sexta-feira, junho 08, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Petinha-dos-prados [Anthus pratensis], Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Sobreiros na aldeia de Monsanto [A. Cabral]
     

Jumento do dia


Humberto Coelho, vice-presidente da Marcha da Mouraria
   
Humberto Coelho decidiu falar em futebolês político para dizer aos portugueses umas baboseiras dignas de quem treinou tanto que acabou a raciocionar com a barriga das pernas. O homem chegou à brilhante conclusão de que os passeios de charrete desse rancho folclórico em que está transformada a selecção nacional de futebol não custam um tostão aos protugueses, aliás, todos nós malandros ainda ficamos com o dinheiro que os jogadores, que até estão no estrangeiro, vão pagar em impostos.
  
Portanto, para o senhor Humberto há uma máquina de produção de riqueza que decidiu financiar a selecção e desse dinheiro algum fica nos cofres do Estado e vai parar às mãos dos portugueses porque os coitados dos jogadores ainda pagam impostos. Como é que isso sucede? É tudo graças ao prémio de participação. Agora ficamos à espera que Humberto Coelho nos diga quem pagou as despesas na fase da preparação e nos jogos de acesso à fase final, bem como de todas as selecções.
  
Depois da de Humberto Coelho foi a vez de Eduardo vir dizer que se as coisas correrem mal os jogadores assumirão as responsabilidades. Isto é, o Humberto fala de dinheiro, o seleccionador esconde-se e é um suplente que vem garantir que se tudo correr mal os jogadores virão assumir as responsabilidades, como se fossem os jogadores a preparar a equipa como se fosse a marcha da Mouraria.
 
O Super Relvas

Já havia o Super Mário nos jogos de computador, agora temos um Super Relvas nos jogos da política, desde que foi declarado morto e pronto para ser definitivamente enterrado Miguel Relvas parece ter ressuscitado, o homem faz acordos com as autarquias, anuncia programas para jovens, reúne com patrões, está em todo o lado, desde há vário semanas que parece que no governo só há Relvas.
 
Parece que Passos Coelho descobriu em Relvas o grande comunicador de que o governo precisava e agora corre o risco de ver o país apaixonar-se pelo doce Relvas.

Um governo de salvação nacional?

Só se nele não participarem Paulo Portas e Passos Coelho, o primeiro por ter estado ausente no momento em que tinha de dar a cara, o segundo por falta de prepração para exercer cargos de responsabilidade a não ser em empresas do Ângelo Correia.

Vítor Gaspar para comentador desportivo!

O mundo de futebol nacional está a precisar de optimismo, está na hora de chamar Vítor Gaspar para fazer previsões futebolísticas, haja alguém capaz de dizer que vamos ganhar aos alemães por seis a zero e que em 2013 estaremos em condições de ser campeões do mundo.
     

Vamos todos para a rua!

«"Estou profundamente chocado. Apetecia-me dizer: vamos todos hoje para a rua. Não vamos fazer tumultos, vamos fazer democracia", disse D. Januário Torgal.
  
Em causa estão declarações de Passos Coelho sobre a forma como os portugueses enfrentam a austeridade. "O povo português tem sido extremamente paciente na forma como enfrentou as dificuldades, incluindo o desemprego", afirmou Passos Coelho na terça-feira. D. Januário Torgal encara as declarações como um "obrigado" a um povo "tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico".» [CM]

Parecer:

Ao que isto chegou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Passos Coelho que comece a preparar planos para a sua saída do governo.»
  
E o cardeal propõe revolta cultural contra a crise

«"Essas reflexões vão na linha, não de nos pronunciarmos sobre soluções políticas e técnicas, mas de alertar toda a Europa para o facto de que com a adulteração cultural que se tem realizado, no centro da qual deveria estar a pessoa humana na sua dignidade e na sua vocação de fraternidade, sem uma revolta cultural, a Europa poderá encontrar soluções precárias, mas não a solução", afirmou.» [DN]

Parecer:

Parece que desta vez a direita exagerou e até perdeu o apoio da igreja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
A Espanha a caminho do lixo

«A agência norte-americana Fitch baixou hoje o ‘rating' de Espanha em três níveis, de ‘A' para ‘BBB', dois níveis acima da classificação considerada ‘lixo', mantendo o ‘outlook' (perspectivas de evolução) negativo, o que indica que pode voltar a baixar a nota da dívida espanhola.» [DE]

Parecer:

Onde já vimos isto?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resgate a Espanha.»