sábado, fevereiro 12, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos no Jardim do Campo Grande, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Bote [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Rui Pereira, ministro da Administração Interna

No passado os governos mudavam e os directores-gerais permaneciam nos cargos, foi o governo do PS que pôs fim a esta situação e legislou no sentido de fazer cair os directores-gerais sempre que muda um governo, incluindo quando na sequência de eleições o governo pertence ao mesmo partido. Aliás, quando o actual governo tomou posse alguns altos dirigentes da Administração Pública não foram reconduzidos com base nesse dispositivo legal.

Esta mudança não tem como única consequência que quando um novo ministro toma posse pode mudar os directores-gerais e subdirectores-gerais colocando nos cargos pessoas da sua confiança, dela resulta também que os ministros passam a assumir a responsabilidade política pelas escolhas que fazem, assumir a responsabilidade e em consequência serem responsabilizados pelas consequências das suas escolhas.

O ministro da Administração Interna não pode dizer que a culpa da trapalhada com os cartões dos cidadãos ocorrida nas últimas eleições legislativas foi de um director-geral e que já aceitou a sua demissão. Esse director-geral foi escolhido e nomeado pelo ministro por este depositar confiança nele, confiança que manteve no momento da organização do acto eleitoral, portanto, o ministro é tão responsável pelo que se passou como o director-geral e se em consequência dessa trapalhada o director-geral foi demitido o mesmo destino deve ter o ministro.

Se assim não suceder isso significa que o governo só mudou a lei para poder colocar amigos em altos cargos do Estado sem ter que assumir responsabilidades políticas por essas escolhas. Rui Pereira, ministro da Administração Interna, só tem uma coisa a fazer ao assumir a culpa do director-geral é demitir, porque a culpa pela derrota nas batalhas não é dos tenentes, é dos generais. Se não o fizer é porque temos um ministro que além de pouco competente é incoerente e pouco corajoso, um pequeno político defensor do princípio segundo o qual "quando o mar bate na rocha quem se lixa é o mexilhão".

A HOMENAGEM DE FRANCISCO LOUÇÃ A CAVACO SILVA

A melhor forma que Francisco Louçã arranjou para homenagear Cavaco Silva pela sua vitória nas presidenciais foi prometer a apresentação de uma moção de censura com o objectivo de derrubar o governo do partido de Manuel Alegre precisamente no dia em que Cavaco volta a ter poderes para dissolver a Assembleia da República.

Melhor do que isto só se Louçã tivesse algum palacete para oferecer a Cavaco por toca com igual valor pelo seu apartamento na Travessa do Possolo.

OS OBJECTIVOS DE LOUÇÃ

Louçã é cada vez mais um líder comunista em decadência que já não segue objectivos políticos mas sim pequenas vinganças, não conseguiu dividir ou deixar o PCP para trás e nunca digeriu a derrota no debate televisivo com José Sócrates. O líder do BE é um homem frustrado, ferido na sua vaidade e lidera um projecto político que parou de crescer arriscando-se a perder o fulgor à medida que os seus jovens militantes crescem e passam a votar na direita ou os mais idosos vão acabando por aderir ao PCP, algo que sempre sucedeu aos movimentos de extrema-esquerda portugueses.

Desesperado, Louçã tinha que voltar a ter a iniciativa e aproveitou-se de no PCP haver regras, o que não sucede no BE onde Louçã pode decidir apresentar um projecto político a meio de um debate parlamentar e sem ter ouvido os seus pares, conta com a hesitação do PSD que tem receio de ir a eleições aposta tudo numa crise financeira.

O facto de em vez de apresentar uma moção de censura prometer apresentá-la daqui a um mês teve por objectivo congelar a estratégia do PCP e colocar o PSD perante a opção de recusar de imediato a moção de censura, ou optar por fazer como sucedeu com o OE e lançar o país e os mercados na incerteza durante um mês. Passos Coelho tem em comum com Louçã a necessidade de terem o protagonismo e é bem provável que o líder do PSD faça o jogo da extrema direita, adie uma decisão lançando o país numa grave crise financeira.

Desde as eleições que Louçã e Pedro Passos Coelho têm tido a mesma estratégia, estiveram juntos em todos os grandes momentos e partilham o mesmo ódio a Sócrates, um ódio movido por complexos de inferioridade ou por vingança.

