segunda-feira, julho 11, 2011

O mísero professor e a análise económica


Os bons professores são os que tornam simples o que é complexo, os que em vez de tornarem os seus conhecimentos opacos para o comum dos mortais optam pela humildade de os tornar acessíveis aos outros. Mas um Presidente da República não exerce funções de docente por mais que essa experiência tenha sido invocada como vantagem competitiva nas eleições presidenciais, Cavaco Silva é Presidente da República e enquanto tal fala para cidadãos iguais a si e não para idiotas que nada percebem de análise económica.

Não faria sentido se um Presidente da República fosse médico e quando questionado por um jornalista sobre uma questão de política de saúde o mandasse estudar patologia clínica ou anatomia humana. Se assim fosse, o exercício da cidadania do qual resulta a possibilidade de questionar um Presidente da República sobre as suas posições estaria condicionado à posse das habilitações académicas. Os portugueses não elegeram Cavaco para ser professor de análise económica.

Elegeram-no para presidir e o exercício desse mandato pressupõe a obrigação de explicar as suas posições. Mas não é isso que Cavaco Silva tem feito, quando se sente incomodado manda os seus interlocutores ir fazer qualquer coisa que os ajudem a percebê-lo, Cavaco não se engana os outros é que não leram o seu site ou não foram à Biblioteca Nacional ler os seus artigos, os outros é que não percebem nada de análise económica de que Cavaco parece ser o único português a saber.

É pena que o jornalista a quem Cavaco respondeu mandando-o estudar análise económica não lhe tenha sugerido que fosse estudar ciência política ou mesmo jornalismo. Se Cavaco Silva tivesse estudado jornalismo saberia que os países em memória e que quase tudo o que diz fica registado em arquivos acessíveis na qualquer cidadão. Pode apanhar alguns portugueses distraídos quando os manda ler as suas obras completas, mas não tem a mesma sorte quando estão em causa intervenções que fez enquanto presidente, estão acessíveis através do Google ou mesmo do Youtube. Se tivesse estudado ciência política saberia que todas as intervenções que fez sobre os mercados são de cariz político e não carecem de quaisquer conhecimentos de análise económica.

Na República que somos Cavaco não está acima dos outros e deveria ser mais humilde, assumindo as consequências das suas estratégias políticas em vez de se refugiar através de paredes opacas de supostos conhecimentos. Até porque fica mal a um Cavaco que durante a campanha disse de si próprio ser um mísero professor vir agora mandar os outros estudar análise económica.

O mesmo Cavaco Silva que enquanto candidato presidencial e questionado sobre negócios familiares invoca o estatuto de mísero professor que nada sabia dessa coisa de acções com nomes escritos em inglês manda os outros estudar análise económica para perceberem declarações que qualquer analfabeto ouviu sem ter sentido dificuldades de compreensão.