terça-feira, setembro 18, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Óbidos

IMAGEM DO DIA

[Tobias Schwarz / Reuters]

«Sombras veloces. Las atletas se preparan para la carrera de los 100 metros en un encuentro internacional en el estadio olímpico de Berlín.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Um pouco atrasado

O Procurador-Geral da República esperou pela publicação do Código do Processo Penal para manifestar preocupações a propósito de alguns prazos na investigação de determinados crimes, designadamente os crimes económicos. É normal que o PGR se preocupe com a eficácia da lei e procure ajustá-la.

O que não é anormal, nem aceitável no quadro da separação de poderes, ter esperado pela publicação do código para se juntar ao coro corporativo que se ouve por aí. Certamente que o PGR foi ouvido e que teve a oportunidade de dar a sua opinião, se assim não fez o que agora sugere são favas depois de almoço.

SÓCRATES ESTÁ PREOCUPADO COM O "MIDDLE WEST" [SIC]

Ao ler o relato da conversa entre George Bush e José Sócrates na página da Casa Branca fico a saber que o primeiro-ministro está muito preocupado com o problema do "Middle West" a que o relator teve o cuidado de acrescentar (sic):

«PRIME MINISTER SÓCRATES: Thank you, Mr. President. It was a very sympathetic conversation with you. And thank you for the invitation and the opportunity to present to you what are the priorities for Europe in the months ahead. In particular, we had the opportunity to discuss the transatlantic relation, and importance to Europe on the relation with the United States. As a matter of fact, I don't see any strategic question for the world that don't demand, require the most -- better relations with Europe and United States.

And thank you also for the opportunity to discuss some of our more delicate matters in the international agenda, mainly the question of Kosovo and the Middle West [sic] problem. I had the opportunity to tell the President how Europe can see with good (inaudible) the declaration on Middle East of President Bush, the nomination of Tony Blair. And we are feeling that the peace process is moving, and it's very good for Middle East, of course, for Europe, and for the world.»

Pelos vistos Sócrates deve ter tido tantas aulas de inglês para geógrafos como as que assistiu a inglês técnico na Universidade Independente, só assim se entende a preocupação com o Middle West, ou seja, com o problema de alguns estados norte-americanos que ficam entre os Apalaches, as Montanhas Rochosas e o Rio Ohio:

«also called Midwest, or North Central States, region, northern and central United States, lying midway between the Appalachian and Rocky mountains and north of the Ohio River and the 37th parallel. The Middle West, as defined by the federal government, comprises the states of Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, North Dakota, Ohio, South Dakota, and Wisconsin. Actually composed of…» [Enciclopédia Britânica]

QUANTOS CRIMINOSOS JÁ FORAM LIBERTADOS?

Agora que magistrados e polícias andam tão preocupados com os criminosos que foram libertados pelo novo Código do Processo para fazerem perigar a paz social, seria interessante que os mesmos polícias e magistrados nos contassem quantos criminosos estão em liberdade por crimes não resolvidos ou os que não foram condenados devido a falhanços da justiça.

São muitos mais do que os quatro ou cinco de que tanto se fala e beneficiam de muito mais liberdade do que aqueles que agora são libertados, na maior parte dos casos temporariamente e até que haja um julgamento que os condene, que a acreditar nas estatísticas da justiça não acontecerá a uma boa parte deles.

De Marcelo já toda a gente sabe que fala com objectivos políticos e partidários. Será que muitos do que têm vindo a lançar o pânico falam com isenção, ou estarão também a prosseguir objectivos político-partidários?

A SOMBRA DE 2009

«Em Agosto passado, enquanto os jornais se ocupavam de temas como a carreira profissional de uma directora de um museu, a assembleia geral de um banco e um milheiral, o Estado português editou uma publicação gratuita, com periodicidade anual e 55 páginas a duas colunas, intitulada "Grandes Opções do Plano". O documento proporciona uma leitura bem mais interessante do que se imagina, especialmente na medida em que nos ajuda a compreender o esquema mental dos nossos responsáveis governativos, aquilo que foi feito na primeira metade do mandato e, crucialmente, o ficou por fazer.

