terça-feira, novembro 24, 2009

As faces ocultas que eu gostava de conhecer

Agora que há quem defenda que as escutas ilegais e inúteis a Sócrates não devem ser destruídas porque podem vir a dar jeito para futuros combates políticos sinto que não será demais generalizar o critério a todos os líderes políticos e descobrir-lhes a careca, perdoem-me, queria dizer destapar-lhes a face oculta. Tal como a lua todos temos uma face oculta ou, numa singela homenagem aos inspirados magistrados que foram buscar o nome do caso a um bordel, diria mesmo que nesta grande “casa de putas de bigode” que é a vida política portuguesa o Sócrates não é o único que chumbaria num exame à virgindade.

Não faltam por aí faces ocultas que os portugueses gostariam de conhecer me refiro aos telefonemas do líder sindical dos proletários da magistratura do Ministério Público com os seus camaradas político. Se fosse possível ouvir as conversas de Jerónimo de Sousa com os seus camaradas da Autoeuropa a preparar os chumbos dos acordos da Comissão de Trabalhadores com a administração da empresa até eu vendia o burro numa rifa para ajudar a PJ a comprar o tal aparelho de escutas israelita todo XPTO que dá para escutar conversas pessoais dentro de gabinetes com paredes de um metro de largura. Aliás, o Jerónimo de Sousa daria para uma boa meia-dúzia de faces ocultas, as conversas com o Mário Nogueira a combinar manifestações espontâneas à porta do PS ou as esperas ao primeiro-ministro seriam muito interessantes.

Imagine-se como este país teria ficado a conhecer mais algumas faces ocultas se tivessem sido gravadas as conversas dos líderes do PSD quando se soube do financiamento da SOMAGUE ao PSD. Bem, só para gravar as conversas interessantes no PSD a BASF teria de produzir em exclusivo para Portugal durante um bom par de dias, só as conversas por causa do caso BPN ou das famosas escutas a Cavaco dariam para gastar muita fita.

E o que dizer de gravar todas as conversas do PSD a propósito dos submarinos ou dos sobreiros da Portucale? Cá por mim dava por mais papel do que as sessenta mil fotocópias que o Paulo Portas levou do ministério da Defesa para mais tarde escrever as suas memórias.

Mas, por aquilo que se vê desde magistrados a políticos da oposição só estão interessados no José Sócrates e isso até se compreende, os que eles queriam mesmo era excitar-se com alguma conversa picante entre o primeiro-ministro e a Fernanda Câncio, Montaram tudo isto para disfarçar o voyerismo. Ninguém ia querer ouvir as conversas de Jerónimo de Sousa ou do Francisco Louçã com as camaradas esposas, a Manuela Leite é parra que já deu uva e o Paulo Portas ainda não se decidiu.