quarta-feira, setembro 05, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Painel de azulejos numa casa de fado do Bairro Alto, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Charles Dharapak - AP]

«President Bush poses with troops at Al-Asad Airbase in Anbar province, Iraq. The president made an unannounced visit to meet with Gen. David Petraeus, U.S. Ambassador to Iraq Ryan Crocker, Iraqi leaders and U.S. troops.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Colheres de pau

É uma tradição nacional, quando não se sabe o que fazer fazem-se colheres de pau, foi isso que Proença de Carvalho fez ao propor a privatização do fisco, é uma asneira mas conseguiu dar nas vistas, como tem uma áurea de pessoa competente pode dizer os disparates que quiser, ninguém ousará chamar-lhe idiota.

Mas pensar que se poupa na despesa privatizando o fisco é uma pura idiotice ou, pior do que isso, será uma grande malandrice. Uma comissão sobre a receita fiscal agradaria a qualquer empresário, não é verdade?

IRRESPONSABILIDADE PROFISSIONAL - UMA RÉPLICA

«Imaginemos que um jornalista inventa uma reportagem que publica como verdadeira, iludindo os seus eleitores. Ou publica uma peça elogiosa para uma instituição, da qual recebeu dinheiro para o efeito. Ou denuncia uma fonte à qual garantiu sigilo. Ou grava furtivamente uma conversa informal. Ou identifica uma vítima de abuso sexual infantil. Ou plagia trabalho ou produção alheia. As situações, aliás reais, poderiam multiplicar-se. Essas condutas não devem ser sancionadas? Os seus autores devem ficar profissionalmente impunes? » [Público assinantes]

Parecer:

Vital Moreira responde ao artigo que Francisco Teixeira da Mota escreveu sobre o Estatuto dos Jornalistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se»

NÃO, O INGLÊS NÃO BASTA

«OPÚBLICO de ontem trazia um artigo sobre como menos de um por cento dos alunos do segundo ciclo escolhe o francês como língua estrangeira de aprendizagem. Mas o que me preocupa aqui não é tanto a questão do francês, que aliás continua a dominar no terceiro ciclo.

Preocupa-me a mentalidade instalada entre alunos, pais, professores e governantes de que "o inglês basta". E como não? O planeta inteiro está a aprender inglês. Como tal, daqui a uma geração precisaremos de apenas duas línguas: a nossa e o inglês, para comunicar com os estrangeiros.

Esta é uma ideia de que nos arrependeremos. Como é evidente, o inglês é essencial: é primeira língua de muita gente, vai ser a segunda língua de quase todos e é a língua da Internet. Sou muitíssimo a favor de que o inglês seja ensinado na escola o mais cedo possível.
Mas a generalização do inglês esconde um efeito previsível. Daqui a uma geração, saber inglês vai ser o domínio do trabalhador não especializado. Todo aquele que quiser atender um telefone vai ter que saber inglês. Mas o director do escritório da empresa em Xangai vai ter que saber mandarim.

Quem já se apercebeu disso, curiosamente, são os ingleses. Dadas as suas ligações financeiras globais, as aulas de mandarim são a crista da voga em Londres. Mas mesmo o mandarim é capaz de não chegar. O Sul da China, uma das regiões mais dinâmicas do mundo, fala cantonês. São setenta milhões de pessoas e Portugal teve melhor do que uma embaixada ou uma universidade nesta zona, durante quinhentos anos: chama-se Macau. Quantos portugueses aprenderam cantonês? Poucos, certamente. E porque não estão a dar aulas aos outros?

Para muitas línguas asiáticas faladas por milhões de indivíduos, desde o vietnamita ao persa, os primeiros dicionários ocidentais foram em português. Hoje não aproveitamos nada dessa tradição. Como não aproveitamos o facto de recentemente muitos russófonos terem imigrado para Portugal. Como não aproveitamos o facto de Marrocos estar aqui ao lado. Como não aproveitamos o facto de, com um ano de aulas de espanhol, a maioria dos portugueses atingir uma competência superior à dos muitos estrangeiros hispanistas.

