terça-feira, novembro 11, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Pesca da sardinha ao largo de Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Jean-Paul Pelissier / Reuters]

«Hora punta. Una cabra salta sobre las ovejas durante una manifestación de pastores en Marsella, Francia.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Nuno Severiano Teixeira, ministro da Defesa

Gostei de ouvir o ministro da Defesa reflectir sobre um possível aumento da participação das Forças Armadas no Afeganistão, era uma questão de estratégia, disse o ministro. Agora a dúvida está em saber se Portugal vai mandar mais um cozinheiro ou um polícia sinaleiro.

O PGR E A LEGALIDADE DEMOCRÁTICA DA MADEIRA

Não é necessário ser jurista para se saber que uns quantos deputados não podem votar a expulsão de um outro que tem mandato para representar os eleitores, expulsar um deputado do parlamento regional significa expulsar os cidadãos representados por esse deputado. Também não deve ser necessário um mestrado em direito para se perceber que é um abuso encerrar um parlamento fazendo depender a sua reabertura da tramitação de uma queixa-crime. É evidente que a legalidade democrática foi suspensa na Madeira até quando o Alberto João entender que o espectáculo deve recomeçar.

Vou ao site da PGR e leio o seguinte:

«O Ministério Público é o órgão do Estado encarregado de representar o Estado, exercer a acção penal e defender a legalidade democrática e os interesses que a lei determinar (artigo 1º do Estatuto do Ministério Público). »

Ora, se cabe ao Ministério Público defender a legalidade democrática apetece-me perguntar ao PG o que já fez para que essa legalidade regresse ao parlamento regional da Madeira. O dr. Pinto Monteiro disse em tempos que não lia blogues, mas, enfim, quem sabe...

O BERNARDINO TAMBÉM CONTOU COMO PROFESSOR?

O interessante era saber quantos militantes do PCP estiveram na manifestação de professores:

«O PCP manifesta a sua solidariedade com a luta dos professores, que levou às ruas de Lisboa mais de 120 mil docentes que reivindicam a suspensão do actual modelo de avaliação e defendem a escola pública. Bernardino Soares e Jorge Pires, da Comissão Política do PCP integraram numa delegação do PCP que participou na manifestação.» [PCP]

Digamos que em vez de 120.000 a manifestação contou com 119.998 professores...

AS CONTRADIÇÕES CONTINUAM

«Uma estatística: os estados onde Barack Obama mais perdeu foram Oklahoma e Arkansas. Aí, o vencedor democrata Obama, 2008, teve menos votos que o perdedor democrata Kerry, 2004. Na Grande Depressão, anos 30, os povos desses estados, os Okies e os Arkies, foram contados por John Steinbeck: camponeses pobres pela seca com as casas roubadas pelos bancos. Brancos pobres, ontem, brancos ressabiados, hoje. Da seca passe-se a uma notícia do jornal Washington Post sobre os haves e have-nots, os que têm e os que não têm, nas piscinas. Os campeonatos universitários de natação americanos estão desvirtuados: a luta de classes mergulhou neles. Por causa do fato de banho feito em Portugal, o Speedo's LZR Racer, que o olímpico Phelps tornou famoso. Caro, cerca de cem contos e de usar e deitar fora, só está ao alcance dos ricos. Ora aqueles campeonatos, além de descobrirem as promessas da natação americana, eram um lugar democrático. Um corpinho talentoso e uma tanga bastavam na natação, o mais despido dos desportos. Agora, é preciso boa conta de banco. Apesar de Obama, as contradições continuam. Má notícia para o mundo, boa para os jornais. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MOSAICO DE OUTONO

«Olhei há dias, da Avenida 24 de Julho para o terminal de Alcântara. Não gostei. Tentei imaginá-lo com outro perfil com que esforçadamente nos tentam convencer. Continuei a ver o mamarracho. Olhei para o descalabro que é a outra margem, beleza extinta, apenas conservada em gravuras do século XVIII, hoje irremediavelmente manchada por depósitos de combustíveis e óleos alimentares, e uma floresta de gruas no quase inoperativo terminal graneleiro. Dizem-me que a prorrogação da concessão vai permitir a uma região sem QREN, a uma cidade sem recursos, e a uma REFER em dívida eterna, o rebaixamento da via férrea e a ligação directa de Cascais a Entrecampos. Ainda assim custa-me a aceitar. Tantos anos!» [Diário Económico]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SILÊNCIOS CÚMPLICES OU COMO O PAÍS VAI CHEGANDO À MADEIRA

