o responsável por tudo isto? Foi quem avisado para os riscos de fraude pela OMS andou a distribuir vacinas como distribui papo-secos, o país gastou fortunas com grandes escoltas armadas, receando que algum gangue roubasse as vacinas para vender as seringas no “Casal Ventoso”,esquecendo que nestes casos os ladrões são outros. 

O responsável da task force nem se preveniu nem deu as instruções mais elementares, o que fazer às vacinas que sobrassem, foi preciso ver o governo que o nomeou estar a ser queimado na praça pública, por causa da sua incompetência para ser ultrapassado pela DGS, que deu as instruções que ele se esqueceu de dar. 

Era mais do que óbvio que o homem tinha sido um erro de casting e que foi mais eficaz para conseguir apoios para o CHEGA do que a campanha do Ventura nas presidenciais, talvez por isso tenha misturado política partidária com discursos institucionais, numa tentativa de conseguir apoios na guerra de barricadas com o CHEGA. 

Um caso menor e pouco grave no Hospital da Cruz Vermelha, a que ele preside designado pela Santa Casa, permitiu-lhe sair por cima. Com uma jogada manhosa fez uma limpeza na direção clínica do hospital e saiu por cima, sendo agora apresentado como exemplo de dignidade, obviamente colocou o lugar à disposição e, como se esperava, em poucos minutos foi mantido no lugar. Com esta jogada saiu airosamente, lavou a incompetência e deixou o governo à beira de uma crise. 

Enfim, um artista português. O primeiro-ministro e a ministra que confiaram na sua competência levam bordoada na opinião pública e o responsável por isto tudo, não assumiu as responsabilidades pela sua competência e sai como modelo de dignidade, por causa de uma única vacina ministrada a uma médica. Não teria sido mais digno se tivesse pedido a demissão por causa das vacinas ministradas na pastelaria ou ao autarca de Reguengos?

PS: Curiosamente, o BE que costuma ser muito lesto a pedir demissões, desta vez deu umas cambalhotas oratórias, mas não pediu a demissão do responsável.