quarta-feira, abril 13, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Flor de oliveira na Quinta das Conchas, Lisboa



JUMENTO DO DIA


Pedro Passos Coelho

A versão oficial dos acontecimentos que antecederam a apresentação do PEC IV em Bruxelas assumida por todos e utilizada pelos jornalistas e pelo PSD é a de que entre o líder do PSD e José Sócrates apenas tinha havido um breve telefonema e que Cavaco foi surpreendido. Esta foi a versão dada a conhecer aos portugueses pela liderança do PSD e parra que não restassem dúvidas é o próprio Povo Livre, jornal oficial do PSD, a dar os pormenores.
  
O PSD passou aos portugueses que Sócrates apenas tinha feito um breve telefonema a Pedro Passos Coelho informando-o de que as medidas iam ser anunciadas. A informação foi dada por Miguel Relvas, como se escreve no Povo Livre do passado dia 16 de Março:
 
“Ainda durante a manhã, o secretário-geral do PSD. Miguel Relvas, revelou que o líder do nosso Partido, Pedro Passos Coelho, “foi informado num breve telefonema pelo primeiro-ministro José Sócrates (apenas na quinta-feira à noite)” que o senhor ministro das Finanças apresentaria hoje as medidas”:


Foi, portanto, como o resto do País, apanhado de surpresa."
 
Poder-se-ia pensar que teria sido um lapso de Miguel Relvas ou que este foi o único obreiro da informação, mas não, o próprio Passos Coelho confirma que apenas recebeu um telefonema:

“Eu próprio recebi um telefonema apenas na véspera a avisar que iam ser apresentadas novas medidas.”
  
  
E para que não subsistissem dúvidas Miguel Relvas confirma tudo em conferência de imprensa:
  
“Questionado pelos jornalistas, em conferência de imprensa, na sede nacional Miguel Relvas disse que o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, “foi informado num breve telefonema de Bruxelas, de José Sócrates, na quinta-feira à noite, “que o senhor ministro das Finanças apresentaria hoje as medidas.”
 
  
Portanto, foi um breve telefonema feito a partir de Bruxelas e apenas para comunicar que o ministro das Finanças ia divulgar as medidas do PEC IV, só faltou a hora do telefonema e o número do telefone do Sócrates.
  
O problema é que a mentira tem perna curta e por isso é mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo e numa entrevista com uma jornalista amiga ficámos a saber que Sócrates tinha reunido com Passos Coelho durante quatro horas, isto é, ficámos a saber que num dos temas mais sérios que se colocaram ao país nas últimas décadas Pedro Passos Coelho mentiu para obter benefícios políticos, para fundamentar uma crise política inútil e manteve essa mentira porque Sócrates não se comportou como o Bagão Félix e respeitou a confidencialidade da reunião. Pedro Passos Coelho mentiu ao país e deu provas de uma total falta de ética e de credibilidade política.
  
Afinal quem é o Pinóquio? Cá por mim que anda por um Coelhóquio.
  
 BRINCADEIRA NA ÁGUA



 

 PORTUGAL AJOELHOU

«É triste dizê-lo. Mas as coisas são o que são. Não vale a pena esconder a realidade. A verdade vem sempre ao de cima, cedo ou tarde. Portugal estava a viver, há muito tempo, acima dos seus recursos. O excessivo despesismo do Estado e das famílias, o endividamento, público e privado, o espectro de falências sucessivas e do desemprego crescente, conjugado com a avidez dos mercados especulativos e a pressão das agências de rating, ao serviço dos mesmos especuladores - que poucos ousam contestar -, conduziram-nos à beira do colapso: seria a bancarrota ou o pedido de auxílio ao FEEF (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) e ao FMI (Fundo Monetário Internacional).
  
Foi na quarta-feira passada, 6 de Abril, que José Sócrates e o Governo demissionário foram forçados, pelas circunstâncias, não havia outra alternativa, a dirigir a carta formal de pedido de apoio às instituições monetárias europeias e internacionais. Podia tê-lo feito antes e com menos dramatismo? Provavelmente. Mas um conjunto de circunstâncias adversas, políticas e económicas, em que as culpas estão repartidas, como a história o dirá, precipitou as coisas. A seu tempo, com isenção e transparência, saberemos como tudo se passou.
  
