quarta-feira, novembro 26, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Bairro da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EPA]

«Models desplay creations by 'Lingerie Salon' during the Bangkok International Fashion Week» [Telegraph]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite, (ainda) líder do PSD

Para Manuela Ferreira Leite a permanência de Dias Loureiro no Conselho de Estado é uma questão do foro pessoal de Dias Loureiro. Digamos que é uma visão é pessoal do Conselho de Estado.

CAVACO SILVA DECLARA INOCÊNCIA DE DIAS LOUREIRO

Depois do que já se sabe só há uma coisa a dizer: lamentável.

Só uma pergunta: Dias Loureiro não abandona o Conselho de Estado por se considerar inocente ou para beneficiar da imunidade que o cargo confere?

Se o ninguém o pode demitir e beneficia de imunidade é melhor ser membro d Conselho de Estado do que fugir para Londres, como fez Vale e Azevedo. Assim sendo, enquanto Dias Loureiro se agarrar ao estatuto depois de se saber que não sabe nada de contabilidade é o prestígio de Estado que está em causa e as dúvidas são legítimas.

Ao fazer ele próprio o julgamento de Dias Loureiro, apenas com base no testemunho deste, Cavaco associa-se ao destino do seu velho amigo, mesmo depois de se ter tornado público o seu envolvimento directo em negócios pouco claros e quando já se sabe que pode ter mentido nas declarações em que envolveu António Marta.

OS PROFESSORES

Agora que julgam que podem vencer já não exigem apenas o fim da avaliação, também querem o fim do estatuto. Mais um pouco e vão querer uma estância balnear em Baleizão.

BLOCO DE ESQUERDA E LISBOA

«1. Quando a CML caiu, a situação de Lisboa era a de um município falido, um território posto à mercê de interesses imobiliários e um quadro generalizado de ilegalidade. Estive na primeira linha dessas denúncias e, com o apoio do Bloco de Esquerda e de muitos independentes, contribuí para um caminho de mudança.

2. Foi para mim desde logo claro que a revitalização de Lisboa teria obrigatoriamente de passar por uma convergência de todas as forças políticas empenhadas nessa mudança. Propus uma coligação entre todas, mas mais ninguém deu um passo nessa direcção. Contudo, disse que estaria disponível para um acordo político em torno de pontos vitais: saneamento financeiro, reestruturação empresarial, defesa da estrutura ecológica, novo paradigma urbanístico, defesa do transporte público, salvaguarda da frente rio, transparência e combate à corrupção.

3. Foi nessa base que foi celebrado um acordo político com o PS. Volvido pouco mais de um ano, o saneamento financeiro e a reestruturação das empresas municipais estão em marcha, adoptou-se um modelo de orçamento participativo, os trabalhadores a recibo foram integrados, as medidas cautelares do plano verde foram aprovadas, garantiu-se a entrega ao município da frente ribeirinha não- -portuária, baniram-se as anteriores práticas de ilegalidade urbanística, os processos de licenciamento são públicos, a proposta de revisão do PDM está em elaboração, criou-se regulamentação onde antes havia discricionariedade, há um plano de reforma do parque escolar, estão em estudo programas de habitação e uma política cultural.

Na área do meu pelouro, começa esta semana a obra do corredor verde Monsanto-Parque Eduardo VII e de três pistas cicláveis, está garantida a execução da pista Belém-Cais do Sodré, estão assegurados o corredor verde oriental, o programa de hortas urbanas, os concursos para a recuperação de 15 jardins e sete miradouros, a revisão das concessões, a abertura de 24 novos quiosques e foi elaborado um programa energético-ambiental.

4. Paralelamente, está em julgamento a acção de reversão do ruinoso negócio P. Mayer/Entrecampos. Está a ser julgado, por corrupção, o dono da Bragaparques.5. Tem certamente havido erros e atrasos, mas o esforço de mudança é gigantesco e os sinais são indiscutíveis.

Porém, quase desde a primeira hora que um sector importante de dirigentes do Bloco de Esquerda escolheu a via de se afastar deste percurso, aproveitando todos os pretextos para desvalorizar o que está a ser feito e para me criticar pessoalmente. Não ouvi desses mesmos dirigentes uma única palavra pública de apoio no que quer que fosse. Também não me apresentaram uma única proposta de acção concreta pela qual eu me devesse bater.

6. Ninguém me pode apontar qualquer traição ao meu ideal, mas ninguém me pode pedir que submeta aquilo que entendo que é o interesse de Lisboa a puras estratégias partidárias que são incapazes de pôr, em primeiro lugar, o interesse público.

