terça-feira, novembro 17, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Bucelas

IMAGEM DO DIA

[Vahid Salemi/Associated Press]

«A photographer followed parliamentary debate in Tehran, Iran, Sunday. Parliament approved President Mahmoud Ahmadinejad’s last three cabinet nominees Sunday after rejecting his original picks in September.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Apesar de Cavaco Silva ter feito progressos ao não ter chamado o sr. Palma a Belém para o ouvir falar sobre o caso Face Oculta, como sucedeu a propósito das supostas pressões sobre os magistrados do caso Freeport, a verdade é que começa a ser habitual que Cavaco receba alguém quando um processo judicial está na berra, isso só não terá sucedido no caso BPN, sabe-se lá porquê.

Até pode ser coincidência a recepção do Presidente do Supremo Tribunal de JUstiça, mas depois de Cavaco se ter manifestado preocupado com o caso Face Oculta, estas coincidências podem ter uma segunda interpretação. Digamos que não é muito saudável na perspectiva da separação de poderes.

HIPOCRISIA

A direita, com o apoio de Cavaco Silva, opôs-se à alteração das normas das uniões de facto com o argumento de que havia o casamento. Agora até aceita o casamento gay desde que este seja substituído por um contrato. Isto é a hipocrisia da direita portuguesa.

PARA VER E PENSAR

O GRANDE AUSENTE

«Os Estados Unidos foram os maiores defensores da Alemanha Federal durante a Guerra Fria. Entre os aliados, foram os grandes promotores da reunificação alemã. Os quatro países que formalmente ocuparam a Alemanha após a Guerra, Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França, desempenharam um papel central em todo o processo de reunificação, e por isso os respectivos (obviamente a Rússia substitui a antiga União Soviética) chefes de Estado e de governo foram convidados a discursar em Berlim na passada segunda-feira. Apareceram todos, Medvedev, Sarkozy e Brown. Apenas faltou Obama. Numa altura em que tanto se fala da necessidade de reforçar a relação transatlântica, é negativo ver o Presidente da Rússia e não ver o Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia com tanto significado para os europeus.» [Diário Económico]

Parecer:

Por João Marques de Almeida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SANTANA QUR REFERENDO A CASAMENTO GAY E CRITICA AGUIAR BRANCO

«Santana Lopes criticou ontem a imprudência, segundo classificou, de Aguiar Branco na questão dos casamento gay, nomeadamente o facto de o líder da bancada do PSD ter falado sobre esta matéria a título pessoal. “O cargo que ocupa Aguiar Branco obriga-o a respeitar aquelas que sejam as posições dos militantes do PSD, mesmo que distintas”, escreveu o vereador do PSD em Lisboa.

“Esta matéria é importante demais para não sermos prudentes”, acrescentou o social-democrata.» [Correio da Manhã]

Parecer:

até com o governo em minoria no parlamento querem um referendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Decida-se no parlamento e se Santana quiser protagonismo que o consiga na Assembleia Municipal de Lisboa, há lá muito com que se exibir.»

CAVACO RECEBE O PRESIDENTE DO SUPREMO

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe terça-feira ao final da tarde em audiência o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento, segundo a agenda do Chefe de Estado divulgada no 'site' da Presidência.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Está a melhorar, é bem mais compreensível do receber o senhor Palma. Parece que a queda na imagem fez bem a Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o procedimento.»

BE PERCEBEU O ÓBVIO

«O Bloco de Esquerda deixou cair o projecto de lei que estabelecia um modelo integrado de avaliação das escolas e dos professores, por considerar inoportuna a sua votação quando sindicatos e Governo estão em negociações.

Não nos parecia que este fosse o momento da Assembleia da República fazer uma votação sobre um modelo que neste momento está a ser negociado pelos sindicatos", disse à Agência Lusa a deputada Ana Drago.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora o Louçã vai dizer que o governo negociou com os sindicatos com medo da proposta do BE, mais uma vitória para o grande líder do proletariado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo próximo comício do BE.»

HIPOCRISIA

«À semelhança da intenção já anunciada pelo PSD, também o CDS admite avançar com uma proposta para a criação de uma nova figura legal, a união civil registada, como solução alternativa ao casamento entre homossexuais defendido pela esquerda. Deputado centrista diz que a instituição do casamento 'gay' sem adopção levanta questões jurídicas» [Diário de Notícias]

Parecer:

A direita quer agora com o casamento gay o que recusaram às uniões de facto, dantes era porque havia a possibilidade de casarem, agora é porque o casamento é uma instituição que deve ser preservada dos maus costumes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

BE PEDE CONTAS DE ALMOÇO DE DESPEDIDA

«Cerca de 50 gestores de empresas públicas de transportes realizaram a 23 de Outubro, vésperas do final de mandato do anterior Governo, um almoço de homenagem a Ana Paula Vitorino, tendo sido paga a despesa por dois gestores públicos (um da CP e outra da Refer), utilizando os cartões de crédito das empresas.

Para o Bloco de Esquerda (BE) não está em conta a legitimidade de "um qualquer grupo de cidadãos, promover encontros de natureza privada deste tipo" mas sim "que o custeio do referido almoço tenha ficado a cargo de três empresas públicas do sector, através do recurso aos respectivos cartões de crédito, das quais estarão confirmadas a CP e a REFER", referem os bloquistas no requerimento enviado ao MOPTC. » [Expresso]

Parecer:

A dúvida do BE faz todo o sentido, mas já alguma vez terão questionado os administradores das empresas públicas sobre que tipo de despesas pagam com as empresas públicas ou sobre que limitações existem a essas despesas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se o mexerico do BE.»

MAIS UMA DO ALBERTO

«Alberto João Jardim diz não estar interessado em saber o que se passa na "Sicília hispânica" quando questionado sobre o caso "Face Oculta".

"Eu estou preocupado e empenhado é com o povo madeirense e com a Madeira, o que se passa na Sicília hispânica é um problema daquela gente que eu não tenho nada com isso, nem quero saber daquilo para nada", declarou.

Alberto João Jardim fez esta observação no final de uma reunião do Governo Regional com a Câmara Municipal de Santa Cruz para programar as obras no concelho. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

O homem mete nojo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»

LEO GRAAS

PEPSI COLA

PÚBLICO