Agora, entrámos numa nova fase, que devemos saber negociar, com inteligência e bom senso, procurando defender do aperto terrível que aí vem - como foi prometido, prioritariamente - os mais pobres, os desempregados, os idosos que recebem pensões de miséria e os jovens da "geração à rasca", abrindo-lhes alguns horizontes. Para isso é preciso que os três pilares sociais, proclamados por Sócrates, não sejam atingidos, nos pontos principais, pelos cortes da austeridade exigidos: o Serviço Nacional de Saúde, a educação pública e a segurança e a dignidade de quem trabalha. Será possível realizar tal objectivo estando Portugal a entrar - como está - em recessão? Tenho as minhas dúvidas. Mas oxalá me engane.
  
O certo é que Portugal entrou no grupo das vítimas dos mercados especulativos: Grécia, Irlanda e agora, Portugal. Sem protestos sérios, até agora, contra a suicidária política europeia. Estamos, aliás, em boa companhia, porque tanto a Grécia como a Irlanda são grandes nações europeias, que muito deram, no plano histórico e cultural, à Europa, e esta muito lhes deve. A partir de agora era bom que nos pudéssemos entender, os três Estados, para o que der e vier...
  
A Islândia - que não faz parte ainda da União, mas pretende entrar - realizou, no domingo último, um referendo perguntando aos islandeses se estavam dispostos a pagar ou não à Holanda e ao Reino Unido, Estados que lhes tinham emprestado dinheiro, por causa da crise. A resposta popular foi não, pela segunda vez. Atenção: é uma opção que pode ser contagiosa para Estados membros da União, em idêntica situação...
  
Mas a verdade é que a questão, antes de ser nacional, é europeia. A subserviência da União face aos mercados especulativos está a tornar-se cada dia mais contestada e impopular. Cada vez vai ser mais difícil de aceitar. Ora, se a União não muda de paradigma, é ela própria que entra em colapso. Os Estados que se seguem, apesar dos protestos em contrário dos respectivos líderes, são: a Bélgica, a Espanha, a Itália e talvez, com alguma probabilidade, a própria França. Quer dizer: a União Europeia aceitando, sem discussão - passivamente -, o domínio dos mercados sobre a política, ao serviço dos especuladores, quase todos americanos, sem regras éticas nem valores, está a contribuir inexoravelmente para a sua própria decadência e talvez mesmo desagregação. É que, reconheça-se: são alguns dos protagonistas, responsáveis pela crise global que começou nos Estados Unidos, que continuam a alimentar, na Europa, a crise e a beneficiar dos grandes lucros que ela lhes trouxe e traz, numa total impunidade.
  
Vivemos num mundo cão, sem menosprezo pelos cães. Por todo o lado encontramos a mesma ganância, a agravar as desigualdades, o desrespeito pelos direitos humanos, o mal-estar social e a difícil governabilidade dos Estados nacionais. A União Europeia está, paulatinamente, a deixar de ser um exemplo, neste nosso mundo tão complexo, a perder todo o antigo crédito e o seu prestígio na cena internacional. Os líderes que dirigem a União deixaram de obedecer aos valores e aos objectivos do projecto europeu e estão a arrastar a actual União, necessariamente, para a desagregação. São líderes que se fotografam tão sorridentes nas cimeiras mas que não ficarão na história, ou se ficarem será com péssimos retratos...
  
As populações europeias, dos diferentes Estados membros, cada vez se tornam mais críticas dos seus dirigentes. Não aceitam que se percam os valores da solidariedade e o idealismo humanista que sempre norteou o projecto europeu. Não toleram uma Europa dividida entre pobres, a roçar a miséria, e ricos, cada vez mais com fortunas multimilionárias, antes impensáveis e escandalosas. Tudo aponta, assim, para que caminhemos para graves rupturas, precedidas de revoltas que cada vez mais serão violentas. A União Europeia também começa a aproximar-se do abismo, sem que os seus dirigentes se queiram aperceber desse perigo tremendo.» [DN]

Autor:

Mário Soares.



  PASSOS COELHO ANEDÓTICO
  
«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta noite na TVI que quer uma maioria clara, "com outras forças políticas, quer com o CDS-PP, quer, eventualmente, com o PS", mas sem José Sócrates.» [CM]

Parecer:

Agora que desce nas sondagens já admite um governo com o PS mas sem José Sócrates, mais um pouco e vai oferecer-se para participar num governo liderado pelo mesmo José Sócrates. Por este andar o Coelhóquio ainda vai propor que o PSD organize um congresso de urgência para escolher um novo líder do ... PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 MORAIS SARMENTO: NOBRE NÃO TEM PERFIL PARA PRESIDENTE DA AR

«Morais Sarmento, antigo ministro de Durão Barroso, defendeu no programa "Falar Claro", da Rádio Renascença, que Fernando Nobre não tem perfil para ser presidente da Assembleia da República.
  
