quinta-feira, junho 12, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Finbarr O'reilly-Reuters]

«An Arab woman awaits consultation at a health clinic run by the medical charity Medecins Sans Frontieres (MSF) Holland in Kerfi, Chad, as one of 180,000 internally displaced Chadians, U.N. officials say. » [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Sócrates está com medo?

Os camionistas têm direito a estacionar os seus camiões em locais onde tal seja permitido, podem parar as frotas desde que paguem os salários aos trabalhadores, podem apelar à solidariedade dos seus colegas, podem tudo isso mas não lhes deve ser permitido o recurso à chantagem e à ameaça e muito menos ameaçar o país com uma guerra civil. O comportamento dos camionistas, que recorrem à violência e à destruição de camiões ultrapassou os limites admissíveis, justificando uma intervenção policial que tarda, ou pior, até se fica com a impressão que a GNR está na estrada para proteger estes bandoleiros.

Sócrates está com medo?

TEMPO DE COBARDES

Vivemos tempo de cobardes na vida política portuguesa, tempo de políticos sem dimensão que perante os problemas optam pelo silêncio cobarde e oportunista. O que é feito dos políticos que tudo fazem para aparecer nas televisões e agora desapareceram, que é feito de Jerónimo de Sousa e Louçã que disputam o papel de líder do proletariado e agora estão escondidos enquanto os trabalhadores servem de tropa de choque dos patrões da pesca e da camionagem, o que é feito de Manuela Ferreira Leite que desapareceu deve que ficou a tomar conta do PSD?

Cobardes!

SCOLARI

Tenho que confessar que só agora Scolari me convenceu, convenceu-me com uma mestria que não demonstrou no Euro 2004, convenceu-me porque construiu uma nova equipa e está a mostrar resultados no momento decisivo e convenceu-me porque na entrevista à TVI deu mostras de cidadania raras no pessoal da bola.

Depois de Pepe foi a vez de Scolari mostrar que não é preciso ter nascido português para defender Portugal como muitos dos portugueses ditos de gema não fazem. Recordo-me, por exemplo, dos que num dia defendem a naturalização generalizada dos emigrantes e no outro ficam muito incomodados por Pepe e Deco jogarem na selecção, mostrando que aceitam que os emigrantes possa ser portugueses, mas na condição de o serem de segunda. Têm azar,depois de Francis Obikwelu e de Deco, agora ainda temos mais o Pepe e o Scolari.

SCOLARI NO CHELSEA?

Não fica bem a Scolari pedir aos jogadores para estarem calados e depois sabermos que vai para o Chelsea. Todavia, a opção de Scolari não é criticável, depois do bom trablho que fez tem o direito de defender os seus interesses.

O PODER SENTA-SE ATRÁS DE UM VOLANTE?

«Mas ter capacidade para bloquear uma economia não significa ter razão. E os camionistas não têm razão. Ou, pelo menos, não têm mais razão para protestar do que qualquer empresário de outro sector de actividade ou qualquer cidadão que paga os combustíveis diariamente mais caros.

Menos razão têm quando há um recurso a práticas claramente ilegais para forçar outros camionistas a aderir à paralisação contra a própria vontade. Isto é inadmissível, é desafiador do Estado de direito e pode levar a desfechos lamentáveis, como ontem aconteceu com a morte de um homem em Alcanena.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

EMPRESA ESTATAL IRANIANA AMEAÇA DESPEDIR OS SOLTEIROS

«Uma das maiores empresas estatais iranianas deu prazo até setembro para que seus empregados solteiros se casem, segundo informou a imprensa do país.

Os que não cumprirem a determinação, arriscam perder o emprego.» [BBC Brasil]

Parecer:

Bem esperemos que Cavaco Silva não se lembre de fazer o mesmo aos governantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esconde-se a notícia de Cavaco Silva, com piadas como aquela do dia da raça nunca se sabe o que o Presidente pode decidir.»

FERREIRA LEITE NÃO VAI BEBER PONCHAS

«A nova líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não recebeu o convite oficial para estar presente na tradicional Festa do Chão da Lagoa, na Madeira, que se realiza a 27 de Julho.

Alberto João Jardim, líder do PSD-Madeira, explicou que a comissão política regional decidiu que devido aos recentes acontecimentos no PSD nacional era melhor esperar pela festa do próximo ano, em vésperas de eleições legislativas, e convidar o próximo candidato a primeiro-ministro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O Alberto fez bem em não a convidar, a idosa senhora anda muito ocupada com as fraldas do neto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se uma garrafa de poncha para Manuela Ferreira Leite.»

UNIVERSIDADE DE ÉVORA BATE RECORDE DE CONTAS BANCÁRIAS

«A Universidade de Évora fez pagamentos e despesas irregulares no valor de 1 680 201,08 euros. Entre as infracções detectadas pelo Tribunal de Contas (TC), relativas a 2005, estão a falta de autorização prévia na compra de bens e de serviços, um sistema de controlo das despesas "deficiente" e a existência de avenças por ajuste directo sem consulta a mais prestadores de serviços. O documento foi já enviado ao Ministério Público.

Segundo o relatório do TC, a instituição é titular de 149 contas bancárias com um saldo global de cerca de três milhões de euros. Destas, 82 não estavam reflectidas, pelo que houve 104 mil euros que a universidade não contabilizou. O documento diz que "estas contas foram movimentadas sem autorização do órgão competente por membros do conselho directivo, áreas departamentais, docentes e outros funcionários para arrecadação de receitas e realização de despesas".» [Correio da Manhã]

Parecer:

Convenhamos que 149 contas bancárias são um exagero.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reprove-se o abuso.»

