sexta-feira, julho 15, 2011

A política económica do meu pequeno Soares dos Santos

Por aquilo que vou assistindo neste país cada vez mais me convenço de que o merceeiro da minha rua daria um excelente ministro das Finança, sei que a quarta classe nada é contra doutoramentos em universidades de segunda da América do Norte ou perante as cátedras do ISEG, mas os resultados seriam os mesmos e os discursos introdutórios não seriam piores, até estou certo de que o meu pequeno Soares dos Santos daria melhor explicação para um desvio colossal.

Se eu perguntar ao meu pequeno Soares dos Santos como superaria uma situação de aperto financeiro não tenho a menor dúvida de que responderia dizendo que amentaria o preço dos produtos básicos que mais vende, como o pão ou o leite. Assim teria a certeza da eficácia da sua medida pois os cliente não podem deixar de consumir estes produtos. Se aumentasse, por exemplo, o preço dos refrigerantes, é muito provável que os clientes passagem a beber água às refeições ou optariam por beber cerveja. Assim, ainda que fizesse todo o sentido aumentar produtos que não são tão importantes e que são consumidos em maior quantidade pelos clientes que têm mais posses o meu merceeiro é esperto suficiente para saber que estes clientes poderiam deixar de ir à mercearia, são os clientes mais pobres que não têm meios para ir mais longe comprar os produtos essenciais.

Se insistisse com o me pequeno Soares dos Santos para que ele questionasse a possibilidade de em vez de aumentar os preços reduzir nos custos ele responder-me-ia com a sabedoria de quem pensa de forma pragmática, se, por exemplo, desligasse a ventoinha, algumas lâmpadas e reduzisse o frio no frigorífico é verdade que pouparia algum, mas não só a conta da EDP só chegaria dois meses e até haveria a possibilidade de a fornecedora de electricidade proceder a uma correcção da média e em vez de a factura diminuir acabar por aumentar em função das novas estimativas que não tiveram em conta os cortes resultantes da poupança. E nada lhe garante que o mês de Agosto venha a ser muito quente obrigando-o a ligar o ar condicionado, podendo suceder o inverso no Inverno o que o levaria a consumir mais energia com aquecimento.

Se convidasse o meu merceeiro para ministro das Finanças não tenho a mais pequena dúvida de que a sua imensa sabedoria teria o mesmo resultado que os altos estudos do ministro Vítor Gaspar e mais euro menos euro o seu programa económico seria mais ou menos o mesmo. Um programa muito pragmático e sem correr grandes riscos.

O problema do meu pequeno Soares dos Santos é que corre o risco de matar os seus clientes e em vez de beneficiar do aumento oportunista dos preços vai à falência porque deixa de lhes vender, sabedoria mais ou menos o mesmo que aconteceu ao outro compadre que estava habituando burro a deixar de comer e quando o bicho já estava habituado a tão lucrativa dieta morreu de forma inesperada e surpreendente. É no que podem dar os raciocínios de um merceeiro.