segunda-feira, dezembro 24, 2007

As prendas de Natal d'O Jumento

Não consigo ultrapassar o dia de Natal sem ter um gesto para com algumas personalidades que ao longo do ano despertaram a minha generosidade: Aqui ficam algumas das minhas escolhas:

DIRETORA DA DREN Sempre que penso na directora da DREN imagino-a vestida de látex e a chicotear o professor Charrua, imagino este a suplicar “mais um processo” sempre que sente mais uma chicotada no traseiro ou a pedir para ser suspenso quando a directora de pontapeia onde mais dói.

LUÍS FILIPE MENEZES Político que se preze tem um cantinho devidamente decorado com fotografias simbólicas, normalmente uma onde as crianças e a esposa ficaram bem, e algumas que mostrem a dimensão internacional da personalidade, com Bush, com o Papa, com um qualquer galardoado com o Nobel. Não sei se a empresa de comunicação que está a esforçar-se para que Menezes consiga enganar os eleitores melhor do que Sócrates já o aconselhou a preparar esse cantinho e a seleccionar as fotografias da praxe, mas ofereço-lhe desde já uma imagem da Carla Bruni devidamente emoldurada.

Se Menezes quer ser como Sarkozi esta imagem é imprescindível é tem mais efeito do que uma a mostrar um aperto de mão ao Cherne. Como Menezes não se pode candidatar ao Eliseu proque não é francês a única forma de imitar Sarkozi é convencer a top model a mudar-se para duas assoalhadas de Gaia.

MÁRIO LINO Se por qualquer motivo Mário Lino tiver que fazer deslocações à margem sul de pouco lhe servirá o GPS que Sócrates lhe ofereceu, o que le vai mesmo precisar é de um camelo. O problema vai ser saber qual dos dois vai em cima na cela, mas isso resolve-se facilmente, jogam uma moeda ao ar e se o Teixeira dos Santos não andar por perto decidem quem sobe e qual o que faz de camelo.

PAULO PORTAS Ainda que não se espere que Paulo portas regresse ao governo nos próximos tempos (cruzes canhoto!) é certo que o re-líder do CDS vai continuar a fotocopiar documentos a bom ritmo. Uma fotocopiadora far-lhe-á muito jeito. Como bónus ofereço-lhe também a menina que tira as fotocópias, fazendo votos que lhes dê bom uso.

JARDIM GONÇALVES As trafulhices no Millennium foram tantas que de banqueiro de sucesso Jardim Gonçalves arrisca-se a ir para sacristão do EPL o que de um ponto de vista cristão nem pode ser considerado grande pena, a reclusão permitir-lhe-ia uma maior entrega ao Criador. Para a hipótese de tal suceder ofereço-lhe um cilício para que ao castigo dos homens junte a flagelação do corpo, purificando-os dos duzentos milhões de euros de prejuízos manhosos que o banco terá sofrido.

JOSÉ SÓCRATES O primeiro-ministro deve levar a sério a ameaça que Luís Filipe Menezes lhe fez de não o deixar dormir em 1998, a única coisa que Menezes consegue mesmo fazer, ainda por cima ajudado por Santana Lopes, é barulho. Para que Sócrates consiga dormir descansado, incluindo os dias em que Menezes descer a Lisboa, vou oferecer-lhe uma máscara para que possa ter um sono tranquilo. Até porque se Sócrates já nos trama a vida com oito horas de sono, o que seria de nós se estivesse todo o tempo acordado.

PEDRO SANTANA LOPES A melhor versão de Santana Lopes que até agora conhecemos foi quando andou por aí, até porque sem as suas intervenções os portugueses já estavam a levar a política mais a sério. Com a gasolina a custar os olhos da cara a melhor solução para andar por aí usar uma bicicleta, sempre é mais batata e consome menos do que o Audi que comprou quando era presidente da CML. Vou oferecer-lhe uma.

ALBERTO JOÃO JARDIM Esta foi uma das prendas mais fáceis de escolher.

MARIA DE LURDES RODRIGUES A ministra de Educação descobriu que quanto mais se batesse nos professores melhores seriam os resultados do ensino e o seu sucesso à frente do ministério. Não quero que a ministra estrague as unhas e vou oferecer-lhe um instrumento indispensável para o trabalho de concepção das políticas do sector.

MANUEL PINHO Desde que regressou da China, onde teve a oportunidade de informar os líderes do PC chinês que os nossos trabalhadores não só são mal pagos como são mais mansos do que os asiáticos, o ministro da Economia deixou de se ver. Confesso que estou com saudades do homem, vou oferecer-lhe um banquinho para que se encavalite nele e apareça mais vezes. As rodinhas poderão ser úteis se Sócrates quiser fazer uso delas.

BOYS Não quero que os boys deste país esgotem a sua capacidade por rotura nos stocks de matérias-primas. Paa todos eles vai uma embalagem de Collonil