sexta-feira, janeiro 28, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Chaminé, Castro Marim

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Grafitti, Lisboa [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

João Cordeiro

João Cordeiro, o homem das farmácias, chegou a uma conclusão brilhante, alguns dos seus associados organizaram-se para roubar os seus concidadãos através de um esquema em que defraudavam o Estado, e de quem é a culpa? Para este senhor a culpa é de Correia de Campos! Mais um pouco e ainda vai exigir a amnistia dos seus associados.

Neste país os grupos de pressão começam a actuar sem vergonha na cara e os jornalistas dão-lhes cobertura sem sequer os questionarem. A quanto obrigas receita da publicidade.

«O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, responsabilizou o antigo ministro da Saúde pelas fraudes que possam existir no sector do medicamento em Portugal, em declarações à TSF.

Segundo João Cordeiro, se existe qualquer tipo de fraude nos medicamentos, a culpa é de Correia de Campos, recordando que a sentença dada pelo antigo ministro ao projecto-piloto da receita electrónica em Portalegre coloca o sistema aberto a todo o tipo de fraudes.» [A Bola]

NATALIA JUSKIEWICZ - UM VIOLINO NO FADO

PERFUME DE LADY GAGA VAI CHEIRAR A SANGUE E ESPERMA

«Lady Gaga deu indicações ao criativo que está a elaborar o seu primeiro perfume para que este cheire a "sangue e esperma", revela o site Fashionista, citando fontes próximas do responsável pela fragrância que deverá ser posta à venda em 2012.» [CM]

SARKOZY E MERKEL NÃO DEIXARÃO CAIR O EURO

«O presidente francês Nicolas Sarkozy rejeitou hoje qualquer especulação sobre o futuro do euro, afirmando que nem ele nem a chanceler alemã Angela Merkel vão deixar o euro cair, quando a moeda única vive a sua maior crise.

"Quer a chanceler Merkel ou eu, nunca, nunca vamos virar as costas ao euro. Nunca vamos abandonar o euro, nunca vamos deixar cair o euro", disse Sarkozy, num discurso no encontro do Fórum Económico Mundial da estância suíça de Davos.» [DN]

Parecer:

além de terem muito a perder os seus bancos só têm a ganhar com os juros que estão sendo praticados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela decisão da UE em relação ao fundo de estabilização.»

MAGALHÃES: BRUXELAS ENCERRA PROCESSO CONTRA PORTUGAL

«A Comissão Europeia decidiu hoje “encerrar o processo de infracção aberto contra Portugal” por causa do computador Magalhães.

"Em resultado da intervenção da Comissão, as autoridades portuguesas vão fazer um concurso público e tomar medidas para assegurar que os contratos de fornecimento estarão abertos a todas as empresas necessárias", diz em comunicado.

A decisão foi tomada esta manhã pelo gabinete do comissário Michel Barnier, responsável pelo Mercado interno, depois de um braço de ferro de mais de um ano sobre uma medida que é muito simbólica para o primeiro-ministro, José Sócrates.» [DE]

Parecer:

Quando o processo foi aberto muitas vozes se aproveitaram.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se comentários sobre esta notícia.»

CONTINUA A POLÉMICA COM A QUINTA DA COELHA

«As polémicas sobre a casa de férias que Cavaco Silva tem em Albufeira continuam. Em Junho de 1998, o actual presidente pediu ao seu "gestor de negócios", José Eduardo Palma Soares, para ir às Finanças regularizar a taxa de sisa da sua moradia na urbanização da Coelha. Este pedido foi feito um mês antes de se tornar proprietário deste imóvel, no entanto, o Estado optou por não cobrar o imposto por se tratar de uma permuta entre a sua vivenda Mariani e a nova moradia Gaivota Azul, revela a revista Visão.

O Presidente da República pagou pelo imóvel 135 mil euros (um valor muito baixo para os preços praticado naquela zona do Algarve). Um dado que foi revelado pela revista Sábado na semana passada.