BEANITO, AUGUSTA, EU E TU

«Tinha dez anos. Era surdo-mudo. A mãe, guineense, trá-lo a Portugal na esperança de que aprenda a falar. No hospital, o menino desaparece enquanto ela anda de guichet em guichet. Faz queixa à PSP, que passa o caso à PJ. Dez dias depois, a criança é descoberta. Numa gaveta do Instituto de Medicina Legal. Está lá desde o dia em que desapareceu, após ter sido colhida por um comboio na linha da Amadora, a muitos quilómetros do hospital onde foi com a mãe. Na PSP, o alerta do desaparecimento, enviado a todas as esquadras, nunca se encontrou com o relatório sobre o menor morto por um comboio; a PJ, onde o caso só chegou quatro dias depois da queixa, garante que indagou junto do IML, mas este retorque: era impossível não se ter referido o cadáver de uma criança. Foi aliás uma funcionária do IML que, vendo na TV a notícia sobre a criança desaparecida, se lembrou do menino morto que ninguém reclamou. Não passa nada, porém: a mãe enterra o filho e regressa à Guiné.

O caso é de Novembro de 1992. Lembro-o muitas vezes como exemplo de tudo o que não deve, não pode suceder. E da monstruosa indiferença disso a que chamamos "os serviços" (e que tantas vezes servem tão pouco), da constatação amarga de que uma morte pode inquietar tão pouco. Lembro-o ante Augusta Martinho, a mulher encontrada morta na sua casa da Rinchoa quase nove anos depois de o seu desaparecimento ter sido comunicado à polícia por uma vizinha e um familiar. Augusta, que faria sábado 96 anos, recebia uma pensão - foi a caixa de correio cheia de cartas da Segurança Social que levou a vizinha a agir; Augusta pagava impostos - tanto que o incumprimento determinou a venda da sua casa em hasta pública. Augusta teria água e luz e talvez telefone - entretanto decerto cortados; Augusta não pagava condomínio desde 2002, nem era vista a passear o seu cão, a ir à mercearia. Ainda assim, nenhuma das instituições criadas para zelar por ela - da polícia à Segurança Social e ao fisco (que nada fiscalizou, limitando-se a confiscar) - saiu da papelada para verificar se aquele nome, aquele número, aquela "utente" tinha algum motivo para não receber os cheques nem pagar as contas, não abrir a porta, não ser vista, em suma, não dar sinal de vida.

Há quem, a respeito de Augusta, fale de solidão. Sim, Augusta vivia só, e talvez (alguém pôs essa hipótese?) quisesse viver assim. Mas não foi por falta de quem se preocupasse com ela que passou nove anos no chão da cozinha: uma boa vizinha fez tudo o que pôde, até descobriu os familiares da senhora. Esta não é uma história de solidão, ou sequer do abandono dos idosos, a suscitar choradinhos sobre a "desumanização urbana" (no campo é que era, etc.). É uma história de incompetência e indiferença institucional. Insofismáveis, intoleráv.eis, obscenas. Mas por isto ninguém se lembrará de pedir cabeças. » [DN]

Autora:

Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A LUTA PRIVADA ENTRE O BE E O PCP

«Depois de o PCP se ter mostrado disponível para apoiar uma moção de censura, chegou-se, ontem, à promessa de uma moção de censura por parte do BE. Por definição, uma moção de censura é arma da oposição para fazer cair o Governo e passar ela a governar. Porém, qualquer das prometidas moções de censura pertence a uma especialidade portuguesa: PCP e BE participam num duelo próprio, não dos que querem governar mas, tão-só, dos que querem ganhar a corrida dos campeões da esquerda em que ambos são - e, segundo eles, só eles - os participantes. Aproveitando o recente e falhado conúbio dos bloquistas com os socialistas no apoio a Manuel Alegre, o PCP adiantou a hipótese de uma moção de censura, tentando, assim, revelar aos olhos do povo a colagem do BE ao PS. A reacção do BE conheceu-se ontem, quando Francisco Louçã não abanou só com uma hipótese mas deu como garantida a sua moção de censura logo no primeiro dia, 10 de Março, em que é possível apresentar uma. Garantir a primazia em relação ao PCP confirma o que atrás ficou dito. E escolher esse dia, véspera da ida do primeiro-ministro ao Conselho Europeu (e, logo, o pior para a moção ter apoio do PSD, o único partido que pode viabilizá-la) revela também a pouca vontade do BE em que a moção de censura vença. A guerra deles, BE e PCP, é outra: a sua guerrinha particular. Um dos grandes e inúteis dados da política nacional. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BEIJO NA BOCA