«O que se está a passar na Madeira com o episódio do deputado do Partido da Nova Democracia que exibiu uma bandeira nazi na Assembleia Regional confirma que ali a lei não conta e que as instituições já perderam o respeito que devem, antes de mais, a si próprias.

Ao gesto inaceitável de José Manuel Coelho sucedeu-se uma série de decisões ainda piores da maioria social-democrata que, há mais de 30 anos, faz o que quer da Assembleia Regional.

Sem desculpabilizar os actos do eleito do PND - que devem ser punidos de acordo com a lei - o que se seguiu é de uma gravidade muito superior.

No primeiro caso estamos perante um comportamento individual que classifica o autor e que deverá ter as consequências dele decorrentes.

Já na reacção do grupo parlamentar do PSD Madeira estamos perante actos institucionais que tentaram vingar o caso pelas próprias mãos, servindo-se do facto de ser o partido maioritário e atropelando as mais básicas regras de um Estado de direito: aprovou um requerimento decretando a suspensão do deputado do PND que no dia seguinte teve que ser revogado por manifesta falta de legalidade; impediu pela força - a propósito, que autoridade têm os funcionários de empresas de seguranças privadas de impedir quem quer que seja de entrar em qualquer espaço público? - a entrada do deputado no parlamento regional; e suspendeu as sessões do plenário.

O desfecho mais previsível para tudo isto deverá ser a punição do deputado José Manuel Coelho pelos seus actos e palavras - o que é desejável se for feito através dos normais canais judiciais - e a sintomática impunidade dos responsáveis do PSD que praticaram actos de uma gravidade superior aos do deputado do PND.

Como tudo se passa na Madeira, esse reino sem lei de Alberto João Jardim, o país já se habituou a sorrir, encolher os ombros e a seguir em frente sem perder mais tempo com o tema.

Só por si, esta reacção é suficientemente preocupante. A falta de capacidade de indignação mostra como todos já dão como definitivamente perdida a possibilidade de haver na Madeira qualquer coisa que se aproxime de uma normalidade democrática.

As coisas acontecem assim há décadas e vão assumindo novos patamares de desafio às leis, atropelos institucionais e insulto à inteligência dos cidadãos.

Alberto João Jardim e o PSD-Madeira são o que são porque nunca ninguém, no PSD nacional, teve a coragem de dizer "basta!", mesmo que arriscasse perder as eleições no arquipélago. Sempre foi assim e com Manuela Ferreira Leite não está a ser diferente.

Apesar das tentativas feitas nos últimos dias para saber o que pensam os dirigentes sociais-democratas da atitude dos seus companheiros de partido madeirenses, o PSD nacional nada tem a dizer ao país.

Mas faz mal. A credibilidade que Manuela Ferreira Leite quer colocar na sua liderança não se constrói apenas com gestos que são importantes mas apenas simbólicos, como a ausência da tradicional festa de Verão do PSD-M no Chão da Lagoa. Credibilidade também quer dizer coerência intelectual, mão firme dentro do partido e intransigência em relação a comportamentos que são inaceitáveis de acordo com qualquer padrão de respeito pelas regras do Estado de direito.

Trata-se, no fundo, de níveis de exigência política e democrática. Se Manuela Ferreira Leite quer fixar a sua fasquia lá em cima, como tem dito e a sua prática passada confirma, tem depois que ser coerente na acção, ainda que isso implique criticar os seus.