"O lugar de presidente da Assembleia da República, como segunda figura do Estado, levanta-me duas questões. Uma é que Fernando Nobre foi mandatário de Francisco Louça há poucos anos, portanto se me perguntar se me revejo nele como segunda figura do Estado, vejo-o com dificuldade. Por outro lado, arriscamo-nos a ter um menos bom presidente da AR e a perder aquele que poderia ser um óptimo protagonista político na linha da frente", referiu.» [DN]

Parecer:

Bem, por enquanto a questão não se coloca e só a incompetência de Passos Coelho o levou a apresentar um candidato a presidente da AR e ainda por cima recorrendo a uma breve mensagem no Facebook. Ficamos com a sensação de que Passos Coelho julga que está a concorrer a presidente de uma associação de estudantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas eleições.»

 JAPÃO COLOCA FUKUSHIMA AO NÍVEL DE CHERNOBYL

«A Agência de Segurança Nuclear do Japão elevou o acidente na central nuclear de Fukushima do nível cinco para o sete, o grau mais grave na escala dos acidentes nucleares e que anteriormente só se tinha registado em Chernobil.
 
Desde o momento em que o sismo de 8,9 e o tsunami que se seguiu arrasaram a costa Leste do Japão que o governo nipónico tem classificado a situação em Fukushima como nível cinco. Outros países, como a França, diziam que no mínimo era um acidente de nível seis, mas o Japão sempre apelidou estas opiniões de alarmistas. Até ontem à noite, em que as autoridades assumiram tratar-se de um "acidente grave", apenas equiparado ao de Chernobil, destaca o El País.» [DN]

Parecer:

E o problema ainda nem está resolvido para além de nas imediações de Chernobyl não haver uma cidade com as dimensões de Tóquio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver se o Japão resolve o problema.»

 PCP QUER SABER SE A PROSTITUIÇÃO É PROFISSÃO

«Em causa, de acordo com o PCP, está um anúncio do Alto Comissariado da Saúde sobre a utilização do preservativo entre "os trabalhadores do sexo e os seus clientes" e que os comunistas entendem ser contra as posições assumidas pelo Governo sobre a existência ou não de profissionais do sexo e sobre a consideração da prostituição como profissão. "O anúncio é claríssimo na afirmação de que 'não há dinheiro que compense o risco', assumindo claramente que a mulher que ali aparece está à venda", denuncia o PCP, através de um documento enviado ao Ministério da Saúde e ao presidente da Assembleia da República assinado pela deputada Rita Rato.
  
Para os comunistas, "importa pois esclarecer a posição do Ministério da Saúde, o seu comprometimento com esta filosofia e a opção pelo investimento em campanhas que promovem ideologias que o próprio Ministério diz não defender", depois de tanto a tutela como a secretária de Estado para a Igualdade terem afirmado "serem contra a profissionalização da prostituição ou não terem qualquer posição nesta matéria". Nesse sentido, a deputada Rita Rato quer que o Ministério da Saúde responda a quatro questões: "Entende esse Ministério que existem 'trabalhadores do sexo' e que a prostituição é profissão?", "Subscreve o entendimento de que os seres humanos estão à venda, desde que o façam recorrendo à utilização de preservativos?".» [DN]

Parecer:

Estará interessado em lançar mais um sindicato? Recorde-se que nas manifestações da CGTP as prostitutas têm-se feito representar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 PORTUGUESES TRABALHAM 3H53 À BORLA TODOS OS DIAS

«Os portugueses trabalham todos os dias 3 horas e 53 minutos sem serem pagos. Feitas as contas o trabalho não remunerado pesa mais de metade do PIB nacional (53%). A conclusão é da OCDE, que divulga hoje a mais recente edição do ‘Society at a Glance'.
 
Entre o trabalho não remunerado a OCDE inclui as tarefas domésticas, como cozinhar, fazer limpezas ou fazer compras para a casa. Portugal ocupa o quarto lugar do ranking de 30 países analisados.» [DE]
  
 PASSOS COELHO ESTÁ CHEEIO DE DINHEIRO
  
«O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu esta terça-feira, em Paredes, a necessidade de um plano de emergência social para ajudar as pessoas que mais vão sofrer com as dificuldades do país nos próximos três anos.» [CM]

Parecer:

Recordo que quando Ferreira Leite chegou a líder do PSD defendia o mesmo, nessa altura o PSD devia usar o dinheiro das obras públicas com os pobrezinhos. Agora que nem há dinheiro nem obras públicas seria bom que Passos Coelho explicasse como reduz a despesa e fa promessas de mais despesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Coelhóquio se além de se pedir ajuda ao FMI também defende um pedido de ajuda alimentar..»