«Francisco tinha a puberdade inquieta no avesso da braguilha e apagava sempre o histórico da internet não fosse alguém ler no motor de busca "Teen lesbian amateur". O rapaz enamorava-se de actrizes de novela, anúncios de revista, coleguinhas que não estavam nem aí para as conversas de bola e skates e técnicas de masturbação. Beijava a almofada como quem vai ao ginásio e tinha sonhos molhados que o obrigavam a lavar os boxers no banho, antes da escola, cabeça baixa e pupilas incapazes de focar a mãe ao pequeno- -almoço. Lembrava-se de, aos cinco anos, saltar para uma cadeira, baixar os calções e, maravilhado pela surpresa de uma erecção, ter dito durante um jantar: "Está tão grande..." Pela prática de exibicionismo, ficou de castigo. Desde então tranca a porta do quarto e ninguém o vê nu, nem mesmo nos balneários da Educação Física. No recreio da manhã, a matulona do 9.oC, que já fumava e usava os soutiens da mãe, aproximou-se dele: "Vem lá fora." Entre dois carros estacionados, Francisco sentiu o peito dela junto do coração e uma língua molhada, saliva de pastilha elástica e Português Suave. Durante todo o primeiro período, no intervalo da manhã, ela treinou com Francisco os beijos que queria dar aos rapazes mais velhos. Ele não se importava e, sem ciúmes, celebrava o privilégio de beijar alguém todos os dias. Quando ela decretou o fim dos encontros, ele não chorou porque estava grato. E dessa vez foi ele que a agarrou, seguro nas mãos e nos lábios, feliz por ter descoberto o espantoso engenho de felicidade que são os beijos na boca. » [i]

Autor:

Hugo Gonçalves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUEL ALEGRE CONTRA A MOÇÃO DE CENSURA DO SEU BENJAMIM

«Manuel Alegre não gostou de ver o Bloco de Esquerda avançar com uma moção de censura contra o Governo.

O ex-candidato presidencial, que contou com o apoio de socialistas e bloquistas até há 18 dias atrás, alerta Francisco Louçã para o risco que corre ao tentar mandar abaixo Sócrates.

"A única alternativa a este Governo é um Governo de direita - seja com o PSD sozinho ou coligado com o CDS", alerta o socialista.» [DE]

Parecer:

Será que Manuel Alegre é tão ingénuo que ainda não percebeu que o único objectivo político de Louçã desde que o PS chegou ao governo é derrubar Sócrates e dividir o PS. É ingenuidade a mais e chega a ser ridículo ver Alegre a aconselhar Louçã.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se parabéns a Manuel Alegre pela preciosa ajuda que deu a Louçã nos últimos anos.»

TÍPRESIDENTE ALEMÃO QUER VENDER MAIS CARROS EM PORTUGAL

«"Devemos esforçar-nos por conseguir ganhar mais modelos e mais baratos para a fábrica de Palmela e também no sentido de um aumento da quota de mercado na Península Ibérica, com a Seat em Espanha e a Volkswagen em Portugal", disse.

Acompanhado pelo presidente português, Cavaco Silva, o chefe de Estado alemão fez questão de elogiar os trabalhadores portugueses e a atitude dos sindicatos, na criação de condições para a flexibilidade laboral, para uma maior competitividade e para o sucesso do projeto empresarial da Autoeuropa, e defendeu que deveria haver mais automóveis alemães vendidos em Portugal e Espanha.» [DN]

Parecer:

Pois, e os portugueses que os comprarem vão pedir crédito aos bancos alemães.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à chanceler Merkel se adianta o pilim.»

AGUIAR BRANCO DEFENDE MOÇÃO DE CENSURA IMEDIATA

«Foi candidato a líder do PSD e perdeu. Agora está a ultimar o novo programa do partido e sugere a queda imediata do Governo, sem esperar pelas cautelas de Passos Coelho. Essa deve ser uma actuação partidária determinante, diz.

