terça-feira, novembro 18, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Graffiti, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Vasily Fedosenko / Reuters]

«A flor de piel. Una modelo en el Festival de Arte de Vanguardia en Minsk.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação

Convenhamos que trabalhar ao fim-de-semana para produzir um despacho com receio das manifestações dos putos por causa de uma norma que está mal escrita ou absurda não fica bem à ministra da Educação.

UMA IMAGEM QUE VALE MIL PALAVRAS

Agora que tanto se fala de ensino e de professores coloco esta imagem de crianças palestinianas estudando à luz de um candeeiro a gás. Ter-me-ei feito entender?

VAMOS TER UMA MANELINHA DAS FEIRAS?

Depois de ter abandonado a estratégia do silêncio optando pelo banzé diário, Manuela Ferreira Leite está cada vez mais populista, intervindo em função das sondagens desastrosas do PSD. O seu objectivo já não é ter credibilidade e muito menos apresentar um projecto político, só quer sobreviver. Para isso recorre a tudo, agora intervém não em função da sua agenda política mas a pensar em grupos profissionais descontentes. Começou pelos professores e já passou aos agricultores.

A sua estratégia é cada vez mais parecida com a de Paulo Portas, ainda que revelando menos inteligência, competência e estudo dos dossiers do que o líder do CDS. Não tarda muito e teremos uma Manelinha das feiras. Votos a quanto obrigas...

PROPOSTA ORIGINAL PARA AS MINAS DE ALJUSTREL

Um representante do sindicato dos mineiros de Aljustrel fez uma proposta para o futuro da mina que, no mínimo, é muito original, que o Estado faça o mesmo que fez com o BPN. O homem até tem alguma razão, mas o que está a propor não é a correcção de um erro, é a sua repetição.

Quase aposto que a partir de agora é esta a solução proposta pelo PCP para todas as empresas em dificuldades.

DESENHO DE INFORMAÇÃO

«Se for comprar uma máquina de lavar, o mais certo é encontrar junto ao aparelho um gráfico com notas simples, de A a G, obrigatório segundo os regulamentos da União Europeia. Os electrodomésticos classe A são os mais eficientes na utilização de energia. Ninguém é obrigado a comprar o electrodoméstico mais ecológico. Mas uma vez que é fácil saber de qual se trata, a maior parte das pessoas acaba por fazer uma escolha virtuosa. A União Europeia chama-lhe "certificação". Eu chamo-lhe "desenho de informação".

Vamos supor que, para escolher a sua máquina de lavar, cada pessoa tinha de ler centenas de páginas sobre as peças utilizadas, conhecer a composição química dos materiais, etc. - e vamos supor que toda esta informação era pública. Vamos supor que cada consumidor era um engenheiro mecânico, um químico e um biólogo. Mesmo assim, não estou certo de que os seus recursos de tempo, atenção e esforço mental permitissem chegar ao mesmo resultado que um simples e bom desenho de informação permite.

Pensemos agora um pouco nos famosos produtos financeiros que estiveram na origem da crise financeira. Os seus defensores argumentavam que a "complexidade" e a "sofisticação" destes produtos eram precisamente a sua grande virtude, e que a informação sobre eles estava inteiramente disponível. Em consequência, o mercado era "transparente" e não "opaco". Era responsabilidade do consumidor entendê-lo.

Cada consumidor teria então de ser um economista, um jurista e um gestor especializados. Mas mesmo que isso fosse possível, sabemos que não resolveria o problema. Há donos de bancos que não entendiam os seus produtos. Há até prémios Nobel em economia que não os entendiam. Quer dizer que teremos de rever e ampliar uma das grandes exigências políticas da sociedade civil nos últimos anos. Temos de concluir que a transparência não basta.

Étransparência, mas não só: é legibilidade. Uma das primeiras coisas que F.D. Roosevelt fez, durante a grande depressão, foi usar um dos seus discursos na rádio para explicar como funcionava um banco. Depois desse discurso fechou os bancos durante uma semana para se percorrer os livros e entender qual era a situação real das suas contas. Isto é um exemplo de como é essencial em democracia ter acesso a informação que seja verídica, mas também: que faça sentido, que seja legível e sobre a qual se possa agir em conjunto.

Temos de exigir que o desenho de informação esteja incluído em cada "objecto" disponível ao público. Um dia haverá cursos sobre as melhores maneiras de o fazer (no plural: nunca será apenas uma) e isto dirá respeito a muitas profissões, de jornalistas a académicos e políticos.

