quinta-feira, junho 07, 2012

Ideólogos do lambe peidismo nacional


Neste imenso aquário cheio de predadores oportunistas em que o nosso pobre país está transformado há uma espécie que revelou uma capacidade notável para a sobrevivência e multiplicação, são os chamados limpa-fundos que se especializara em comer a caca dos outros. O seu sucesso tem sido tão grande que têm desenvolvido uma nova ideologia, não tem nada que ver com o neo-linberalismo, odeia o comunismo ou a social-democracia  e tenta conviver o melhor possível com a democracia cristã, o lambe peidismo nacional.
  
Entre os seus icons estão merceeiros bem sucedidos, falsos vice-presidentes da Goldman Sachs que depois de despedidos do banco e do FMI ganham uma pequena fortuna sem que ninguém perceba muito bem qual é o seu trabalho, enfim, se o gabinete fosse ali para os lados do Conde Redondo seria mais fácil de perceber. Uma das maiores manifestações colectivas de lambe peidas foi quando o merceeiro holandês decidiu provocar os trabalhadores portugueses oferecendo 50% de descontos no dia 1.º de Maio.
  
Os nosso lambe peidos nem se lembraram que a guerra do merceeiro não era com a CGTP, como se sabe a CGTP é uma central sindical e ainda não explora o negócio das mercearias, a guerra era com outro icon dos nossos lambe peidos, o empresário Belmiro de Azevedo, pai de outro icon dos nossos ideólogos intestinais, assim como um velho amigo de Belmiro e companhia nas lides da PT, o agora banqueiro inglês. Os nossos lambe peidas comportaram-se como os tais limpa-fundos e não resistiram a comer a caca mal ela saiu do traseiro do merceeiro e nem se lembraram que estavam a apoiar um golpe baixo contra o Belmiro.
  
É por isso que nenhum destes lambe peidas voltou a aparecer em defesa do merceeiro holandês, apesar de o Pingo Doce ter lançado mais campanhas de grandes descontos, a última das quais está a decorrer hoje. Mais uma vez o merceeiro holandês usou uma táctica de guerrilha e em vez de fazer possibilidade usou os jornalistas amigos para lançarem a grande notícia, que o bondoso patrão do António Barreto dava descontos de 50% nos produtos nacionais nos dias de Corpo de Deus e no Dia de Portugal.
  
É estranho que desta vez os lambe peidas não tenham vindo a elogiar o merceeiro porque depois de ter enfrentado Marx foi mais longe e enfrentou Deus, ou porque foi brilhante a ideia dos descontos nos produtos tuga. Algum mais atrevido até poderia ter sugerido que o merceeiro desse um desconto no lombo de porco se a selecção do Paulo Bento vencesse a Alemanha. Mas não, desta vez os lambe peidas ficaram caladinhos, talvez porque lhes tenha corrido mal a digestão da última vez que comeram os petiscos intestinais do Soares dos Santos. Fizeram bem, pois o merceeiro holandês é um vcelho sabido e os descontos nos produtos lusos aplicam-se apenas a algumas marcas, pouco mais do que à água do Luso.
  
Ou talvez se estejam a guardar para lamber a peida do Paulo Bento se este vencer a Alemanha, vão descobrir aí mais um motivo para acreditarmos que 2012 é o ano da mudança, que no segundo semestre já há crescimento e criação de emprego e que em 2013 vamos ter uma manifestação de investidores junto à fronteira de Badajoz apelando ao Gaspar para que vá ao mercado pois estão ansiosos por nos emprestar dinheiro ao preço da uva mijona. Até lá vamos lendo as crónicas dos lambe peidas nos nossos jornais, pois os amigos do Relvas adoram ter lambe peidas a escrever nos seus jornais.