terça-feira, novembro 03, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura



FOTO JUMENTO



Alfama, Lisboa
AVES E FLORES DE LISBOA


Papa-moscas-preto [Ficedula hypoleuca]


Na quinta das Conchas

IMAGEM DO DIA



[Shannon Stapleton/Reuters ]

«The new Navy assault ship USS New York, built with steel from the World Trade Center, arrived in its namesake city Monday to a 21-gun salute near the site of the 2001 terrorist attack. First responders, relatives of Sept. 11 victims and the public gathered at the waterfront.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA




José Penedos, presidente da REN

Quando foram lançadas suspeitas sobre o comportamento fiscal de António Vitorino, quando este era ministro da Defesa, o conhecido dirigente deu um exemplo de dignidade ao demitir-se, abriu um precedente a que muitos designaram como exemplo e modelo de ética republicana.

Agora, José Penedos, presidente da REN, é acusado de algo muito pior e reage de forma oposta, afirma a sua inocência e recusa-se a demitir-se, talvez por recear que um pedido de demissão seria a admissão da culpa. Como se isso não bastasse a REN vai encomendar uma auditoria externa para analisar os negócios realizados com o sucateiro, homem que há muito deveria ter sido banido dos negócios com o Estado ou empresas com participação estatal.

É óbvio que a auditoria externa não vai apurar nada, mesmo que tivessem sido bons os negócios realizados com as empresas do Godinho isso não significa que não tenha havido corrupção. Além disso, as conclusões da auditoria não se sobreporão às das investigações, apenas servirão para Silva Penedos as usas em sua defesa, o que significa que estará a usar o dinheiro da empresa.

Se António Vitorino foi um exemplo de ética são evidentes as conclusões em relação ao comportamento do presidente da REN.



URSO-POLAR CONTRA PETROLÍFERAS: TUDO MENOS A PALIN A ARBITRAR


«Porém, não vale a pena chorar pelos milhares de ursos abatidos pelo Império Russo por causa das peles . Tal como já ninguém irá salvar os tigres transformados em troféus de caça pelos marajás do século XIX. Como também não renascerão os leões que Ernest Hemingway considerava a mais digna das presas. Mas podem ser ainda salvas da extinção essas espécies, como outras, se formos um pouco menos egoístas em relação a este planeta que existe há 4,6 mil milhões de anos. É um tempo tão longo que se fosse transformado num calendário de 365 dias, o primeiro homem surgiria às 23.45 de 31 de Dezembro e a América seria descoberta a 20 segundos da meia-noite.» [ target="_blank"Diário de Notícias]


Parecer:


Por Leonídeo Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Jumento: «Afixe-se.»