Apesar de Cavaco Silva ter comprado a casa por um preço baixo, tentou vendê-la por um preço muito mais elevado.

Cinco meses depois da compra da casa, um jornalista disfarçado de comprador tentou adquirir a moradia e foi ao encontro de Teófilo Carapeto Dias, amigo de infância e ex-assessor de Cavaco Silva, que ter-lhe-á pedido 4oo mil euros pela casa.

Em 2009, numa avaliação patrimonial feita pelas Finanças foi atribuída à Mariani o valor de 39 798, 96 euros, enquanto que a Gaivota Azul registava um valor de 199 469, 69 euros, o que significa que Cavaco Silva, ao permutar directamente a sua antiga casa com a nova moradia, beneficiou de uma vantagem patrimonial de mais de 150 mil euros.

Estes números são postos em causa pelo advogado Ricardo Sá Fernandes que exige uma explicação de Cavaco. "O presidente deve explicar por que razão aceitou uma permuta de bens, atribuindo-lhes valor igual, quando manifestamente existe uma desproporção de valores. Pode haver uma explicação que o justifique, mas enquanto isso não acontecer fica a suspeita de que houve um favorecimento".

Desde o início que Cavaco Silva disse não ter nada que ver com caso, tendo-se limitado a "passar cheques", refere a "Visão" citando o Presidente da República numa entrevista dada à Renascença.

A verdade é que desde o início que a casa de férias de Cavaco foi alvo de várias irregularidades, na medida em que as obras prosseguiram mesmo com a licença de construção caducada e que a família Cavaco Silva já habitava a casa da Coelha desde Agosto quando a licença seria emitida apenas em Dezembro.» [i]

Parecer:

Da campanha presidencial resultaram muitas dúvidas e nenhum esclarecimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco Silva que esclareça todas as dúvidas.»

JÁ NINGUÉM RESPEITA SANTANA LOPES

«O líder da distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, manifestou ter ficado surpreendido com a proposta de reorganização administrativa de Lisboa apresentada por Santana Lopes, numa altura "em que já havia um acordo com o PS". “A proposta apresentada não tem coerência nenhuma, parece que foi feita à pressa”, disse o também vice-presidente da Câmara de Cascais.

Na reunião da Câmara Municipal de ontem, em que foi submetida a aprovação a proposta de reorganização das freguesias de Lisboa, acordada entre o PS e o PSD e que prevê que as actuais 53 freguesias se transformem em 24, Santana Lopes e os restantes quatro vereadores do PSD apresentaram um outro mapa, com 26 freguesias.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

É ridículo ver um vice-presidente da CM de Cascais criticar e tirar o tapete ao que foi o candidato do PSD a Lisboa que já foi primeiro-ministro e presidente deste partido. Este PSD parece mesmo um saco de gatos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PASSOS COELHO É O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASCAIS

«O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, confirmou que o social democrata António Capucho decidiu suspender por um ano o seu mandato de presidente da Câmara Municipal de Cascais.

"Creio que há razões de saúde que estão muito envolvidas com essa sua decisão e que eu não posso senão respeitar", declarou Pedro Passos Coelho, questionado pelos jornalistas.» [DN]

Parecer:

É ridículo ver um presidente do PSD, que até é autarca em Trás-os-Montes vir informar que um autarca de Cascais suspendeu o mandato, cheira a confusão entre Estado e partido. Já agora podia ter confirmado as candidaturas de Seara e de Gilberto Madail à Federação Nacional de Futebol.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

UM DIA DESTES VÃO QUERER QUE AS VACAS POSSAM IR À ESCOLA

«"O PAN é um partido de causas, que abraça as três grandes causas – humanitária, animal e ecológico-ambiental -, considerando-as inseparáveis", anunciou Paulo Borges, da comissão coordenadora do partido, que assume como um dos objetivos a luta contra "todas as formas de discriminação e violência contra os animais, combatendo o especismo como parente próximo do esclavagismo, racismo, sexismo e classicismo".» [i]

Parecer:

Não é de admirar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

AGRISS

FABER CASTELL