Quando vivi no estrangeiro, os portugueses eram quase únicos entre os europeus ocidentais, na medida em que arranhavam espanhol com os espanhóis e hispano-americanos, francês com os francófonos, diziam duas palavritas em italiano para amenizar o ambiente, falavam com brasileiros na sua própria língua e em inglês com os restantes. Mas os nossos talentos poliglotas já então empalideciam quando comparados com os de alguns colegas eslavos. E hoje receio que estejam a perder-se.

O estudo das línguas, incluindo as mortas e as artificiais, não é só uma questão comercial: traz vantagens para a memorização, a interpretação e o raciocínio, o pensamento criativo, a capacidade de expressão e as relações interculturais. É tempo de juntarmos a preocupação com as áreas de ensino em que somos fracos (como a matemática) à das áreas em que tradicionalmente éramos fortes ou para que temos vantagens culturais. O Estado pode ajudar dando liberdade às escolas para contratarem professores fora das línguas habituais. E o Governo deve antecipar o currículo para que os alunos possam estudar a segunda língua estrangeira no segundo ciclo, a terceira no terceiro, e no secundário escolher línguas suplementares como disciplinas opcionais.

Perguntem a Durão Barroso. Se soubesse apenas inglês nunca teria chegado a presidente da Comissão Europeia. Ora, por falar em Durão Barroso...» [Público assinantes]

Parecer:

Um artigo onde Rui Tavares defende a aprendizagem de outras línguas para além do inglês, onde só peca por justificar a escolha de Durão Barroso para presidente da Comissão pelo seu conhecimento de línguas. Sejamos honestos, se fosse pelo conhecimento de línguas Durão Barroso não teria passado de empregado de mesa como se viu nas Lajes, as suas artes são outras como, aliás, se viu no caso Somague. Usar Durão Barroso como modelo de virtudes é quase ofensivo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OPERAÇÃO FURACÃO: A BÊNÇÃO DO NOVO CÓDIGO

«A partir de 15 de Setembro, os bancos vão poder consultar todos os elementos já recolhidos pelo Ministério Público na maior investigação de sempre à banca portuguesa. O inquérito, que ficou conhecido como ‘Operação Furacão’, corre agora sérios riscos de nunca chegar a bom porto. Hoje mesmo reúnem-se os magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público, onde o processo está a correr, para tentar estudar quais os caminhos a seguir.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Começa a ser cada vez mais fácil a condenação de quem rouba papo-secos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Justiça se estava a pensar na Operação Furacão quando elaborou o novo código.»

CAVACO ACHA ABSURDA A PROPOSTA DE SARAMAGO

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva classificou hoje como um «absurdo» a ideia de uma federação ibérica entre Portugal e Espanha, defendida em Julho último pelo Nobel da Literatura José Saramago.

«Basta conhecer a história de Portugal para dizer que essa hipótese é um total absurdo», respondeu Aníbal Cavaco Silva a uma questão de um jornalista da agência de notícias espanhola EFE.» [Portugal Diário]

Parecer:

É uma perda de tempo discutir a proposta de Saramago.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se o assunto, Saramago que o discuta em família.»

PORTUGAL TEM O 7.º MELHOR GOVERNO ELECTRÓNICO

«Portugal subiu 41 lugares na lista dos melhores países em práticas de governo electrónico, tornando-se o sétimo melhor país do mundo, segundo a listagem hoje divulgada pela Universidade de Brown, noticia a Lusa.

A listagem do Global e-Government 2007 mede o grau de desenvolvimento do governo electrónico em 198 países do mundo, tendo sido analisados 1.687 sites governamentais, num estudo desenvolvido em Junho e Julho deste ano. » [Portugal Diário]

Parecer:

É uma pena que isso não nos traga grandes benefícios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questionem-se os autores do estudo sobre se também avaliaram o peso do governo não electrónico.»

CONDUZ O MESMO CARRO HÁ 69 ANOS

«Que un hombre de 84 años conduzca un coche podría ser una noticia curiosa, pero que lo haga con el mismo automóvil que compró cuando tenía 15, lo convierte en una historia de lo más curiosa.

