quinta-feira, abril 07, 2011

O país absurdo

Só num país absurdo um Presidente da República afirma na sua tomada de posse que há limites para a austeridade e menos de um mês depois demite o governo e pressiona-o para pedir ajuda financeira internacional.

Só num país absurdo um líder da oposição se opõe a um pacote de medidas de austeridade dizendo que há um limite para a austeridade e dias depois declara a uma agência de informação estrangeira que vetou a proposta governamental porque as medidas eram insuficientemente duras.

Só num país absurdo se derruba um governo legítimo e se dissolve o parlamento por este ter adoptado medidas de austeridade sem ter dialogado e depois se exige que um governo de gestão, sem poderes e sem parlamento onde dialogar apresente um pedido de austeridade.

Só num país absurdo a maioria das “cabeças pensantes” ou, para ser mais preciso, as que as televisões exibem, procuram por todos os meios lançar o país no descrédito para depois chegarem à brilhante conclusão de que os mercado não confiam nele.

Só num país absurdo se negoceia um pedido de ajuda internacional sem governo e em vésperas de eleições, apenas para que o líder da oposição não tenha de explicar como resolve os problemas e porque espera que os credores imponham ao país o seu programa eleitoral e a sua revisão constitucional.

Só num país absurdo numa empresa falida, com uma dívida colossal, sem capacidade de financiamento nos mercados e com o rating da sua dívida ao nível do lixo os seus trabalhadores fazem greve dia sim dia não com o único objectivo de fustigar os seus concidadãos.

Só num país absurdo o presidente apela ao sobressalto social e à adesão a manifestações num contexto social de grande gravidade e com sob ataque dos mercados financeiros e que corre o risco de ir em direcção à bancarrota.

Só num país absurdo os políticos regionais e organizações representativas que não se sabe muito bem como nasceram e quem as promoveu exigem borlas para serviços públicos que cidadãos de outras regiões sempre pagaram.

Só num país absurdo que apesar de ser dos mais pequenos da Europa e tem muitas centenas de autarquias há políticos que acham que resolvem o problema com mais regionalização.

Quem vai negociar o acordo? O Catroga em nome de Cavaco? É o Fernando Lima que vai tentar convencer o Passos Coelho enquanto a dona Maria persuade o Paulo Portas? E o Passos Coelho vai dar conferências de imprensa todos os dias para enunciar as suas condições?

E quem vai assumir as responsabilidades políticas por tudo isto? Esperemos pelas próximas sondagens, pode ser que lhes sai o tiro pela culatra e o país conclua que em vez de ajuda internacional o país precisa de se livrar quem ande na política a pensar pouco nos seus interesses.