O MINISTRO DAS FINANÇAS ACORDOU

«O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, defendeu esta quarta-feira uma intervenção “mais activa” por parte do Banco de Portugal (BdP) na protecção dos interesses dos clientes de produtos e serviços financeiros.

“A experiência veio demonstrar que a protecção eficaz dos interesses dos clientes de serviços financeiros exige uma intervenção mais activa da autoridade de supervisão, apoiada em poderes de fiscalização, decisão e sanção”, afirmou o ministro, em Lisboa, durante a tomada de posse da economista Teodora Cardoso para vogal do Conselho de Administração do BdP.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É mais do que evidente a protecção dada pelo BdP aos senhores da banca, digamos que são farinha do mesmo saco e não gostam de ficar mal vistos pelos senhores da banca, os futuros patrões dos altos quadros do BdP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a criação de uma "Alta Autoridade" que defenda os contribuintes na banca e noutros sectores onde os abusos são evidente»

FINALMENTE

«O Governo esteve ontem reunido pela primeira vez de emergência para analisar os efeitos mais graves da paralisação dos camionistas: ruptura no abastecimento em bombas, sobretudo na região de Lisboa, e falta de produtos essenciais nas cadeias de distribuição. De acordo com o que apurou o DN, o Governo de Sócrates aproveitou a reunião da Comissão de Planeamento Energético de Emergência (CPEE) - coordenada pelo Ministério da Economia - para convocar também as forças de segurança e definir orientações para o dia de ontem e hoje, caso os protestos se agravem.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Com trogloditas a falar de guerra civil é tempo de o governo intervir ponde fim à coacção feita sobre os que legitimamente pretendem cumprir com os seus compromissos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

GOVERNO CHEGA A ACORDO COM TRANSPORTADORES

«O Executivo e a associação do transporte de mercadorias chegaram a acordo, esta tarde, com base num pacote de medidas, entre as quais a criação de portagens reduzidas no período nocturno para o sector. "Com o acordo alcançado, deixa de haver razões para o protesto", apela a instituição aos piquetes com bloqueios em vários pontos do país.

Para além das portagens reduzidas, foi também acordada a majoração das despesas de combustíveis para efeito de despesas em sede de IRC, num mínimo de 20 por cento, já em 2009, e a inalteração do valor do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e do imposto de camionagem nos próximos três orçamentos do Estado.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que o acordo não foi conseguido à custa dos contribuintes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

20 MIL CRIANÇAS REUNIRAM-SE EM FÁTIMA

«Os chapéus coloridos espalhavam-se pelo Santuário. Com eles, as mais de 20 mil crianças acenavam, numa cerimónia interactiva que encantou os peregrinos que ontem se reuniram em Fátima.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Vi o espectáculo na TVI e lembrei-me das madrasas muçulmanas, foi ridículo ver os jornalistas perguntarem o que pediam quando rezavam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

EU DAVA-LHES UM FARDO DE PALHA

«As reivindicações da comissão mediadora dos transportadores incluem a criação do gasóleo profissional, com equiparação de preços Portugal/Espanha, a diferenciação positiva fiscal, ajudas de custo e o incentivo à renovação das frotas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Já agora, não quererão também uma praia privativa na Messejana?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se uns garrafões de águas de malvas a estes camionistas.»

O ZÉ CONVERTEU-SE AO COMÉRCIO?

«A oposição na Câmara de Lisboa contestou esta quarta-feira a cedência de espaço público na cidade para eventos publicitários, considerando que ao receber contrapartidas dos privados, como reabilitação de jardins, a autarquia abdica de obrigações suas, escreve a Lusa.

Em causa estão eventos comerciais como o que tem decorrido na Praça das Flores, e a aprovação hoje na reunião do executivo municipal de uma iniciativa semelhante, em que uma rede de hipermercados irá reabilitar a zona de jogos do Jardim da Estrela e poderá em contrapartida usar o espaço para eventos. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este Zé não para de me surpreender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a opinião a Louçã.»

TURQUIA: O PREÇO DOS BURROS DISPARAM COM A ALTA DOS COMBUSTÍVEIS

«The prices of donkeys in the Yozgat District in Central Turkey have increased sevenfold as many local people are giving up the use of tractors over the high fuel prices, and substitute them with the beasts of draught. » [Novinite]

PRÍNCIPE CARLOS PAGOU DÍVIDA CONTRAÍDA EM ... 1651

«El príncipe Carlos de Inglaterra, el heredero del trono británico, pagó el martes una deuda contraída hace más de 350 años por uno de sus antepasados, el rey Carlos II, con una empresa de confección de uniformes militares.

El príncipe de Gales pagó 453,15 libras esterlinas (567,30 euros) a la Compañía de Confeccionadores de Worcester por un encargo hecho en 1651 de unos uniformes militares que nunca había sido pagado.» [Yahoo]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Sentido de Estado", "A Rosa" e o "Stormy Weather" gostaram da fotografia de uma cuecas muito lusas.
  2. "A Alma da Flor" remete um prémio para O Jumento. Bigadinho.
  3. "A Sombra do Convento" também achou irónica a luta de classe nas empresas da pesca e da camionagem.

NATIONAL GEOGRAPHIC: DRYING OF THE WEST GALLERY [Link]

I'M VOTING REPUBLICAN

Enfim, não seria o meu caso.

NVART CHALLENGE [Link]

BAZOOKKA

CLIMATECRISES.NET