quarta-feira, agosto 09, 2017

A ministra do Mar vem à terra do Maduro algarvio

Portugal visto desde uma das suas pérolas democráticas que são as suas autarquias, verdadeiros santuários marianos das melhores virtudes democráticas, chega a ser divertido. Aqui por terras do Maduro chego a ter vontade de rir, a melhor forma de iludirmos a vontade de chorar.

Parece que o Maduro algarvio quer ser substituído por uma senhora que se apresenta intimamente como a São, diminutivo de Conceição, nome muito querido da terra já que a sua padroeira é a Nossa Senhora da Conceição. Em tempos até houve uma traineira chamada Conceiçanita, um diminutivo mais típico da terra, onde os diminutivos acabam emito.

Dantes até havia uma traineira com o nome de Conceiçanita, assim como havia a Raulito, diminutivo de Raul, um menino da família dos Folques que hoje marca presença na terra através dos restaurantes Sem Espinhas. Já a Conceiçanita devia o nome à filha do Mário, um protegido do D. Mário Parodi, dono da fábrica de conservas Parodi e benemérito da terra.

Do Raulito, que tinha uma traineira gémea de nome Infante. Eram vermelhas e o Dr. Folque, médico da família, tinha uma vivenda com piscina a caminho da escola primária dos moços, onde se podiam ver duas miniaturas das traineiras. Por sua vez, a Conceiçanita era castanha com uma bela ponde que durante anos apodreceu a caminho da muralha.

Da pesca resta pouco mais do que memórias e uns quantos mujos no Guadiana. É por isso que tem alguma graça que a candidatura do candidato local do PS seja abrilhantada pela ministra Mar, que se afará acompanhar pelo esposo. É bonito que numa terra de mar e de pescadores venha tão importante governante, só espero que o jantar não seja uma anchova vendida na lota de Isla Cristina!

Mas o mais engraçado é eu a ministra foi professora do Maduro e que em tempos tenha feito, por encomenda do seu aluno, um estudo sobre trânsito que custou algumas dezenas de milhares de euros. Até estou curioso sobre que importância teria um estudo sobre trânsito numa terra onde acabam as estradas e onde só vai quem precisa de lá ir. Confesso que com a merda eu trem sido feita na terra seria mais interessante que o estudo fosse sobre trânsito intestinal pois é o único trânsito que poderá ter interesse em estudar durante o mandato do dos Maduros e dos verdes cá da terra.

Veremos se o Maduro do Algarve vai comparecer na candidatura da concorrência para cumprimentar a ministra que tantos favores lhe tem feito.