Em muitas áreas da governação, a maior parte dos primeiros dois anos e meio parece ter sido consumida a conceber "planos" para os dois anos seguintes. São, se não estou em erro, 48 "planos" oficiais, a que temos de adicionar uma multidão de "estratégias", "programas" e "projectos", desde o PEAASAR ao ENEAPAI, passando pelo PADT e o PAIDPI (não temos, manifestamente, jeito para os acrónimos). Na segurança interna, para além da aquisição de coletes, viaturas e pistolas, o resto do tempo foi quase exclusivamente ocupado a "desenvolver", "reformular", "organizar" e "estruturar" sistemas, "projectar" políticas e definir "modelos". Na política de imigração, para além do alargamento do abono de família aos filhos dos imigrantes com autorização de residência, só em 2008 veremos "um ano de forte implementação da dinâmica de mudança estabelecida no Plano para a Integração dos Imigrantes", seja lá o que isso queira dizer. Na política ambiental, a comparação entre medidas concretas (como a gestão de resíduos) e os planos, estratégias, programas e projectos concebidos é claramente desfavorável às primeiras. E o mesmo pode ser dito em relação a várias outras áreas da governação.» [Público assinantes]

Parecer:

Pedro Magalhães teve paciência para ler as Grandes Opções do Plano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A GENTE FINA DA TROPA

«Cinco funcionários da Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED), entre os quais o director-geral, vice-almirante Carlos Viegas Filipe, pernoitaram entre 27 de Março e 21 de Setembro de 2006 em hotéis de quatro e cinco estrelas em seis viagens a Bruxelas (Bélgica), Haia (Holanda) e Kiel (Alemanha). Como a lei determina que as pernoitas em hotéis de categoria superior a três estrelas necessitam de autorização da tutela, o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, que “desconhece em absoluto a situação”, já ordenou à Inspecção-Geral de Defesa Nacional (IGDN) uma investigação para “esclarecer cabalmente” o caso.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Compreende-se que um filho da escola com as divisas de vice-almirante não queira dormir em qualquer hotel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Forneça-se uma tenda de campanha ao vice-almirante.»

LÁ SE VAI O DOGMA DO NORTE DESPORTIVO

«Não há, em nenhum país da União Europeia a Quinze, uma única região com menor capacidade para criar riqueza do que o Centro e o Norte de Portugal e, logo a seguir, o Algarve e os Açores. Nem sequer as regiões gregas, com quem Portugal se vinha a comparar nos últimos anos. Os dados datam de 2004 (os últimos disponíveis), mas a disparidade deverá ser hoje ainda maior, já que Portugal tem crescido abaixo da média europeia. E, nos próximos anos, o desenrolar de acontecimentos deverá deixar o país ainda mais longe dos parceiros europeus, já que aproveitará menos as políticas de coesão comunitárias do que, por exemplo, a Grécia, indicam estimativas preliminares da Comissão Europeia.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Digamos que quase todo o país é pouco produtivo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifiquem-se os dados do estudo.»

O HOMICIDA DE SANTA COMBA VAI SER LIBERTADO

«Reina a confusão na interpretação dos novos códigos, depois da sua entrada em vigor. Carlos Anjos, da associação sindical de investigadores da PJ, referiu que o Cabo Costa - condenado a 25 anos pelo homicídio de três raparigas, em Santa Comba Dão - será libertado daqui a três meses, prazo em que se esgotarão os 18 meses estipulados pela nova lei para manter alguém em prisão preventiva sem que a sentença transite em julgado. Mas o novo código também refere que em casos de "crime punível com pena de prisão de máximo superior a oito anos", esse prazo é elevado paras oito anos. Parece ser o caso do Cabo Costa, uma vez que mesmo o homicídio simples é punível com pena de oito a 16 anos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que o que alguns andam por aí a lançar o alarme ou não leram o novo código ou perseguem outros objectivos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Carlos Anjos se já leu o novo código.»

CONCLUSÃO IDIOTA

«Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, defende a perspectiva de que o aumento do número de alunos candidatos e colocados nas faculdades revela uma descida do abandono escolar. Os resultados das candidaturas, desta primeira fase, às universidade e Politécnicos, revelam um aumento de 20% de alunos em comparação como ano de 2006, como ontem noticiou o JN.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este Mariano Gago lembra-me o cientista que concluiu que uma mosca sem asas fica surda pois não voa quando se faz barulho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao ministro que explique bem a sua brilhante conclusão.»