Numa entrevista concedida antes do anúncio da moção de censura do Bloco de Esquerda, José Pedro Aguiar Branco insiste que "a única remodelação eficaz é a do próprio primeiro-ministro". "Na minha opinião, não havia problema algum em que se votasse uma moção de censura" - e votar "já" é "do interesse nacional". » [DN]

Parecer:

Parece que em vez de dividir o PS o Francisco Louçã vai conseguir dividir o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ALGUNS COLÉGIOS QUEREM AINDA MAIS

«Três dezenas de escolas recusaram o acordo alcançado entre o Ministério da Educação e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo (AEEP) que vai manter os cortes no financiamento de turmas com contrato de associação. Os dissidentes consideram o acordo inaceitável e mostram-se esperançados nas iniciativas em curso em curso no Parlamento, nomeadamente na apreciação do decreto-lei na próxima sexta-feira. Lançaram ainda uma petição pública para contestar o assunto.» [DN]

Parecer:

A ministra não devia ter cedido a estes gulosos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se um corno e a ponta do outro a estes colégios.»

WORD PRESS PHOTO ENTREGUE A JODI BEIBER

«A fotografia, que fez a capa da revista Time a 1 de Agosto de 2010, revela uma jovem afegã de 18 anos, Bibi Aisha, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por ela ter voltado para a família acusando-o de maus tratos. Bibi Aisha acabou por ser abandonada, mas foi resgatada do Afeganistão por militares norte-americanos e integrada no refúgio para mulheres em Cabul, onde foi fotografada por Jodi Beiber. Actualmente Bibi Aisha vive nos Estados Unidos, onde se submeteu a uma cirurgia de reconstrução facial.

Embora o acto de violência retratado cause choque, para o júri do World Press Photo a fotografia demonstra a dignidade da jovem afegã perante um caso de violência contra as mulheres. A fotografia valeu ainda a Jodi Beiber o primeiro prémio na categoria de retrato nesta 54.ª edição do World Press Photo, o mais cobiçado prémio de fotografia.» [DN]

NOGUEIRA LEITE QUER CONHECER CONTEXTO DA MOÇÃO DO BLOCO

«No entanto, acrescentou, é preciso "conhecer exactamente" o contexto em que o Bloco de Esquerda vai lançar a moção de censura e depois, "com frieza e consciência", tomar uma decisão.» [DN]

Parecer:

Será que Nogueira Leite espera que a argumentação da extrema-esquerda venha de encontro às suas posições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se vai dizer na sua moção que tem por objectivo levar o PSD ao governo.»

CGTP BRANQUEIA A SUA HISTÓRIA

«A assinalar o seu 40.º aniversário, a CGTP lançou um livro sobre as suas origens e percurso mais recente. Chama-se "Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical" e é constituído por textos da autoria de sete dirigentes e quadros, todos eles já afastados das lides, mas que ocuparam postos da máxima responsabilidade. O prefácio é de Manuel Carvalho da Silva, que apresentou o livro no Museu da Eletricidade.

O texto mais polémico - por incidir sobre o período revolucionário - tem a assinatura de Américo Nunes, um sindicalista comunista que durante anos teve o pelouro da organização.

Sob o título "A Intersindical na Revolução de Abril", o que mais surpreende ao longo das 80 páginas são algumas das omissões e a forma incompleta como são descritos episódios históricos. » [Expresso]

Parecer:

É um velho hábito comunista este de limpar pessoas das fotografias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações a Carvalho da Silva.»

QUANDO A PRISÃO PREVENTIVA PODE SER UMA CONDENAÇÃO À MORTE

«O advogado e os médicos que têm visitado Godinho desde que foi preso preventivamente, a 28 de outubro de 2009, falam de um homem que se tornou uma sombra de si próprio, sem condições de se defender numa sala de audiências. E intensificaram nas últimas semanas uma batalha que já dura há um ano para que o Tribunal Central de Instrução Criminal - onde o processo está desde dezembro - reveja a situação do principal arguido do caso 'Face Oculta' e o mande para casa, em prisão domiciliária.

