sábado, janeiro 12, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
Photobucket

"Eles andaram aí", Quartel General da Região Militar de Lisboa
Largo de São Sebastião da Pedreira
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Photobucket
 
Forno comunitário, aldeia do Juncal [A. Cabral]   

Jumento do dia
   
Passos Coelho
 
Passos Coelho diz que o relatório está muito bem feito mas não é a mesma. Isso significa que quem e stá a rezar a missa nesta pobre paróquia é um mero sacristão e que em vez de usar a Bíblia optou por propor o seu catecismo de imbecilidades ao um FMI de idiotas que se dispuseram a fazer o frete e ainda deverão ter cobrado generosamente pelo brilhante serviço.

Isto começa mesmo a parecer-se com o Corno de África.
 
«O primeiro-ministro considerou nesta sexta-feira que o relatório do FMI sobre cortes na despesa "está muito bem feito", subscrevendo as palavras do secretário de Estado Carlos Moedas, mas afirmou que ele não é "a Bíblia do Governo".» [CM]
   
 Um governo duvidoso
 
Partidos honestos teriam feito as suas propostas durante a campanha eleitoral não ocultando as suas intenções dos eleitores como fizeram os partidos bandalhos do PSD e do CDS. Um governo honesto teria explicado as circunstâncias que o levaram a ser brutalmente troikista, assumindo, se fosse caso disso, as suas responsabilidades.
  
Mas estamos perante gente pouco honesta e ainda menos frontal, é óbvio que conduziram o país para um beco para mais facilmente imporem a sua agenda de extrema-direita e na hora de a assumir optaram por pedir um frete aos bananas do FMI que adoram estar instalados no Ritz a viver à grande e à francesa à custa dos papalvos para quem sugerem a escravatura como solução.
  
Como se explica o silêncio de Vítor Gaspar que optou por mandar para a frente um pau mandado de Passos Coelho, enquanto se reguardava da opinião pública, não assumindo a paternidade da ideia, do projecto político de um Estado Novo e do documento.
  
Isto ainda vai acabar muito mal.
 

  
 No fundo do fundo
   
«Há semanas, os media portugueses juravam que nunca mais um acrónimo internacional sonante e cartões de visita de "consultor" os fariam propagar balelas. Assim, quando por exemplo o diretor do Jornal de Negócios divulga um relatório do FMI e o qualifica de "análise correta", em sintonia com as direções de outros jornais económicos, é de acreditar.
  
Pena que o documento esteja cheio de propostas inconstitucionais - desde quando é que é "correto" infringir a lei? -, de falsificações grosseiras da realidade (diz que o atual governo "melhorou a avaliação dos professores"), de afirmações risíveis pela sua total descontextualização (como a de que Portugal apresenta nos últimos 30 anos um dos mais elevados incrementos de despesa na saúde das economias avançadas - o Serviço Nacional de Saúde foi criado em 1979, estúpidos), assim como de contradições e conclusões abusivas e infundamentadas.
  
O DN de ontem iniciou o levantamento de erros e distorções, sobretudo na área da educação; no i demonstrou-se o ridículo de dizer que o sistema de pensões deve ser alterado para incrementar o envelhecimento ativo - somos o país da UE com mais idosos acima dos 65 que trabalham, 14,4% contra 4,8% de média -; o próprio Negócios desmontou a ideia de que as prestações sociais beneficiam sobretudo os mais abonados. Mas há muito mais: o FMI reconhece estar o gasto em subsídio de desemprego abaixo do da generalidade da UE e que não se deve, num momento de crise severa, mexer nos apoios sociais no fito exclusivo da poupança; a seguir propõe passar o subsídio, ao fim de 10 meses de desemprego, para 400 e poucos euros. Objetivo? Cortar "de 300 a 600 milhões".
Pior: na página 62, calcula-se a poupança resultante da preconizada generalização dos contratos de associação (baseada na asserção, "justificada" com resultados do PISA de há uma década e a não consubstanciada melhor performance das escolas privadas com contrato de associação, de que o sistema público é ineficiente) em 580 milhões de euros. Como? Citando o relatório do Tribunal de Contas que estima ser cada aluno em escolas com contratos de associação mais barato 400 euros que nos estabelecimentos públicos, e multiplicando esse valor pelo 1,5 milhão de estudantes portugueses de todos os graus de ensino abaixo da universidade. Num tocante acesso de honestidade, o FMI reconhece em rodapé que um outro estudo - encomendado por este governo - calcula a diferença em apenas 50 euros; mas escusa-se a justificar a escolha da verba mais alta, como a reparar que o TC reconhece estarem as suas conclusões desatualizadas (devido aos cortes efetuados desde 2010). Quanto ao facto de o outro estudo dizer que cada turma dos 2º e 3º ciclos no público custa menos 15 mil euros que em contrato de associação, nem vê-lo.
  
