domingo, junho 17, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Azulejos do Martinho da Arcada
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Alcochete [A. Cabral]
     

Jumento do dia


Cavaco Silva, presidente
  
De um presidente, mesmo quando escrito com letra pequena como Cavaco merece, espera-se isenção em relação aos jogos partidários no parlamento, mesmo sendo evidente que uma crise política não faria sentido o presidente deve respeitar o direito dos partidos de actuarem de acordo com o programa em que os seus eleitores votarem, em última análise o presidente deve respeitar estes eleitores.
  
De qualquer das formas a intervenção de Cavaco tem o mérito de nos dar a entender que o presidente está preocupado com o país, isso não aconteceu em  muitos momentos quando o governo era outro e Cavaco com os seus discursos e os seus adjuntos com mentiras e conspirações faziam tudo para criar uma crise política.
  
Ainda bem que Cavaco já percebeu que num ambiente de crise financeira internacional só um demente cria condições, deseja, promove, estimula ou ajuda a uma crise política. Só é pena que o tenha percebido com mais de um ano de atraso, o país precisa de governantes e políticos com o pensamento menos lerdo.
  
«O Presidente da República afirmou hoje que a moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP “é um direito constitucional”, mas considerou ser “de toda a importância para o país” preservar a “estabilidade política”.

Cavaco Silva, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia oficial do projeto “Windfloat”, uma plataforma flutuante de energia eólica offshore instalada a seis quilómetros da costa da Póvoa de Varzim, afirmou que a moção de censura ao Governo apresentada na sexta-feira pelo PCP deve ser encarada “com toda a normalidade” por se tratar de um direito constitucional dos partidos com assento na Assembleia da República.» [i]


 Picnique no Terreiro do Paço

Fica bem ao Continente organizar grandes picniques para os seus clientes, promovendo um grande espectáculo com o melhor cantor pimba da actualidade. Um pouco mais questionável é dizerem que se trata de uma festa dedicada à produção nacional pois é sabido que para as redes de distribuição o nacionalismo é coisa que não pesa nas contas de lucros e perdas.

Mais questionável é que Lisboa empreste ou alugue a sua principal praça, novinha em folha e com as obras acabadinhas de fazer, ninguém imagina a Grand Place de Bruxelas reservada para a festa de um produtor de tremoços ou a Trafalgar Square reservada para  a festa dos clientes de uma marca de comida para cachorros. Ainda por cima quando se sabe que uma boa parte do lixo da cidade se acumula nas ruas. Parece que o autarca tem recursos para limpar a merdinha do Belmiro e não os tem para manter a cidade minimamente limpa.

Por se falar no Terreiro do Paço é bom recordar o comportamento indecente da CM de Lisboa nas últimas obras que fez na praça, compreendo que o dr. António Costa deteste o dono do Martinho da Arcada, o homem fez um exercício de liberdade de expressão e criticou publicamente as obras do Terreiro do Paço. Parece que o autarca de Lisboa não gostou e agora montou-lhe o estaleiro à porta, desrespeitando as mais elementares regras de segurança e higiene pública.

Os clientes e empregados do Martinho da Arcada tiveram que sofrer com poeiras permanentes, nuvem de pó resultante do corte de pedra e brarulhos insuportáveis, tudo feito a céu descoberto e sem a mais pequena preocupação com a segurança dos lisboetas. Do outro lado da praça, onde se situam os restaurantes finos de amigos do autarca as coisas foram feitas com muito mais cuidado, os restaurantes até tiveram direito a barreiras bonitas decoradas com fotografias.

Enfim, sempre há um aspecto positivo em tudo isto, estes comportamentos sempre dão um toque medieval à praça onde no passado se queimavam os que não abraçavam as crenças dominantes ou que diziam a mais pequena blasfêmia.

PS: O Zé está de parabéns, permitiu no o Terreiro do Paço o que mandou demolir no Campo Pequeno.
 
O grande amigo da Póvoa do Varzim

«- Aníbal António Cavaco Silva – Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro: “O atual Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal António Cavaco Silva, foi, quando Primeiro-Ministro, um grande amigo da Póvoa de Varzim, cidade que visitou no tempo do anterior Presidente da Câmara, tendo então contribuído para a resolução de problemas estruturais da cidade”;
  
 - Leões da Lapa Futebol Clube – Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro: “O Leões da Lapa Futebol Clube completou, em Janeiro do corrente ano, meio século de dedicação à causa da animação cultural e da dinamização social e desportiva do bairro sul da Póvoa de Varzim. É, depois das 3 grandes coletividades da cidade, a mais antiga – nasceu em Janeiro de 1962, antes, portanto, do início da profunda transformação urbanística e social operada na cidade”;»
  
Cavaco Juntou-se aos Leões da Lapa Futebol Clube para receber das mãos de um camarada local do PSD a Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro, ao que parece por ter sido um grande amigo da Póvoa quando era primeiro-ministro.
  
