sexta-feira, fevereiro 11, 2011

A Legolândia

Enquanto os portugueses suportam as consequências de sucessivas crises, umas internacionais e outras nacionais e com os seus efeitos ampliados pelas primeiras, uma boa parte da nossa classe política assemelha-se a uma turma de creche a brincar aos países com peça da Lego. Fazem e desfazem, não sabem o que querem construir, um começa a construir uma coisa enquanto o outro começa outro e alguns divertem-se a destruir o que os outros constroem.

Ainda ontem Louçã deu um bom exemplo disto, agendou uma moção de censura que diz mais ou menos que os outros podem andar a construir porque daí a um mês ele vai propor que se destrua tudo, para isso basta que hajam mais alguns descontentes que estejam dispostos a construir tudo de novo. Louçã aproveitou a distracção de Jerónimo de Sousa para se exibir como o puto mais traquinas da creche para conquistar a liderança dos putos mais dados a desmontar do que a construir.

Na semana passada eram os que estavam envolvidos na construção que se envolveram em discussão, tiveram de parar a obra para discutir o tamanho da sala de deputados, sem ninguém esperar o Lacão e o Assis desentenderam-se, embrulharam-se numa discussão com puxões de cabelos enquanto o resto da miudagem se divertia com a situação.

Passos Coelho é um daqueles putos que já nascem com ar de gente crescida e gosta de fazer de arquitecto, não põe uma peça mas passa o tempo a propor projectos, primeiro propôs um casa toda nova a partir de um projecto de revisão constitucional que já esqueceu, agora exige que cada novo desenho lhe seja apresentado previamente e entretém-se a fazer o papel de encarregado da obra. O problema é que quando está a ser construída a porta ele discorda do desenho da janela que já tinha sido feita e quando se pensa que se vai passar ao telhado ele propõe mais uma mudança nos alicerces.

Felizes os pequenos pouco se importam com o que estão fazendo ou desfazendo, o seu mundo é a sala onde brincam e não se precisam de se preocupar com o futuro, à tarde o copo de leite do lanche está certo e ao fim do dia vão alegres para casa onde depois da mudança das fraldas e do jantarinho vão para a caminha cansados com um dia de brincadeira.