terça-feira, julho 03, 2018

JUMENTO DO DIA


   
António Costa, um Passos Coelho porreiro

É a segunda vez que António Costa fala à Passos Coelho ao sugerir que ou temos estradas ou temos salários atualizados, dantes era ter mais emprego ou aumentar os salários. Amanhã vai dizer que ou temos salários atualizados ou temos médicos e por aí adiante. Como nunca faltarão bons motivos para manter (cortar) salários isso significa que António Costa pretende fazer aos poucos o que Passos Coelho fez de uma vez, cortar os salários reais no Estado. É inteligente, a sacanice é a mesma, mas como é feita em pequenas prestações nem sequer pode ser acusado de violar a Constituição.

As sacanices do passos era à filho da mãe, as do António Costa são ao estilo do gajo porreiro. A prazo o resultado é o mesmo, António Costa deu aquilo que estava obrigado e agora tira com a outra mão o que aparentemente tinha dado.

«Citado pela TSF, António Costa salientou que o investimento nas estradas portuguesas implicará contudo a falta de investimento noutras áreas, como os salários ou a progressão nas carreiras profissionais.

De repente, toda a gente acha que é possível fazer tudo já e ao mesmo tempo, é preciso termos em conta que, quando decidimos fazer esta obra, significa que estamos, simultaneamente, a decidir não fazer outra obra”, avisou o primeiro-ministro. “Quando estamos a decidir fazer esta obra, estamos a decidir não fazer evoluções nas carreiras ou vencimentos”, reconheceu.

Com um investimento de 134 milhões de euros, numa extensão de 75 quilómetros do itinerário principal 3, o Estado vai ajudar “a salvar vidas”, ao “assegurar segurança na circulação rodoviária”, sublinhou. “Esta é uma obra central para reforçar a coesão interna da região da Centro, mas também para melhorar a competitividade” desta parcela do território nacional, disse António Costa.

O primeiro-ministro intervinha junto ao nó de Raiva do IP3, no lançamento da empreitada de requalificação do troço entre os nós de Penacova e Lagoa Azul, no distrito de Coimbra, numa sessão em que também foi aberto o concurso para as obras de duplicação da via, nos troços de Souselas (Coimbra) a Penacova e entre Lagoa Azul e Viseu, onde liga à A25.» [Observador]