domingo, dezembro 23, 2007

Semanada

Levantamento de rancho no Ministério Público

Nos últimos dois anos o Ministério Público tem sido notícia pelos piores motivos, estando no centro de lutas que usando os argumentos da eficácia e da independência da justiça têm mais que ver com interesses corporativos do que com o seu estatuto. O culminar desta situação foi o levantamento de rancho dos procuradores do norte no processo dos homicídios da noite do Porto.

No meio desta confusão temos um Procurador-Geral que não sabe bem o que fazer, nem neste processo nem em todos os outros em que se tem envolvido ou mesmo protagonizado através de entrevistas disparatadas. Na mesma semana em que enfrentou a rebelião do Porto recebeu Joe Berardo, com esta visita culminou um processo com uma inexplicável visita de Paulo Teixeira Pinto, quando este era presidente do BCP, o banco envolvido na Operação Furacão e que agora é ele próprio o olho de um furacão que abala o sistema financeiro português.

De adivinho a despertador Roskof

Luís Filipe Menezes deve estar a dar por bem empregues os trinta mil euros que paga a um consultor de imagem que prometeu transformar o líder do PSD, bastando para isso substituir o rótulo de vinho de mesa por o de um vintage armazenado nas adegas de Gaia.

Cada semana que passa inventa uma frase bombástica, se na semana passada anunciou que o governo enfrentaria uma crise em 2008, o recado ter-lhe-á sido dado pelos deuses, esta semana anunciou que o ele seria um despertador Roskof, que Sócrates não iria conseguir dormir. Talvez por estarmos na época de Natal Menezs brindou-nos com mais um disparate, numa entrevista ao Expresso disse que queria ser como Sarkozi. Resta saber se Menezes tem francês que baste para levar Carla Bruna à certa.

O fim do que resta do estalinismo

Enquanto o nosso PC ainda sonha que uma Europa que já não existe os europeus do Leste viram acabar as fronteiras físicas, ao mesmo tempo que um dos antigos países do leste, a Hungria foi o primeiro Estado da EU a ratificar o Tratado. A última semana da presidência portuguesa da EU fica definitivamente na história da construção europeia.

Overdose de propaganda da ASAE

Depois de ter usado a propaganda a torto e a direito a ASAE acabou por ser vítima de uma overdose da sua própria propaganda, os portugueses já obrigam as crianças a lavarem as mãos antes das refeições ameaçando com a vinda de uma Agente da ASAE, encapuçado e apoiado por um pelotão dos GOE. Como era de esperar o uso abusivo da propaganda por amadores virou-se contra a ASAE, obrigando-a a emitir um comunicado desmentindo novas regras. Algo está muito errado quando os portugueses falam mais da ASAE do que os franceses da Carla Bruni.

Banco ou associação de malfeitores

Ainda não foram instalados no Estabelecimento Prisional de Lisboa mas os administradores do BCP já estão inibidos de voltarem a integrar uma administração de um banco que foi transformado num modelo de virtudes pela Opus Dei, mas acaba por dar a imagem de uma associação de malfeitores. Vigarices internas, accionistas enganados, operações fraudulentas para obterem reembolsos indevidos do IVA e ainda por se saber o envolvmento nas vigarices da Operação Furacão, o BCP começa a parecer mais uma associação de malfeitores do que uma instituição financeira.

Portas esqueceu-se da manutenção dos submarinos

No meio de todas as fotocópias que Portas levou não estava a do contrato de manutenção dos submarinos que comprou à Alemanha porque não o fez. Está-se mesmo a ver que Portas sonhavam com mais uma legislatura.