Esta semana, o advogado do sucateiro comunicou ao juiz Carlos Alexandre que o arguido não vai estar presente no debate instrutório, a 16 de fevereiro, naquela que será a última audiência antes de ficar decidido quantos arguidos irão sentar-se no banco dos réus. Artur Marques alega que o seu cliente "não está em condições que lhe permitam participar com lucidez em atos processuais". » [Expresso]

Parecer:

E ainda nem há acusação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ANA TUDO A COPIAR NAS UNIVERSIDADES

«Para ter vergonha é preciso ser apanhado? Se a resposta for sim, a explicação da dimensão da fraude académica nas universidades portuguesas pode estar na diferença entre os alunos que admitem copiar e os que são apanhados: 70% já copiaram num exame e apenas 2,4% foram apanhado. Os dados são de um novo estudo sobre integridade académica coordenado por Aurora Teixeira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Para a investigadora, que nos últimos anos tem contribuído para a literatura internacional sobre o tema, os resultados revelam um verdadeiro flagelo no meio académico.» [i]

Parecer:

Sempre assim foi, mas aprece que agora é pior.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se a competência dos nossos universitários quando chegam ao mercado de trabalho.»

ESTE PUREZA ESTÁ A BRINCAR

«Para não deixar equívocos, José Manuel Pureza sublinhou que o partido não vai abrir caminho "para uma solução de direita" e repetiu várias vezes a afirmação de que a moção é contra as políticas "do PS e PSD conjuntamente" - os dois partidos de poder.

Questionado sobre os efeitos práticos da iniciativa, Pureza disse respondeu apenas: "Defendemos uma solução de governo de esquerda." » [i]

Parecer:

Que se saiba uma moção de censura apenas serve para derrubar o governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Pureza que leia a Constituição da República e que se deixe de brincadeiras infantis.»

QUEIROZ PODERA SER TRINADOR DO IRÃO

«O ex-selecionador nacional Carlos Queiroz disse hoje que está a ponderar a proposta da Federação Iraniana de Futebol para orientar a equipa nacional, justificando ter gostado dos jogadores e da formação do país árabe.

"Eles convidaram-me (responsáveis da federação iraniana) a visitar o país, conhecer a equipa e a federação para uma eventualidade e possibilidade de vir treinar a seleção. Tornaram pública essa situação, mas não posso adiantar mais nada", avançou Queiroz em declarações à agência Lusa.» [i]

Parecer:

Quem terá rogado tal praga a Carlos Queiroz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

LADRÕES AMANTES DA BOLA

«O balneário do Olhanense, no Estádio José Arcanjo, foi assaltado na manhã de hoje, durante o treino da equipa da Liga portuguesa de futebol, que prepara a receção de sábado ao Sporting, da 19.ª jornada.

"O assalto ao balneário deverá ter ocorrido entre as 10:00 e as 11:30, quando os atletas se treinavam no campo. Alguns jogadores foram afetados, tendo sido levado dinheiro e telemóveis", confidenciou à Agência Lusa fonte do clube» [i]

Parecer:

Anteciparam-se ao árbitro do próximo jogo com o Sporting?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

LUÍS FIGO NÃO ESTÁ A SER INVESTIGADO

«Luís Figo não está a ser investigado pelo alegado financiamento ilícito do Partido Socialista detectado nas investigações do processo da Taguspark, apurou o PÚBLICO. O antigo jogador não é dirigente do PS e, como tal, está afastado do rol de suspeitos, ao contrário do que escreve a edição de hoje do Correio da Manhã, segundo a qual o antigo internacional português está a ser investigado no âmbito da investigação do Ministério Público ao financiamento ilícito da campanha eleitoral do PS nas legislativas de 2009.» [Público]

Parecer:

Entretanto, o CM já vendeu mais uns jornais e a mensagem passou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ADUANEIROS RUSSO PODEM SER DESPEDIDOS POR TEREM GRAVADO VÍDEO DE HIP-HOP

«Funcionários de alfândega russos podem vir a ser demitidos após terem gravado um videoclipe onde aparecem a dançar e a cantar hip-hop no escritório da empresa. Segundo uma reportagem do jornal "Moscow Times", a polémica veio à tona quando as imagens foram publicadas na Internet.

Segundo o Globo.com, no vídeo, de cinco minutos, que foi filmado no escritório de Vladivostok, os funcionários aparecem com roupas extravagantes como se fossem artistas de hip-hop e de acordo com as autoridades, os agentes podem sofrer sanções disciplinares ou mesmo ser alvo de despedimento. Segundo o porta-voz da alfândega, Vladimir Zubkov, além de prejudicar a imagem do serviço, o vídeo viola as regras de segurança do escritório.» [DN]

EGYPT: THE WAIT [Boston.com]

HASAN HIZLI

WIKIPEDIA