 UM NOBRE COM POUCA NOBREZA

«Noite fora, no mesmo dia, Nobre jantaria com Passos Coelho, que lhe lançou o dito convite duplo. Foi assim dois dias depois que Nobre esteve com os dois membros do Governo socialista. Nesse jantar "houve uma conversa de avaliação da situação política global", diz Vieira da Silva ao DN, frisando conhecer "há vários anos" Fernando Nobre - "com quem tive contacto relativamente regular" quando esteve à frente do Ministério da Solidariedade Social e Trabalho (Nobre é presidente da AMI).
  
Aí, Vieira da Silva teve ocasião de explicar "o que estava a acontecer" e a linha que o Governo pretendia seguir nos tempos mais próximos. A avaliar pela reacção posterior dos socialistas, o ministro - que não quis dar mais respostas ao DN - terá ficado surpreendido no domingo com o anúncio do convite do PSD para que Nobre fosse cabeça-de-lista por Lisboa. E sobretudo da sua candidatura, também, a Presidente da Assembleia. » [DN]

Parecer:

Isto é, Nobre tira nabos da púcara ao governo já depois de ter sido convidado por Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamentável.»

 SÓ O NOBRE ACEITOU

«"O Dr. Pedro Passos Coelho, penso que nem sequer estou a entrar numa área que possa ser prejudicial, por ele ou por mim, suscitou a possibilidade de eu vir a desempenhar outro tipo de funções. Mas a minha vontade é, e já lha manifestei, insofismavelmente levar o meu mandato em Gaia até ao fim", afirmou Menezes na noite de segunda-feira, durante uma entrevista ao Porto Canal.

O autarca escusou-se a explicar quais as "outras funções" para que terá sido convidado. Depois de Manuela Ferreira Leite e Luís Marques Mendes e António Capucho, Menezes é o quarto ex-líder do PSD a recusar um convite de Pedro Passos Coelho.» [DN]

Parecer:

Parece que Pedro Passos Coelho está a baixar nas apostas internas do PSD e são poucos os que querem embarcar antes das eleições.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aceitam-se apostas em Passos Coelho.»

 PASSOS COELHO CONFIRMA QUE MENTIU

«O líder social-democrata reafirmou que se reuniu pessoalmente com o primeiro-ministro depois de este lhe ter telefonado a pedir o encontro.
  
"Fui ter com ele [primeiro-ministro] a S. Bento para que ele me pudesse dizer de viva voz as medidas que iria apresentar. Não houve nenhuma negociação. Que isto fique bem claro", afirmou Passos Coelho. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Como se terá sentido Passos Coelho a ficar calado enquanto os seus amigos, como Bagão e outros, chamavam mentiroso a Sócrates?
 
O mais grave é que nesta tentativa atabalhoada de desvalorizar a sua falta de ética Passos Coelho volta a mentir. Na ocasião disse que tinha recebido um telefonema de Sócrates a partir de Bruxelas (“foi informado num breve telefonema de Bruxelas, de José Sócrates, na quinta-feira à noite"), agora diz que recbeu o telefonema de Sócrates e foi-se reunir com ele em São Bento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte ao próprio.»

 MAIS UM TACHO PAR ANTÓNIO BARRETO

«"O Presidente da República assinou hoje um despacho nomeando o doutor António Barreto como presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que, no ano de 2011, terão como sede a cidade de Castelo Branco", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

  
António Barreto já presidiu à Comissão Organizadora em 2009 e 2010, anos em que as comemorações decorreram em Santarém e Faro, respectivamente. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Soma e segue desde que aderiu ao cavaquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Barreto quanto anda a ganhar.»

 FERNANDO NOBRE ELIMINA PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK
 
«A página que Fernando Nobre criou no Facebook para as eleições presidenciais foi encerrada ontem, depois de ter sido invadida com comentários de eleitores desiludidos pela candidatura anunciada para as legislativas, nas listas do PSD. Hoje, foi a vez de o presidente da AMI apagar o perfil pessoal na mesma rede social.» [Público]

Parecer:

Coitado, agora não pode trocar mensagens de chat com o Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso condescendente.»



  HEAVENMAN
  






 BIC


IMAGEM DO DIA
  

[Khaled Abdullah/Reuters]

«COLLECTING: A boy collected recyclable materials as soldiers stood in line during a demonstration demanding the ouster of President Ali Abdullah Saleh in Taiz, Yemen, Monday. Mr. Saleh rejected a proposal by Gulf Arab nations that he step down before the end of his term in 2013.» [The Wall Street Journal]