domingo, novembro 15, 2009

Semanada

Nesta semana os portugueses perceberam finalmente porque deveriam estar gratos à nossa justiça, graças aos nossos magistrados deixámos de ter crise económica, é-nos indiferente se há ou não dívida externa, se as obras públicas são ou não necessária ou se os tremeliques na mão de Cavaco são tique nervoso ou sintoma de doença do foro neurológico. A justiça proporcionou uma semana de espectáculos, desde um esganiçado sindicalista do Ministério Público a fazer ameaças mais ou menos veladas a um ministro até a um atarantado Procurador-Geral sem saber o que dizer nas certidões que mandou para o Supremo, tivemos de tudo um pouco do trágico ao cómico, até uma pitada de ridículo com uma magistrada a engasgar-se sem saber o que fazer ao Freeport agora que os ingleses disseram que têm mais que fazer do que difamar o primeiro-ministro português.

Manuela Ferreira Leite mudou de discurso político, depois de ter andado meses a falar de asfixia democrática, mesmo quando Cavaco Silva lhe tirou o tapete, deixou de se preocupar com o tema, logo agora que tanto se fala de escutas abusivas. Alinhou o seu discurso com os conselhos do filósofo da Marmeleira e decidiu usar a fuga ao segredo de justiça no seu discurso político. Agora temos um PSD liderado por alguém que em vez de apresentar alternativas opta por andar aos papéis no caixote do lixo da Procuradoria para encontrar matéria transformável em discurso político

Quem parece ter faltado ao espectáculo foi Jerónimo de Sousa, depois de ter tido um orgasmo com o processo Face Oculta exigiu que as investigações fossem céleres e chegassem ao fundo. Depois de ter mantido a compostura noutros processos ninguém entendeu a excitação exagerada do líder dó PCP, mas tudo se explicou quando se ficou a saber das escutas feitas a José Sócrates. Até parece que Jerónimo de Sousa já sabia de tudo e descuidou-se ao fazer exigências que pareciam disparatadas, mas não eram, pelo menos para ele.

Quando soube do nome dado ao processo pareceu-me que o nome dado ao rocesso era um pouco disparatado, o tal Godinho nada tem de oculto, há muito tempo que é conhecido na praça, pelo menos desde que conseguiu “sacar” uns milhões ao fisco, dinheiro que foi investir numa famosa imobiliária de Alcântara, assunto que estranhamente não suscitou qualquer curiosidade pelos jornalistas. Afina a Face Oculta era o que estava por vir, com a divulgação das escutas a Sócrates e a tentativa de golpe político que estava em curso tudo ficou claro, em Aveiro há um magistrado malandreco.

Com tudo isto Cavaco Silva anda preocupado, só que ninguém sabe muito bem com o quês, com a bandalhice que vai na justiça não deve ser. Cá por mim que está preocupado, saber que depois de ter andado um mês calado a sua imagem é preocupante, os portugueses parecem que só gostam do Presidente da República quando ele anda desaparecido.