Mas notem que quando digo "objecto" não estou a falar apenas de produtos, financeiros ou outros. Isto é um problema maior do que o mercado. As próprias leis não têm em conta a impossibilidade de a maioria dos cidadãos as compreenderem (mesmo quando são feitas de boa-fé). Isso é um problema de democracia. Nos EUA, uma organização não-governamental chamada OpenCongress.org dedica-se a "traduzir" as leis para linguagem quotidiana, com grande sucesso. Precisamos do mesmo aqui, e também de obrigar a Assembleia da República, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia a fazê-lo no seu processo legislativo. Os políticos não podem ser apenas legisladores; têm de ser intérpretes. No futuro, isso significará não apenas intérpretes da vontade popular, mas bons tradutores da realidade à sua volta para que uma vontade popular possa sequer começar a emergir.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DEPOIS DAS MANIFS A GREVE

«A Plataforma Sindical dos Professores agendou esta segunda-feira uma greve nacional para 3 de Dezembro e paralisações regionais para 9, 10, 11 e 12 do mesmo mês, caso o Ministério da Educação não suspenda o processo de avaliação de desempenho.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta guerra só vai terminar no dia das eleições, quando Louçã e Jerónimo de Sousa contarem os votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que façam greve.»

PROFESSORES JÁ FALAM EM BOICOTAR AS AVALIAÇÕES

«É "uma bomba atómica" que, oficialmente, ainda não foi discutida entre os sindicatos - nem está previsto que o seja na reunião de hoje da "plataforma", onde deverão ser anunciadas novas greves até ao Natal -, mas que está em cima da mesa: na guerra contra a avaliação do Ministério da Educação, os professores podem vir a recorrer à greve às avaliações... dos alunos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Devem estar a começar a esquecer-se da sua condição de funcionários públicos e estão a usar o ensino como arma política. Esperemos que não venham a ocorrer manifestações de pais a atirar ovos e tomates aos professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se respostas proporcionais às dos professores.»

PORTUGUESES NÃO TÊM SAÚDE PARA TRABALHAR ATÉ AOS 65 ANOS

«Portugal encontra-se entre os dez países da União Europeia a 25 (UE/25) em que os homens não têm saúde para trabalhar até aos 65 anos. Segundo um estudo chefiado por Carol Jagger, da Universidade de Leicester (Inglaterra), que hoje deverá ser publicado na revista especializada The Lancet, os portugueses do sexo masculino só se encontram, em média, em condições físicas para trabalhar até aos 64,9 anos. No caso das mulheres é pior, já que a idade limite em que se encontram em condições de prestar serviço é aos 62,7 anos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Só até aos 64 anos e dez meses!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos ministros do Trabalho e da Saúde.»

ESTÃO A RETIRAR OS IDOSOS DOS LARES

«O presidente da União de Misericórdias Portuguesas alertou esta segunda-feira para o facto de já haver "famílias que estão a retirar idosos dos lares e a levá-los para casa para tirar proveito da reforma que eles recebem".

"Há cada vez mais famílias a retirar idosos de lares das misericórdias para os levarem para casa e obterem, assim, mais uma fonte de rendimento", disse à Lusa Manuel Lemos, presidente do secretariado nacional da UMP - União das Misericórdias Portuguesas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Os lares são um excelente negócio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao responsável da Santa Casa se está preocupado com os idosos ou com a perda de receita.»

CAVACO DEFENDE MANUTENÇÃO DOS INVESTIMENTOS RENTÁVEIS

«No discurso de inauguração do entreposto logístico do grupo Luís Simões, no Carregado, Cavaco defendeu que nas crises também há oportunidades que não podem ser desperdiçadas. “Não é tempo de adiar os investimentos que são rentáveis. Os empresários portugueses não podem deixar apoderar-se pelo medo e deixar tudo para amanhã”, disse o Presidente, citado pela TSF online. » [Público]

Parecer:

O problema agora é saber o que se entende por investimentos rentáveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva.»

BEBEM BEM OS SOLDADOS ALEMÃES NO AFEGANISTÃO

«Parece que ayudar a reconstruir una lugar tan castigado por los conflictos como Afganistán es un trabajo arduo que, además de agotador, da mucha sed. Y si no, que se lo digan a los 3.600 soldados alemanes que forman parte de la ISAF, la misión militar que lidera la OTAN en el país asiático por encargo de la ONU.

Según supo la oposición alemana la pasada semana, en 2007 las tropas germanas en Afganistán recibieron más de un millón de litros de alcohol como parte del suministro normal de alimentación y bebidas. En concreto, los campamentos recibieron en 990.000 litros de cerveza y 69.000 de vino, informó el semanario alemán Der Spiegel. » [20 Minutos]

RONALDO DIZ QUE É O PRIMEIRO, O SEGUNDO E O TERCEIRO MELHOR DO MUNDO

«El atacante portugués Cristiano Ronaldo, uno de los favoritos a adjudicarse este año el título de mejor futbolista del mundo, dijo en una entrevista a un diario brasileño, en tono burlesco, que se considera el primero, el segundo y el tercero mejor del mundo.

"Soy el primero, el segundo y el tercero... Pero también hay otros buenos candidatos como Kaká, Messi y (Fernando) Torres", afirmó el jugador del Mánchester United inglés en una entrevista publicada hoy por el diario O Estado de Sao Paulo. » [20 Minutos]

ANDREY EROSHKIN

GREENPEACE

O vídeo original do discurso de Kennedy: