segunda-feira, janeiro 17, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos no jardim do Campo Grande, Lisboa

IMAGEM DO DIA

Fotógrafo no nevoeiro, Alcochete [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

O candidato Cavaco Silva diz que no dia 23 os portugueses darão resposta ao que diz sem insinuações, calúnias e mentiras. Cavaco poderá ganhar as presidenciais, mas o voto dos portugueses não são uma lixívia que possa branquear a sua imagem e provar a sua honestidade em negócios cujos contornos são motivo de dúvidas. Se assim fosse Isaltino deveria ser considerado tão honesto quanto Cavaco Silva, os eleitores de Oeiras votaram nele, tal como agora Cavaco apela ao voto dos portugueses.

"CHEGUE CEDO E GARANTA OS MELHORES LUGARES"

TUDO SOBRE AS COELHICES DE CAVACO

(Via Tabus de Cavaco)

CALÚNIAS, MENTIRAS E INSINUAÇÕES

«O candidato presidencial Cavaco Silva afirmou hoje que nas eleições de domingo os portugueses "irão dar a resposta" à "campanha de calúnias, de mentiras, de insinuações" que diz ter sido "montada" contra si.

Num almoço-comício em Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão, Cavaco Silva questionou "como é que é possível candidatos à Presidência da República descerem a tal vil baixeza", sem esclarecer a quem se referia.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Calúnias não são pois trata-se de factos comprovados, são factuais demais para serem insinuações e quanto a mentiras é uma coisa que cabe a Cavaco Silva provar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que, como todos os políticos, se justifique e demonstre a sua honestidade pois não teremos tempo para ver se ele nasce duas vezes como exigiu a todos os portugueses que se digam mais honestos do que ele.»

ISRAEL E EUA DESENVOLVEM VÍRUS PARA SABOTAR NUCLEAR IRANIANO

«Israel testou a eficácia do vírus no complexo nuclear de Dimona, situado no deserto de Neguev, que alberga o programa de armamentos nucleares israelita, indicou a edição online do "New York Times", que citou peritos militares e dos serviços secretos. A criação deste vírus destrutivo é um projecto americano-israelita, com a ajuda, voluntária ou não, da Grã-Bretanha e da Alemanha, segundo as fontes do diário.

Peritos já tinham suspeitado várias vezes de que Israel estava na origem do vírus Stuxnet, que afectou as centrifugadoras iranianas que produzem urânio enriquecido. O ministro israelita dos assuntos estratégicos Moshé Yaalon afirmou no fim de Dezembro que recentes "dificuldades" encontradas pelo programa nuclear iraniano atrasaram vários anos o eventual acesso de Teerão à bomba atómica. Os Estados Unidos e uma parte da comunidade internacional acusa o Irão procurar dotar-se da arma atómica ao abrigo de um programa nuclear civil, situação que Teerão continua a desmentir.» [DN]

ESPANHÓIS VÊM A PORTUGAL PARA PODER FUMAR

«Feliciano, fumador de Badajoz (Espanha), prefere almoçar num restaurante de Elvas, não só por apreciar a gastronomia portuguesa, mas também por a nova lei do tabaco no seu país ter sido "levada ao extremo".

Desde o início do ano, quando entrou em vigor a nova lei antitabaco em Espanha, que muitos espanhóis optam por deslocar-se até aos restaurantes portugueses, na zona fronteiriça, que têm salas para fumadores.» [i]

Parecer:

Esperemos que Sócrates não se lembre de endurecer a lei devolvendo-os para Espanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mantenha-se a lei como está.»

ESPANHÓIS ESCOLHEM A CHINESA MAIS BONITA


«Os espanhóis escolheram a mulher chinesa mais bonita a residir no país, num concurso para promover o intercâmbio cultural. Veja o vídeo.

O Miss China Espanha 2010 decorreu, este fim-de-semana, num hotel de Madrid e foi organizado pela revista XISHANG.cn, a única publicação em Espanha escrita em chinês. » [JN]

A AGRICULTURA PORTUGUESA PERDEU MEIO MILHÃO DE HECTARES

«A agricultura portuguesa conheceu, nos últimos dez anos, um claro processo de ajustamento estrutural, com a área média das explorações a aumentar 2,5 hectares, o que potencialmente as torna mais competitivas. Mas, no mesmo período de tempo, o território dedicado à prática agrícola recuou em quase meio milhão de hectares, o que não deixa de ser preocupante, dada a forte dependência externa de Portugal em produtos alimentares.

Os dados preliminares do Recenseamento Agrícola de 2009 (o censo realiza-se de dez em dez anos, como o da população), recentemente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que a área ocupada pela produção agrícola em Portugal correspondia a cerca de 50 por cento da superfície territorial do país - 4,6 milhões de hectares. Este valor representa um recuo de meio milhão de hectares, o equivalente a 20 mil albufeiras do Alqueva.» [Público]

Parecer:

É uma consequência da PAC e da inércia dos nossos ministros da agricultura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

CARL WARNER

LA BENEDICTA RESTAURANT