Un Ford Modelo A ha llevado a todas partes a Clarence Cleveland Curtiss, de Shelton, estado de Washington, e incluso a la vejez. Uno de los primeros modelos de la casa de Detroit lo acompaña desde hace 69 años, demostrando que antes que un perro, es el coche el mejor amigo de un hombre.» [20 Minutos]

MILITARES CHINESES ATACAM REDE DO PENTÁGONO

«Las redes informáticas han pasado a formar parte del campo de batalla en el que se mueven los servicios de inteligencia de los países más poderosos del mundo. El pasado mes de junio un ataque masivo contra infraestructuras informáticas de EE UU provocaron el colapso de la red del Pentágono, que ahora afirma que el asalto procedía de China.

Según informa Financial Times , el Departamento de Defensa de EE UU tuvo que desconectar parte del sistema informático que utiliza el equipo del ministro Robert Gates. Por culpa de este ataque, considerado el más grave que han sufrido los sistemas informáticos de la administración. » [20 Minutos]

DESPEDIDO POR CULPA DO GPS

«John Halpin, un supervisor del departamento de Educación de la ciudad de Nueva York, trabajaba menos horas de las que debía y pensaba que sus jefes nunca se enterarían. El problema para él ha sido que el teléfono que le dieron sus empleadores incluía un dispositivo GPS.

Gracias a ese sistema de posicionamiento vía satélite, el departamento de Educación ha podido demostrar ante un juez el incumplimiento del contrato por parte de Halpin, que ha sido despedido según cuenta hoy The New York Post [20 Minutos]

A LOURINHA ERA PUBLICIDADE VIRAL DA FACEBOOK

«La chica rubia que presuntamente había perdido su cámara estando de vacaciones, resulta que es una modelo profesional llamada Wendy, que se promociona en los anuncios clasificados de una página de contenido para adultos.

Según publica The Sun, todo parece ser una estrategia de publicidad de la web Facebook, que lo que ha buscado con este album de imágenes es aumentar su número de usuarios registrados. Las últimas cifras indicaban que más de 17.000 se habían dado de alta para poder ver las fotos de la supuesta Tiffy Toodlepoo.» [20 Minutos]

PROPOSTA IDIOTA DE PROENÇA DE CARVALHO

«O advogado Daniel Proença de Carvalho sugere a privatização da actividade fiscal como uma das medidas para diminuir a despesa pública e tornar o Estado mais eficiente.

«Teoricamente é possível e há alguns países que têm feito essa experiência com resultados positivos», referiu Proença de Carvalho, em declarações à Agência Lusa no final de uma conferência na Câmara da Covilhã na noite de segunda-feira e em que disse não haver actualmente uma alternativa à direita ao Governo socialista. » [Portugal Diário]

Parecer:

Brilhante, como há despesa pública a mais Proença de Carvalho redescobre a pólvora propondo a privatização dos que arrecadam a receita e que não representam mais de 13.000 funcionários. Deve andar a brincar este Proença de Carvalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Proença de Carvalho que se dedique à produção de colheres de pau, parace ter jeito para isso.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Adufe" e o "Macroscópio" dão destaque ao post dedicado ao silêncio em torno da gorjeta da Somague ao PSD de Durão Barroso.

DARK FENIX

MATT WADE

M.ARTA ZGIERSKA [Link] m.arta zgierska

MILES CHANDLER

VITALY BAHVALOV

COMO TRABALHA UM DISCO RÍGIDO

A GRATIDÃO DE UMA CICLISTA

EXEMPLO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

TATUAGENS

VIDA ANIMAL

JBS MENS UNDEREWEAR

[2][3]

Advertising Agency: &Co, Denmark

BOZZONO DESODORIZANTE MASCULINO PARA OS PÉS

[2]

Advertising Agency: EURO RSCG, Brazil

LIZA SALAD DRESSINGS

[2]

Advertising Agency: Neogama BBH, Sao Paulo, Brazil
Copywriter: Silvio Amorim
Art Director: Fabio Baraldi
Photographer: Marcus Hausser