quinta-feira, julho 19, 2018

NÃO HÁ DINHEIRO

Quem quer saber qual o argumentário da direita vai ao Observador e lê os artigos dos ideólogos da extrema-direita chique, o prato da época é sugerir que não há dinheiro. Primeiro vinha o diabo, depois que havia austeridade, agora sugerem que não há dinheiro.

Confesso que começo a ter pouca paciência e a começar a ter vontade de chamar os bois pelos nomes. Mas há algum idiota que julgue que a não ser no tempo do Cavaco Silva, quando choviam ecus em Portugal, alguma vez houve fartura de dinheiro em Portugal? Que me recorde a única pessoa que tentou alegrar os portugueses anunciando a fartura foi uma rapariga que reparou na recuperação económica pelo aumento das filas de trânsito e que a determinada altura informou o país de que tinha os cofres cheios.

Quando um governo é mais rigoroso em termos orçamentais e reduz o défice tem necessariamente que ser mais rigoroso. É hipocrisia vir dizer que não há dinheiro ou, como outros que se dizem mais à esquerda, culpar a falta de meios nos hospitais porque um país paga o que deve. Isto chega a ser ridículo, aqueles que defendem que o Estado deve pedir emprestado para investir naquelas que arvoram como suas causas, acham que esse aumento da despesa deve ser financiado pelo não pagamento de dívidas que foram feitas com o mesmo objetivo. Sejamos sérios.

Quer a extrema-direita chique, quer a esquerda conservadora estão a perder o tino, produzindo argumentos que só merecem uma gargalhada.