Da mesma forma que o Presidente da República não pode continuar em silêncio ou simplesmente a transmitir que "está a acompanhar o assunto" ou a manobrar nos bastidores. Se Cavaco Silva está neste caso concreto, de facto, a zelar pelo normal funcionamento das instituições, como é sua obrigação, os cidadãos têm o direito de sabê-lo. E o Presidente tem o dever de divulgá-lo, até pela elevação do nível de prática política que se tem degradado no país.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PSD DESCE NAS SONDAGENS

«O PSD voltou ontem a cair nas sondagens, agora para patamares bem abaixo dos 30%. Num estudo da Aximage para o CM, ontem publicado, os sociais-democratas alcançam 26,1% das intenções de voto dos inquiridos, ao passo que o PS tem 38,6% e continua uma subida gradual. Em termos de confiança para primeiro-ministro, Manuela Ferreira Leite tem 26,3% contra 46,8% de José Sócrates.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Desde que Manuela Ferreira Leite chegou à liderança do PSD sucedeu tudo o que de mau poderia acontecer a um Governo, para além das manifestações de professores que são propriedade política do PCP, ocorreu um boicote dos camionistas e um outro nas lotas e uma grave crise financeira. Se co tudo isto o PSD desce nas sondagens é porque a líder do PSD não está mesmo à altura das circunstâncias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a MFL que se retire.»

MANUEL MONTEIRO VAI SER RECEBIDO POR CAVACO SILVA

«João Carlos Gouveia, líder do PS/M, continua a exigir a intervenção do Cavaco Silva na crise desencadeada pela suspensão do deputado do PND na Assembleia Legislativa da Madeira. "Existe uma crise institucional sem precedentes e de difícil resolução. É inconcebível que o Presidente da República não tome uma posição pública. Não há outra maneira, pois não basta o juiz-conselheiro Monteiro Diniz, Representante da República, alegar que já está tudo bem", disse ao DN. Por outro lado, Manuel Monteiro, líder demissionário do PND, será recebido na próxima quinta-feira pelo procurador-geral da República (PGR) e no dia seguinte pelo Chefe do Estado. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Os sapos que o Presidente da República tem de engolir por causa dos seus velhos amigos...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se ao PGR que lhe cabe a defesa da legalidade democrática.»

COMEÇOU O LEVANTAMENTO LARANJA EM LISBOA

«Os presidentes de junta social-democratas, que lideram mais de metade (33) das 53 freguesias de Lisboa, dizem que a autarquia não tem cumprido os seus compromissos quanto à transferência de verbas. Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia dos Prazeres, Magalhães Pereira (PSD), afirmou que a câmara municipal deve às juntas "verbas que perfazem entre 20 a 30%" dos seus orçamentos, colocando assim em causa "o serviço público prestado".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes se já está em campanha.»

MENEZES APOIA PROGRAMA DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO

«Luís Filipe Menezes apoiou o programa de obras públicas previsto pelo Governo de José Sócrates, destacando a importância do investimento público "inteligente" e "reprodutivo" na dinamização da economia.

"Defendo que, numa situação de depressão da economia, se não existir investimento público não existe investimento nenhum, porque o investimento público serve para alavancar o investimento privado, deve ser um investimento inteligente" afirmou o social-democrata e presidente da Câmara de Gaia.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Em tempos os membros da actual liderança também elogiavam Sócrates, até o acusavam de lhes roubar as políticas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes se decidiu tratar o cão com o pêlo do próprio cão.»

UMA ANEDOTA CHAMA JARDIM

«Alberto João Jardim entende que a polémica em torno do deputado do PND que exibiu uma bandeira nazi no Parlamento regional da Madeira e que foi depois impedido de entrar no hemiciclo é “acontecimento para pessoas que gostam de anedotas”.» [Público]

Parecer:

Digamos que toda a "democracia" madeirense é uma anedota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jardim se está pensando ir trabalhar para a SIC, para contar anedotas ao lado do Rocha.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Singral" recomenda o post "eles não gostam de blogues".
  2. O "Café Margoso" tomou um café narcísico por causa de um elogio d'O Jumento. Mas o "Café Margoso", com vista para o Atlântico lá para os lados do Mindelo, é mesmo um dos melhores blogues em português.
  3. O "Um Homem das Cidades", o "Links Interessantes" e o "Trigolimpofarinhamparo" foi incluído na lista de links.

ANTÁRTIDA [imagens]

DINA BOVA

RENAULT TWINGO