7. Houve quem ficasse escandalizado por me ter sentado ao lado de uma secretária de Estado para sustentar aquilo por que sempre lutei para o Vale de Alcântara e para a zona portuária contígua, o que obviamente não prejudicou que me tivesse demarcado e criticado a falta de concurso para renovação da concessão. Que fique claro que, sempre que necessário, me sentarei - sem complexos - ao lado de qualquer força democrática para defender os meus ideais. Não acho que a política tenha de ser um jogo de hipocrisia e de cosmética.

8. Há muito que parte dos dirigentes do Bloco de Esquerda entendeu que os actos eleitorais do próximo ano impunham uma ruptura do acordo com o PS em Lisboa. Lamento a opção. Continuo a lutar contra as políticas locais do betão e do compadrio. Continuo a defender uma Lisboa ecológica, revitalizada e democrática. Não abandonarei este combate.» [Público assinantes]

Parecer:

Por José Sá Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PROCURADOR APONTA O DEDO AOS RESPONSÁVEIS DA CASA PIA

«Lançando duras críticas contra a Casa Pia, o magistrado afirmou que os abusos denunciados pelos alunos eram desvalorizados pelos responsáveis. 'Batiam-lhes, diziam-lhes para se calar que eram mentirosos', adiantou o Procurador referindo o exemplo de um aluno que chegou mesmo a ser expulso da instituição.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Já ouvi alguém que era directora de uma escola da Casa Pia assegurar que os alunos não denunciavam a situação e que por isso não sabia de nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acusem-se os responsáveis morais.»

PRESIDENTES DOS CONSELHOS EXECUTIVOS DAS ESCOLAS VÃO SER AVALIADOS

«Os presidentes dos conselhos executivos das escolas vão ser avaliados pelos directores regionais de Educação, tendo por base o sistema de avaliação de desempenho na Administração Interna. A medida está inserida no projecto decreto-regulamentar da avaliação de desempenho docente do Ministério de Educação (ME), divulgado esta terça-feira.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Agora é que a sublevação vai ser total.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MARCELO LANÇOU CONFUSÃO NO PSD

«"Não sou candidato à liderança do PSD certamente até 2009. Em nenhum momento, não está na minha intenção, mas sei lá se isso não acontece. Não tenciono ser, mas eu uma vez disse que nem que Cristo descesse à Terra." Esta é a frase de Marcelo Rebelo de Sousa que está a gerar mais uma onda de agitação no interior do PSD. Desde domingo, altura em que Marcelo falou desta forma no seu programa na RTP1, que não se fala noutra coisa. Mas no inner circle do antigo líder do PSD uma recandidatura à liderança do partido é vista como uma hipótese "absurda".» [Diário de Notícias]

Parecer:

O PSD só consegue lançar confusão no PSD porque este partido tem uma liderança cada vez mais frágil.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas legislativas.»

O ZÉ SAIU MELHOR DO QUE A ENCOMENDA

«"Desde que José Sá Fernandes se foi aproximando do PS, passou a ter atitudes muito diferentes e isso cria muita desilusão". A frase é de Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda. E se dúvidas existiam, a palavra "desilusão" é a prova da ruptura entre partido e vereador. O descontentamento levou a que fosse marcada uma reunião para hoje. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Até o infalível Louçã se engana.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Chico se já arranjou outro Zé.»

DIAS LOUREIRO VAI SER OUVIDO PELA INVESTIGAÇÃO

«É na condição de testemunha que Manuel Dias Loureiro deverá ser chamado a curto prazo pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal, apurou o JN. O conselheiro de Estado recusa demitir-se.

A decisão sobre o tempo e o modo como Dias Loureiro prestará declarações à Justiça está nas mãos da directora do DCIAP, a procuradora-geral adjunta Cândida Almeida, apesar de o titular do inquérito - que já determinou a prisão preventiva do presidente do BPN, Oliveira e Costa - ser o procurador da República Rosário Teixeira. Segundo o JN apurou, o conselheiro será chamado na qualidade de testemunha.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Ou não disse tudo ou a investigação não ficou esclarecida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se.»

GOVERNO VAI DEIXAR CAIR O BPP

«O Governo não vai apoiar financeiramente o Banco Privado Português (BPP), preparando-se para deixar cair a instituição. Uma dificuldade que se soma à provável recusa do Banco de Portugal (BdP) ao pedido feito pelo BPP para um aval do Estado no valor de 750 milhões de euros. Nesta situação, a única solução para evitar a falência do banco liderado por João Rendeiro é a de que, ao abrigo do regime geral que regula o sector, se avance para um plano de recuperação e saneamento junto do Banco de Portugal (BdP).» [Público assinantes]

Parecer:

Era o que faltava, que o BPP, um banco que se dedica à gestão de grandes fortunas, sobreviva à custa das garantias do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ROMÁN ABRAMÓVICH OFERECEU 40 HECTARES DA LUA À NAMORADA

«El multimillonario ruso Román Abramóvich ha regalado a su novia, la ex modelo Dasha Zhúkova, una parcela de cien acres (cerca de 40 hectáreas) en la superficie lunar.

