segunda-feira, novembro 09, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Arrábida

JUMENTO DO DIA

Ilda Figueiredo

Ia tendo vómitos ao ouvir a euro-deputada Ilda Figueiredo a falar do Muro de Berlim, queixava-se a conhecida dirigente do PCP que ouvia que na Alemanha persistiam desigualdades e discriminações. Desta forma a euro-deputada insinuava que com a queda do muro os alemães do Leste não terão ganho muito.

Alguém devia perguntar a esta deputada falsamente ignorante e mal informada que a realidade da Alemanha é demasiado evidente que a euro-deputada a conheça através de vozes camaradas que lhe dizem o que ela quer ouvir, isso se desta forma pouco subtil não recorreu à mentira para não assumir a sua quota de responsabilidade.

O regime com que Ilda Figueiredo, o modelo de sucesso da Europa do Leste, era um regime criminoso onde a Stasi tinham mais agentes do que a Gestapo, onde uma boa parte dos cidadãos, uma boa parte deles à força, eram transformados em bufos. Se comparado com o regime da RDA o regime fascista de Salazar era uma democracia exemplar.

Mas a euro-deputada Ilda Figueiredo continua a sonhar com regimes tão bons que precisam de muros onde se mata todos os que o ousem ultrapassar para fugir dos seus sonhos. É uma vergonha que na Europa de hoje ainda haja quem queira disfarçar os crimes que todos os europeus conhecem.

UMA PERGUNTA A PINTO MONTEIRO

Não é corrupção gerir as investigações em função do calendário político? Poderá não ser no sentido económico e nos termos do Código Penal, é apesar de uma forma de corrupção não penalizada não deixa de ser bem mais grave do que receber uns milhares de euros a troco de favores.

Se os corruptos estão a destruir a democracia descredibilizando os políticos, a actuação do Ministério Público é bem mais grave pois não só descredibiliza a classe política julgando gente na praça pública e sem que as vítimas se possa defender e, pior do que tudo isso, descredibiliza a própria democracia abrindo o caminho à defesa da ditadura.

Pinto Monteiro Procurador-Geral da República desde a implantação da democracia e desde o 25 de Abril que é o político que maiores prejuízos causou à democracia. Se defendo que o administrador da REN deve pedir a suspensão de funções tenho de defender a demissão de Pinto Monteiro, A suspensão de Penedos é indispensável á transparência da REN, a demissão de Pinto Monteiro é indispensável por uma questão de higiene da democracia. Se Penedos é suspeito de cometer crimes, Pinto Monteiro é o responsável pelo Ministério Público e, por conseguinte, o responsável pelas fugas cirúrgicas ao segredo de justiça.

Dr. Pinto Monteiro, tenha a coragem de seguir o exemplo de Armando Vara e demita-se.

AVES DE LISBOA

Garça-real [Ardea cinerea]
Local: Quinta das Conchas (8-11-2009)

FLORES DE LISBOA

Flores silvestres na Quinta das Conchas

VOLTA O MILHO PARA OS POMBOS

«I a este ano a começar e escrevi aqui uma crónica em que disse: se o homem gamou, julguem-no e prendam-no. Se. Caso contrário desamparem-me a loja. O homem era José Sócrates. Vai o ano para o fim e recomeça a ladainha. No princípio do ano era Freeport, história cheia de vagos primos. Mas no que toca ao primo dos primos - aquele que me interessa, porque lhe pago para me governar - nada de processo.

Portanto, não é que não se tenha provado, é ainda menos do que isso: não houve nada que indicasse que José Sócrates tenha gamado (na vasta gama de gamar que o termo comporta) no caso Freeport. Mas o primeiro-ministro de Portugal não pôde dedicar-se ao que devia porque foi sujeito a pertinaz e insidiosa onda de acusações (quando não era ele recebendo por de baixo da mesa, era a casa comprada com favores, quando não era a compra da casa, era a sisa paga baixa, depois a casa da mãe...) E disso? Nada. N-a-d-a.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MARELO É O PREFERIDO PARA O PSD

«Quem é o melhor para ser o próximo presidente do PSD? Marcelo Rebelo de Sousa. Esta é a resposta para a maioria dos inquiridos da sondagem CM/Aximage sobre o candidato à sucessão de Manuela Ferreira Leite. No confronto de protagonistas, 56,5 por cento dos inquiridos apontam o comentador como o mais bem colocado, contra 34 por cento que olham para o antigo líder da JSD Passos Coelho como a solução para o PSD.

Numa altura em que os sociais-democratas aguardam a marcação de eleições directas e a clarificação de candidaturas – excepto a de Passos Coelho, que já assumiu que é candidato –, Marcelo Rebelo de Sousa vence claramente em todos os duelos: com Passos Coelho, Paulo Rangel, Rui Rio ou até Marques Mendes, numa sondagem realizada entre os dias 3 e 6 de Novembro, em pleno debate do programa do Governo e depois da resposta crítica do membro do Conselho de Estado aos apelos para avançar. Passos Coelho, por seu turno, só perde quando o seu nome é confrontado com o do actual comentador político.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Dentro do PSD as preferências poderão ser outras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela candidatura de Paulo Rangel.»

NÃO VALE A PENA SER BOM PROFESSOR

«Por isso, todos os professores deverão concluir a sua avaliação deste ano e conhecer a nota o mais depressa possível, defendeu Mário Nogueira, no final de uma reunião do secretariado nacional. Mas a Fenprof impõe condições: quem teve "Excelente" ou "Muito Bom" não poderá usar a nota para concorrer, e todos os professores, mesmo os que não entregaram objectivos individuais, terão de ser avaliados. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta posição revela bem o que quer ser a Fenprof, que os bons professores tenham a mesma avaliação dos maus professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

JOANNA KUSTRA

3M