IRÃO: FRANÇA PREPARA-SE PARA UMA GUERRA

«A França tem de estar preparada para a guerra. A frase é do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, que, em entrevista ao canal de notícias LCI, disse que o programa nuclear iraniano é o principal tema de desacordo entre a comunidade internacional e Teerão e a maior crise que o mundo enfrenta. Kouchner acrescentou que deu luz branca aos militares para preparar um eventual conflito.

Para já, o ministro francês defende que as sanções sobre o Irão devem endurecer e a França e Alemanha estão a preparar novas medidas, fora do quadro já determinado pelas Nações Unidas. Para esta sexta-feira está prevista uma reunião entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, para discutir este eventual reforço das sanções.» [Portugal Diário]

Parecer:

Entre as ameaças diplomáticas e a realidade há uma distância difícil de medir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MAIS UMA SESSÃO DE JOGGING

«Hoje de manhã, às oito horas - meio--dia em Lisboa - José Sócrates vai fazer o seu jogging habitual no mall de Washington, capital dos EUA. Vai correr junto aos memoriais e ao grande lago que se conhece das fotografias, com o Capitólio em frente. Assim, o primeiro-ministro vai aliviar o stress. Chegou ontem cerca das 14.00 locais aos EUA depois de uma semana desgastante. A deslocação, sexta-feira, à Ucrânia e à Polónia, para tentar desbloquear as questões do tratado, e a abertura, sábado, do Fórum Novas Fronteiras, não lhe permitiram parar. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que Sócrates colecciona fotos do seu jogging matinal em todos os países onde vai.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se sugestões de locais interessantes para Sócrates fazer o seu jogging matinal.»

VENEZA PROÍBE QUE SE ATIRE ARROZ OS RECÉM CASADOS

«A partir de ahora las bodas que se celebren en Venecia deberán prescindir de la tradicional lluvia de arroz. Así lo ha decidido su ayuntamiento, que tiene previsto emitir un bando no solo para prohibir esta costumbre, sino también para vetar la venta de grano en toda la ciudad.

Con esta decisión se pretende combatir la superpoblación de palomas, la cual está causando graves daños en el patrimonio artístico de la ciudad.» [2o Minutos]

ALAN GREENSPAN ACUSA BUSH DE TER INVADIDO O IRAQUE PELO PETRÓLEO

«El ex presidente de la Reserva Federal (Fed) de Estados Unidos , Alan Greenspan, asegura en sus memorias, que se publican hoy lunes, que su país invadió Irak en marzo de 2003 por su petróleo, y no por librar al pueblo iraquí del dictador Husein.

En 'La era de la turbulencia: Aventuras en un mundo nuevo' , un libro de unas 500 páginas, Alan Greenspan ataca los motivos de la guerra y asegura que EEUU y Gran Bretaña "estaban preocupadas por la violencia en un área (del mundo) que alberga un recurso indispensable para el funcionamiento de la economía mundial".» [20 Minutos]

MÉDICOS BRITÂNICOS VÃO DEIXAR DE USAR A BATA BRANCA TRADICIONAL

«Los médicos y enfermeros de Reino Unido dejarán de lucir la tradicional bata blanca a partir de enero próximo porque los puños de estas prendas se ensucian demasiado a menudo y acarrean infecciones. En su lugar llevarán otras de mangas hasta los codos y delantales de plástico. Así lo establece un código que regula la forma de vestir en los hospitales aprobado hoy por el Gobierno británico. También queda prohibido el uso de joyas, relojes o corbata.

El nuevo código de vestir persigue evitar la propagación de infecciones localizas en instituciones médicas. La clostridium difficile es una bacteria que desarrolla una especie de reacción a antibióticos usados contra diversas enfermedades y la MRSA ha demostrado su creciente resistencia a muchos de los antibióticos utilizados comúnmente para tratar infecciones bacterianas.» [El Pais]

KIEV: PRESO POR URINAR NUM URINOL EM EXIBIÇÃO NUMA EXPOSIÇÃO

«Vassiliy Kovalchuk, de 48 años, confundió una de las obras expuestas con un baño, y orinó en uno de los modelos que se mostraban. El próximo servicio que usó fue el de la comisaría de policía a donde llegó tras las denuncias de los vigilantes de la muestra.» [20 Minutos]

SINGAPURA VAI LEGALIZAR O SEXO ORAL E ANAL, MAS...

