sábado, novembro 07, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Reencontro" na Festa do Avante (2008)

IMAGEM DO DIA

[]Arko Datta / REUTERS

«Los camareros del bar '21 Fahrenheit' sirven en este bar congelado, presente en Mumbai, India. El recinto es el primero de este tipo en este país y podrá acoger por el momento a 40 personas. Su selecta clientela podrá acceder al bar la próxima semana.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Vital Moreira

Talvez animado pelas sondagens o euro-deputado Vital Moreira veio defender que se as oposições insistirem numa coligação negativa no parlamento, que resulte num boicote sistemático às políticas governamentais, José Sócrates deve forçar eleições antecipadas.

Feitas tão cedo estas declarações só servem para dar razão aos que antes de qualquer prova já acusam Sócrates de chantagem. Resta saber qual a solução que Vital Moreira propõe se no caso de se realizarem eleições antecipadas o PS não votar a ter uma maioria absoluta.

COMBATER A CORRUPÇÃO

Independentemente do que os investigadores venham a apurar e, mais tarde, seja provado em tribunal, o que mais me impressiona é como o "empresário" Manuel Godinho surge anos depois de ter feito uma mega trafulhice como se nada tivesse sucedido. Alguém que se envolveu numa operação com vista a obter muitos milhões em reembolsos de iva deveria ter sido banido dos negócios com o Estado ou empresas do Estado. A crer nos resultados da fugas ao segredo de justiça promovida por agentes da justiça tão criminosos como o Manuel Godinho, não só o "empresário" prosperou como circulava com algum à vontade em alguns corredores do poder e da finança.

É por isso que o gesto do ministro das Obras Públicas de mandar investigar os negócios das empresas que tutela não só deve ser considerado importante como deveria ser prática regular de todas as entidades públicas. Aliás, toda e qualquer empresa pertencente a algum empresário que se tenha envolvido em fraudes deveria ser banido de qualquer negócio com o Estado e as empresas públicas. Esta deveria ser uma regra de ouro de todos os governos porque a corrupção não se combate só com leis e muito Menos com um Ministério Público incapaz de dar provas da sua competência.

AVES DE LISBOA

Pato-Mandarim [Aix galericulata]
Local: Quinta das Conchas

FLORES DE LISBOA

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

DISCO COM "BRINDE" ORIGINAL

«Menos de um mês depois de terem chocado meio mundo com o vídeo de ‘Pussy’, em que incluíram cenas de sexo explícito, os alemães Rammstein (que no domingo tocam no Pavilhão Atlântico, em Lisboa) voltam a causar polémica. O motivo é uma edição especial do novo álbum, ‘Liebe ist Für Alle Da’, que será acompanhada por seis dildos, um par de algemas e ainda uma embalagem de lubrificante.

Esta box set, porém, não chegará ao mercado nacional, já que a FNAC (a única grande superfície de produtos culturais) não se manifestou interessada, disse ao CM o seu director de Comunicação, Viriato Filipe. » [Correio da Manhã]

CHEFE DE SERVIÇOS DE FINANÇAS SUSPENSO POR JUIZ

«O juiz de Instrução Criminal da Comarca do Baixo Vouga determinou hoje a suspensão do exercício de funções como funcionário público do arguido Mário Manuel Sousa Pinho, chefe de Repartição de Finanças, no âmbito do processo Face Oculta.

Entre as medidas de coacção aplicadas consta ainda a proibição do arguido de realizar deslocações ao estrangeiro sem autorização prévia da autoridade judicial e contactar, directa ou indirectamente, com os outros arguidos do processo e com um terceiro elemento devidamente identificado, segundo um comunicado lido pelo presidente da Comarca do Baixo Vouga, desembargador Paulo Brandão.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um sinal preocupante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director-geral dos Impostos o que já fez no domínio do combate à corrupção.»

MINISTRO MANDA EMPRESAS PÚBLICAS INVESTIGAR A CORRUPÇÃO

«As empresas tuteladas pelo ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que directa ou indirectamente estão referenciadas no caso "Face Oculta", têm de constituir comissões de fiscalização e códigos de conduta e, num mês, têm de avaliar o "eventual envolvimento de funcionários ou titulares de altos cargos públicos" no âmbito da Face Oculta.Estas obrigações foram hoje transmitidas pelo recém-empossado ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, às empresas tuteladas, que "directa ou indirectamente" estejam envolvidas, numa reunião que decorreu hoje.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Um gesto positivo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

FAZENDA AMEAÇA ARMAR-SE EM MINISTRO DA EDUCAÇÃO

«Discursando no Parlamento, durante o segundo dia de debate do Programa do Governo, Luís Fazenda considerou que as palavras do primeiro-ministro, José Sócrates, de que “não pode haver ajustes de contas”, é uma “forma mesquinha de ver o debate político” e de não reconhecimento de “centralidade do Parlamento”.

“Estamos aqui a dizer que o Parlamento, sem negar qualquer possibilidade de intervenção da esfera própria do executivo, a reserva de administração, o papel negocial com os sindicatos, tudo isso será obviamente respeitado, pode assumir capacidade legislativa em relação ao sector da Educação e em relação à querela que o Governo manteve intransigentemente com os professores”, afirmou. » [Público]

Parecer:

Nada mauy para quem está no parlamento porque os eleitores o rejeitaram para vereador da CML de onde o BE foi banido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

MARCELO EXCITA-SE COM A FACE OCULTA

«“Para o Governo, o desgaste de um processo como este é maior do que no caso Freeport”, antecipa Marcelo. Ao contrário do caso que envolve o primeiro-ministro, a investigação Face Oculta “não é um processo pessoal”, o que impossibilita que haja “vitimização” do PS. “Este é um processo concreto e não é bom para um Governo em funções, porque cai em cima de sectores por si tutelados”, entende o ex-líder do PSD.

Marcelo defende também que Armando Vara fez bem em afastar-se da vice-presidência do BCP face ao seu envolvimento no caso e considera que José Penedos deve também pedir a suspensão das suas funções à frente da REN como forma de “preservar a confiança das pessoas nas instituições”.» [Público]

Parecer:

Começa a ser evidente qual será a estratégia de Marcelo se chegar a líder do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma almofada confortável a Marcelo, para que possa continuar a sonhar descansado.»

METRAPOLE

DAMPKRING AMSTERDAM COFFEE