domingo, julho 31, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Amanhando as redes, Vila Real de Santo António
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Peniche [P. Santos]
   
Jumento do dia

Jorge Silva Carvalho, ex-agente secreto e assalariado da Ongoing
  
Este senhor começa a ficar divertido, primeiro diz que mandou informações para a Ongoing e que as mandou por email a partir de casa. Depois acrescentou que cumpriu ordens superiores deixando no ar a insinuação de que a ordem poderia ter partido de Sócrates. Agora vem dizer que não enviou nada para a Ongoing.
 
Este senhor é tão divertido a contar histórias que quase se confunde com as personagens de uma anedota que ele próprio inventou. Não serão necessárias muitas investigações, qualquer português começa a ficar com a impressão de que está enterrado até ao pescoço.
 
Agora ficaremos à espera que o senhor mostre o email com informações mandou a uma empresa e que nos diga quem o autorizou. Assim ficaremos a saber que o homem fala verdade e quem beneficiou das investigações da secreta.
 
«O ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, garantiu este sábado que "não enviou informação do serviço de informações para a Ongoing, nem nunca tal afirmou".» [CM]
  
 Uma pergunta a Passos Coelho

Se o PSD equaciona a hipótese de reduzir a dez dias por anos as indemnizações dos despedimentos e não adopta o mesmo critério para os deputados e propõe que o subsídio de reinserção atribuído aos deputados que abandonam as lides parlamentares seja substituído por uma indemnização de dez dias por cada ano de trabalho parlamentar efectivo?
 
Julgo que mesmo esses dez dias são um excesso pois ao contrário dos desempregados muitos dos deputados exerceram o cargo em acumulação com actividades e se todos soubéssemos das actividades declaradas para efeitos fiscais seriam muitos mais.

 O Jumento é lido no gabinete de Passos Coelho
 
Ainda ontem O Jumento comparava o ordenado dos motoristas de Passos Coelho com o jovem de 21 anos, provável condutor de Fórmula 1, contratado pelo secretário de Estado da Cultura por quase tanto quanto o gabinete do primeiro-ministro paga aos seus três motoristas. Parece que a coisa caiu mal no gabinete e os nomes foram retirados da página governamental.
 
Passos Coelho prometeu divulgar as nomeações numa página e ficou "agarrado" a uma promessa que cedo deixará de cumprir, é evidente que vai ser vítima da sua promessa e ou os portugueses vão saber coisas que ele não quer que se saibam ou elimina a página.
     
 

 O acesso às contas dos assessores

«Democratizou-se um bocadinho mais um direito inalienável: a cusquice. Ontem, os recém-nomeados pelos ministros - chefes de gabinete, assessores, adjuntos, secretárias, motoristas... - consultavam, tal como os restantes portugueses, o novíssimo site oficial com as nomeações. Mas nos ministérios fazia-se análise comparativa: "Ora deixa-me lá ver quanto é que o Gonçalo, que foi para a Saúde, ficou a ganhar...", dizia o Xavier, que foi para a Defesa Nacional. O dia foi de passo em frente porque, antes, as nomeações só vinham no Diário da República. Este obrigava à quase profissionalização da curiosidade: tinham de ser lidas centenas de despachos, separar os louvores e as exonerações, para no meio de tanta parra saber das nomeações. Agora, com meia dúzia de cliques tem-se a lista completa, as funções e, sobretudo (para o cusco), quanto ganha cada um. E é essa questão que pode causar algum distúrbio entre os apoiantes do novo Governo, até ontem unidos pela vitória e pela sorte de terem sido escolhidos pelos ministros. É que para a mesma função há diferenças significativas de ordenado. Sempre houve, e bem, porque os membros dos gabinetes ministeriais são como o género humano em geral: cada um é um caso. O problema é que com a transparência actual vai ser imediatamente notório esse factor de inveja. Não posso dizer, desde ontem, se alguns nomeados ainda têm o Governo sob estado de graça. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
      

 Suazilândia: doentes com SIDA acompanham medicamentos com estrume de vaca

«Doentes com Sida na Suazilândia estão a comer estrume de vaca para acompanhar a medicação que tomam. Neste momento, o país atravessa uma situação terrível de seca e fome. Como é preciso haver algo no estômago para os anti-retrovirais assentarem, os doentes por vezes recorrem a essa solução última, misturando o estrume com água.
 
Quem fez a denúncia foi Joseph Souza, deputado pela divisão administrativa de Lugongolweni. Membros do governo criticaram-no logo, mas ele não recuou: "Afirmo que algumas pessoas em medicação anti-retroviral andam a comer estrume de vaca, e existe ampla evidência desse facto. Podem vir aqui e confirmar vocês próprios", disse a jornalistas.» [Expresso]