«El sexo oral y el sexo anal estarán permitidos en Singapur, siempre y cuando sea consentido, en privado y entre dos adultos heterosexuales, según anunció el parlamento del país asiático.

Se legalizarán así ambas prácticas en una de las mayores remodelaciones del código penal en los últimos 22 años, que eliminará la prohibición del "acto carnal en contra de orden natural" que figuraba hasta ahora.» [20 Minutos]

O ÚLTIMO POST DE UM BLOGGER ASSASINADO

«El blog de Simon es una bitácora personal como las hay a millones. Simon tenía diecinueve años, era hijo de un padre chino y una madre americana, le gustaba la computación, el tenis y el estudio de los idiomas. Escribía casi todos los días en su blog; los textos eran cortos y lo leían unos pocos amigos. Su penúltimo post tuvo 10 comentarios. El último, en cambio, el famoso post-mortem, está a punto de alcanzar los 3.000 mensajes de lectores. La gente ha leído la noticia en la prensa y ha ido a escribirle cosas al muerto. Su bitácora se ha convertido en un velatorio permanente, en un altar con flores y velas encendidas, como los que se ponen en las carreteras, justo en el sitio del choque frontal.» [Orsai]

«Today I missed my Japanese class again, since I have gotten a bad throat. I only went to the class once this week, so I am probably so far behind now. I will catch up in the summer tho so no worries hehe. Anyway today has been weird, at 3 some guy ringed the bell. I went down and recognized it was my sister's former boyfriend. He told me he wants to get his fishing poles back. I told him to wait downstair while I get them for him. While I was searching them, he is already in the house. He is still here right now, smoking, walking all around the house with his shoes on which btw I just washed the floor 2 days ago! Hopefully he will leave soon, oh yeah working on the jap report as we speak!» [ToTo247's Xanga Site]

FORÇA AÉREA DOS EUA FAZ EXPERIÊNCIAS CRUÉIS COM PORCOS

PAREDES PINTADAS [imagens]

GRAFFITIS EM SARJETAS [imagens]

GIEDRIUS VARNAS

IGOR VOLDIN

ROMAN SH

SEMA SEMAS

TKACHENKO ROMAN

TELESCÓPIO IMPROVISADO SUPERA O HUBBLE

«La imagen de la derecha corresponde al telescopio “rústico”, y la de la izquierda al super telescopio Hubble. Como se puede apreciar los resultados son bastante sorprendentes, incluso para los propios científicos que no esperaban una mejora tan evidente.

Craig Mackay, jefe del equipo de investigadores aseguró que “Hemos conseguido obtener el doble de resolución que Hubble.” [The Inquirer]

La atmósfera limita significativamente la claridad de las imágenes tomadas desde telescopios terrestres, de ahí que Hubble este ubicado en el espacio.Para solucionar esto los científicos incorporaron una cámara de muy alta velocidad -20 imágenes por segundo- y utilizaron una técnica que los astrónomos aficionados llevan utilizando durante mucho tiempo, usar la óptica para corregir parte de esta distorsión de la atmósfera.»

CINTO DE CASTIDADE MASCULINO [Link]

NÃO IRRITEM O HOMEM DA ESCAVADORA

IRON PENIS

MÃE EXEMPLAR (ANOS 50)

O JUMENTO ADERIU AO PLANO TECNOLÓGICO (PLANO ASNOLÓGICO

AS COISAS EM QUE AS PESSOAS PENSAM...

ZAGREB JAZZ FESTIVAL

[2]

Advertising Agency: Bruketa&Žinić Om, Zagreb, Croatia
Creative Director: Moe Minkara
Art Directors: Imelda Ramović, Mirel Hadžijusufović
Copywriter: Daniel Vuković

TINACTIN

Advertising Agency: Dm9JaymeSyfu, Brazil
Chief Creative Officer: Merlee Jayme
Executive Creative Director: Eugene Demata
Creative Director / Copywriter: Jerry Hizon
Art Director: Herbert HernandezArt Director: Allan Montayre
Photographer: Paolo Gripo

LIFE RADIO

[2][3]

Advertising Agency: Amvon Communication, Macedonia
Creative Directors: Goran Zlatevski, Jasmina Kimova
Art Director: Nenad Zlatevski
Copywriter: Goran Zlatevski