segunda-feira, janeiro 14, 2013

Estava escrito nas estrelas


Não, não foi o Passos Coelho e muito menos o Gaspar que disseram que o segundo semestre de 2012 seria o da mudança e que nesse semestre já haveria crescimento económico, disseram-no com tal certeza científica que até o conhecido e experiente economista Cavaco Silva acreditou e andou por aí a apregoar a boa nova? Não, não foi o Gaspar que fez previsões muito optimistasuanto à recessão no OE de 2012, as previsões das receitas fiscais não foram feitas com um cenário optimista, tudo foi feito com base no memorando que previa uma recessão de 4%? Estava tudo escrito no memorando!
 
Não, não foi o Gaspar que inventou um desvio colossal que seria coberto por um ano de subsídios dos funcionários públicos e tudo ficaria resolvido, até porque tudo estava bem, o governo anterior é que tinha perdido o controlo e deixou um défice acima do combinado com a troica? Não senhor, no memorando já estava previsto o corte dos subsídios não só por um ano, mas sim para a eternidade, a troika até já estav a pensar no pós troika e o memorando da troika tinha dois capítulos, o capítulo da troika, e o da eternidade pós troika onde se cortavam os subsídios a toda a gente, funcionários, pensionistas e trabalhadores do sector privado.
 
Nada do que o governo estava escrito no memorando? Isso não faz mal, se quiserem procede-se a mais uma revisão e depois é só pedir ao Simon O’Connors para dar uma conferência de imprensa a ameaçar que ou aceitamos a nova versão ou não há pilim. Se ainda subsistirem dúvidas damos mais uns milhões o pessoal do Salassiés, ele pega num estudo que fez para a República Centro-Africana e é só traduzir, mudar os nomes e as coordenadas do GPS, mandar uma cópia para o Durão Barros com conhecimento ao O’Connors e já está, tomem lá uma refodição, perdão, mais uma refundação e tomem lá que já almoçaram.
 
Dizem que não tenho legitimidade? Tenho, ganhei as eleições e se não disse tudo o que queria é porque não sabia, não tive tempo para pensar no assunto, só fiquei a saber o que queria quando me apresentaram o Gaspar, mas se duvidam da legitimidade o problema resolve-se já, paga-se mais um estudo ao Salassié, quer a reestruturação do sistema nacional de saúde do Togo ou o modelo de sistema de ensino de Belize ou o sistema de pensões do Nepal, é só pedirem, de preferência com alguma antecedência por causa das traduções.
 
Dizem que há por aí uma Constituição? Mas afinal o que conta, o que está escrito na Constituição que foi votada por muita gente que já está no Alto de São João ou por mim que fui eleito há menos de dois anos? Fui eleito e prontsh, se alguém quiser que espere pelas próximas eleições, isto é, se entretanto o Salassie não arranjar um estudo do FMI a asegurar que a melhor forma de conquistar a confiança dos mercados é suspender as eleições, coisa fácil, basta que o Salassie nos diga como fazem no país nele e se alguém se armar em parvo faço ainda pior, peço um estudo para que Portugal fique tão democrático como a Somália.
 
Portanto, comam e calem-se, aqui quem manda é o Salassie e os mercados, estes dizem o que querem, o Salassie explica melhor porque a mim as coisas têm de ser explicadas com calma, depois é só eu dizer o que quero e uns dias depois, se for necessário, o Gaspar dá uma conferência de imprensa a explicar melhor. Se o pessoal ficar calado tudo bem, se alguém se lembrar de dizer que é inconstitucional é só pedir ao O’Connors e ele em nome da Comissão Europeia avisa os portugueses que ou selam e se deixam dessas manias da Europa, da democracia de Constituições e de outras coisas para as quais não têm dinheiro ou estão lixados com f grande, não levam a próxima tranche do lombo da troika.