Ideologia travestida de parecer técnico, diz-se. Também, claro. Mas sobretudo incompetência e desonestidade. De quem o fez, de quem o avaliza e de quem o não denuncia.» [DN]
   
Autor:
 
Fernanda Câncio.   

 Enquanto nos apanham distraídos
   
«Um pouco de noticiário internacional, desta semana. Os rebeldes radicais islâmicos passaram a linha divisória de metade do Mali e avançam para a capital, Bamaco. Por seu lado, os rebeldes islâmicos da República Centro-Africana avançam sobre a capital, Bangui. O Mali é um país maioritariamente muçulmano, a 90 por cento, onde a tendência é, portanto, os radicais substituírem os moderados. A República Centro-Africana é um país cristão, a 80 por cento, onde a tendência é, portanto, os muçulmanos (dez por cento) substituírem os cristãos. O Mali é o país-chave da África Ocidental, a República Centro-Africana é o último país não muçulmano antes de o crescente atingir o coração de África, o Congo-Kinshasa. A tendência geral nesta região é, pois, da afirmação islâmica e, dentro desta, da supremacia dos radicais sobre os moderados. Isto preocupa a Europa? Preocupa, ela apoia a ONU, que vai mandar tropas para o Mali. Em setembro. Querem apostar quem chega primeiro a Bamaco, a ONU ou os barbudos do deserto?... Desculpem estar-vos a distrair das reações dos mercados às dívidas soberanas. Quem não acordou e até se embalou com a primavera árabe (quer dizer: o fim do único país do Magrebe decente a respeitar as mulheres, Tunísia; e a entrega do Egito aos fascistas muçulmanos), deve marimbar-se para este desastre de África. Europa política, nada. Europa de negócios, bem: a Alemanha ultrapassou a França em venda de armas. Parabéns à prima.» [DN]
   
Autor:
 
Ferreira Fernandes.
   
  
     
 Isto está a ficar feio
   
«"Há dois relatórios do FMI que são contraditórios. Quer dizer, há uma semana eles fazem um ‘mea culpa' e dizem que se enganam" nos cálculos para estimar o impacto da austeridade, e depois permitem a divulgação de um documento a defender mais medidas, referiu à Lusa o deputado europeu, em Limassol, Chipre, à margem de uma cimeira do Partido Popular Europeu, do qual é vice-presidente.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
Ninguém se entende na maioria.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
      
 A OCDE não faz fretes?
   
«A OCDE ainda não recebeu qualquer pedido do Governo para estudar o Estado português e avançar com sugestões de reforma. Segundo apurou o Negócios, mesmo que o pedido seja realizado nos próximos dias, o relatório já não chegará a tempo da discussão com a troika, agendada para Fevereiro.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
É muito pouco provável que a OCDE se prestasse a golpadas destas e é isso que justifica a opção de Gaspar. Este golpe baixo e pouco credível foi mais do que combinado entre o Gaspar, o Moedas e o Salassie.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
     

   
   
Photobucket
  
Photobucket
   
Photobucket
   
Photobucket
  
Photobucket