El terreno, situado en el hemisferio sur del satélite, puede verse perfectamente desde la Tierra con un telescopio no muy potente, por lo que su propietaria podrá controlar cuando lo desee el estado de sus "propiedades". » [20 Minutos]

Parecer:

Eu vou oferecer-lhe 80!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compre-se um rolo de arame farpado para demarcar a propriedade.»

CLUBE DINAMARQUÊS OFERECE DOIS FILMES PORNOGRÁFICOS POR CADA JOGO GANHO

«a oferta de Flemming Ostergaard, presidente del FC Copenhague, a su plantilla es de dos películas porno por cada encuentro que ganen.

El presidente del club danés dijo que "no hay nada malo" en este premio, surgido de una propuesta que hizo BN Agentur, agencia especializada en cine erótico y uno de los patrocinadores del club. » [20 Minutos]

PORTUGAL SERÁ O PRIMEIRO PAÍS A TER CARROS ELÉCTRICOS DA RENAULT-NISSAN

«Portugal se convertirá en el primer país de Europa que tendrá los coches eléctricos de la Alianza Renault-Nissan, después de alcanzar con el gobierno luso un acuerdo de asociación integral para llevar a cabo el proyecto de movilidad de cero emisiones en el país a partir de 2010. Además, la Alianza suministrará los vehículos eléctricos, y el Estado construirá una rede de puestos de abastecimiento eléctrico en los próximos tres años. » [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Câmara de Comuns" destaca e comenta o post dedicado aos "defensores" da escola pública.
  2. O "Cu-Cu" gostou de ver uma manifestação da PETA.
  3. O "Câmara de Comuns" pescou um artigo de Correia de Campos que saíu no Diário Económico.
  4. O "Alcáçovas" pescou um cartoon.
  5. O "Master Blog..." é mais um prémio que circula na blogosfera, o primeiro a atribuí-lo ao Jumento foi "A Minha Matilde & Cº".

NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

O professor Adelino Maltez escreve sobre e a partir de Timor, uma oportunidade para ver aquela terra mais de perto:

«Para descanso de alguns editorialistas do ex-maoísmo e agora fundamentalistas neoliberais, neo-utilitaristas e neoconservadores, que, com esse gnosticismo vérmico, apoiaram Bush e a invasão do Iraque, aconselho-os a não repetirem tretas que já ouvi, sobre esta metade de uma ilha, de vindas fascistas folclóricos, que apelavam ao desembarque de cortadores de cabeças, sem perceberem almas de antepassados nem crocodilos. Porque quase todos repetem o que disse Junot e o Maneta sobre os reaccionários e sebastianistas lusitanos dos começos do século XIX, ou os discursos parlamentares de Costa Cabral, a nossa tradução de Guizot em calão, sobre o povão da Patuleia e da Maria da Fonte, antes de Saldanha pedir a intervenção da comunidade internacional para que se repusesse a civilização da Convenção do Gramido, isto é, os interesses de Espanha, da Grã-Bretanha e da França. »

NO "A NOSSA RÁDIO"

Protesta-se contra a programação da Antena 1:

«Exmo. Senhor Primeiro-Ministro de Portugal,

Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal,

Exmo. Senhor Provedor do Ouvinte,

A programação musical de uma estação de rádio, ainda que com uma forte componente informativa, como é o caso da Antena 1 da RDP, é sempre um factor de primordial importância para a qualidade genérica do serviço que se pretende prestar. Ora quem se der ao trabalho de ligar para o principal canal generalista da rádio pública, rapidamente se apercebe da muito baixa qualidade, em termos gerais, da música que preenche os espaços de continuidade, vulgo 'playlist'. Digo mais: a 'playlist' actualmente em vigor na Antena 1 é tão má e intragável que a expressão popular "abaixo de cão" se lhe pode aplicar com toda a justeza e propriedade. E para não ser acusado de uma apreciação vaga e subjectiva, passo a fundamentar a minha asserção. Em primeiro lugar, começo por abordar o insustentável desequilíbrio que a 'playlist' evidencia no tocante à representatividade de diversos géneros musicais. Senão vejamos: mais e mais pop, a maior parte da qual de baixa extracção, e uma presença muito discreta e bastante rarefeita dos grandes autores/compositores/intérpretes. E absolutamente nada de música tradicional/folk e de fado e também muito pouca coisa de música latina (além de alguns intérpretes brasileiros). »

CAVACO SILVA RETRATADO NO CÂMARA DE COMUNS

«Mas agora um Presidente da República, em particular um que preza tanto o exercício da autoridade como o ex-Primeiro Ministro Cavaco Silva, precisa de "poder demitir" formalmente alguém?

Alguns factos, no XII Congresso do PSD, em 19 de Maio de 1985, perante a candidatura de João Salgueiro, apoiada pelo situacionismo dos defensores do Bloco Central apareceu, de forma surpreendente, Aníbal Cavaco Silva, que assumiu então a liderança. O PSD rompeu a coligação governamental, em 4 de Junho, depois da reunião de Mário Soares e Cavaco Silva, onde este se propôs avançar com os pacotes laboral e agrícola. Para quem ía fazer a rodagem do carro ao Congresso chegou muito longe, com muita vontade e ideias feitas.

Como Primeiro Ministro Cavaco Silva não se deve ter aconselhado muito quando em 1987 anunciou que se vendia "gato por lebre" na bolsa nacional, com as consequências conhecidas, curiosamente com Miguel Cadilhe como Ministro das Finanças e Oliveira e Costa como Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Cavaco pensou e falou.

1989, o ano da manifestação sindical da policia, conhecida pela manif dos "secos e molhados", curiosamente o ano em que proposta de criação de comissões parlamentares para análise dos casos do apartamento das Amoreiras de Miguel Cadilhe e da actuação da Ministra da Saúde, Leonor Beleza, por parte do PS e do PCP, foram chumbadas pelo PSD. No caso das policias o Primeiro Ministro Cavaco Silva reagiu com força, tendo inclusivamente declarado "que o sindicalismo policial está a ser instrumentalizado por forças extremistas, incluindo comunistas e alguns socialistas". Não faltou pragmatismo nem consciência do exercício do poder a Cavaco Silva nesta altura.

Também em 1989 se demitiu Costa Freire de Secretário de Estado da Saúde para um ano mais tarde ser preso, indiciado e constituído arguido por crime de burla.Cavaco Silva teve algo a ver com a demissão?Obviamente.

Em 1991 Cavaco Silva declarou "sem um governo de maioria voltamos às guerrilhas institucionais". Ideias fortes e apreço pelo exercício do poder, veremos o que dirá dentro de alguns meses!Por falar em 1991 é também o ano do caso do Bolama, há já muito tempo esquecido, infelizmente!

1992 é o ano em que o Governo de Cavaco Silva atribui 2 licenças a canais privados, à SIC de Pinto Balsemão e à Igreja Católica, curiosamente com o voto contra do Ministro Dias Loureiro (por ter sido preterido o projecto de Daniel Proença de Carvalho, após longas negociações com D. José Policarpo mediadas por Fernando Seara).

Este ano foi marcado por manifestações estudantis contra as propinas, por manifestações de agricultores procurando mais subsídios, pela passagem de 1200 militares à reforma em virtude da Lei de redimensionamento das Forças Armadas e pela manifestação de autarcas contra Cavaco Silva que incluiu até o encerramento simbólico de algumas Câmaras Municipais. A determinação de Cavaco Silva e o hábito de impor a sua vontade fica como marca indelével deste ano também.

Em 1994 perante imensas manifestações de estudantes, cargas policiais, o escândalo Duarte Lima, a luta contra o pagamento de portagens na Ponte 25 de Abril após o aumento decidido pelo Governo, a acusação a Leonor Beleza por parte do Ministério Público por causa da importação de sangue contaminado com SIDA, a demissão de Pedro Santana Lopes em choque com o Primeiro Ministro, a demissão de António Sousa Lara por causa do Caso Saramago, a demissão de Maria José Nogueira Pinto e o conflito entre o ministro Dias Loureiro e Ladeiro Monteiro que levam à demissão deste último do SIS, foi notória a prevalência da vontade e a obstinação até de Cavaco Silva.

Mesmo no fim do "Cavaquistão", em 1995, com o tabu de Cavaco e a sua consequente desistência de concorrer à liderança do PSD e apresentar-se a eleições como candidato a Primeiro-Ministro, foi clara a imposição da vontade de Cavaco, talvez nesta fase algo temerosa ou calculista.

umpriram-se mais uma vez os desejos do líder que é, para mim, desde essa altura o coveiro do PPD/PSD pelas suas constantes interferências e "influências".

Por mera curiosidade este Congresso de 1995 é também famoso pela frase "sulistas, elitistas e liberais" de Luís Filipe Menezes, dirigida aos não-nogueiristas, a primeira tirada famosa do actual presidente da Câmara Municipal de Gaia e que na altura o fez voltar para casa mais cedo do Congresso.

Posto isto e ponderados estes factos, alguém se convence que se Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, quisesse a demissão de Dias Loureiro, Conselheiro de Estado por ele designado, não a teria na mão no mesmo dia?»

CARREGANDO TIJOLOS

PAISAGENS COM LEGUMES, POR CARL WARNER [Link]

VICTOR VASILYEV

RACHMANINOV HAD BIG HANDS

ICE AGE 3: DAWN OF DINOSAURS

AMNISTIA INTERNACIONAL