O problema é que por aquelas bandas ninguém se recorda de um gesto de amizade da parte do então primeiro-ministro e as únicas vezes que por ali passou foi em campanha eleitora. Não admira que os poveiros o tenham assobiado, Peniche fica um pouco mais para sul.

Alguém que ame o Ministério Público

Paula Teixeira da Cruz deveria explicar o que é isso de amar o Ministério Público e o que é que tem a justiça ou a democracia que ver com amores desse género. Parece que esta ministra tem uns tiques que a conduzem sempre a valores próprios de regimes ditatoriais, nesses sim que a justiça é gerida por amores corporativos. 
  
Na democracia a justiça funciona melhor com competência, dignidade e honestidade do que com amores corporativos.

Cavaco Silva deveria defender o apuramento da verdade no BPN

Teixeira dos Santos levantou a questão de saber quem beneficiou da fraude do BPN. É positivo que o faça, mas deveria ser Cavaco Silva a fazê-lo, não só porque é Presidente da República, mas porque foram os seus amigos os vigaristas e os principais beneficiados e ele próprio ganhou dinheiro muito facilmente negociando acções da SLN fora do mercado e tendo como intermediário o principal vigarista do BPN.

De um Presidente honesto e isento é de esperar que exija que o país não se contente com mini casos judiciais ou que a verdade se esconda atrás dos códigos, de um Presidente isento espera-se que exija que se saiba toda a verdade e toda a verdade é saber quem ganhou dinheiro fácil com o BPN ou quem fez negócios com acesso facilitado aos dinheiros do BPN.

Se é para se levar o caso BPN até ao fim que a ministra quer escolher para PGR um apaixonado pelo MP então que venha esse pinga amor da justiça.

China manda mulher para o Espaço


Está a ir mais longe, da última vez que mandou uma mulher para muito longe enviou a Ana Maria, a anterior presidente da EDP renováveis, para o Brasil.
     

Oportunismo é...

«O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, espera que da conferência das Nações Unidas Rio+20 saia um impulso para uma transição mundial para uma "economia verde" e elogia a política energética seguida em Portugal nos últimos anos.» [CM]

Parecer:

Um primeiro-ministro nada ter dito sobre o que pensa em matéria de energia, boicotar o que o seu antecessor fez e agora aproveitar-se do trabalho que os outros fizeram para se auto elogiar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
Longevidade de um rei é...

«Nayef bin Adbulaziz, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, morreu este sábado num hospital no estrangeiro, aos 78 anos, segundo um comunicado da família real saudita.» [CM]

Parecer:

O príncipe herdeiro falecer de morte natural aos 78 anos e antes do rei.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que encontre um paraíso cheio de virgens e de terroristas.»
  
Cavaco assobiado

«Dezenas de populares concentraram-se hoje em frente à porta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, manifestando desagrado pela presença do Presidente da República no concelho.» [DN]

Parecer:

Mereceu a assobiadela!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quem não quer urso não lhe veste a pele.»
  
Sindicalismo soviético

«O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) afirmou hoje que "dificilmente" o próximo Procurador-Geral da República poderá ser alguém fora do Ministério Público.» [DN]

Parecer:

Só num país comunista ou em ditaduras do tipo corporativo as corporações politico-sindicais como o falso sindicato dos magistrados, um sindicato que raramente se ocupa das questões laborais dos seus associados e tem uma grande apetência por poder e patrocínios generosos, se ocupam da nomeações dos cargos estatais.

Porque será que o sindicato está tão empenhado na nomeação de um alto dirigente da justiça? Depois daquilo a que assistimos começa a ficar-se com a impressão de que há por aí quem olhe para o MP como uma espécie de braço armado.

Andam, andam e ainda vão defender que o Procurador-Geral seja por inerência o último presidente do sindicato. É de esperar que a ministra faça o frete, este sindicato foi importante na estratégia de poder da direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
Jerónimo de Sousa ridículo

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje as declarações do PS sobre a moção de censura, e desafiou os socialistas a fazerem uma opção e a assumirem se estão a favor ou contra a política do Governo.

"O PS tem de fazer uma opção e não pode continuar em cima do muro. Nesse sentido, as declarações [socialistas após o anúncio da moção] não foram muito felizes. Mostram uma grande hesitação, confusão e acima de tudo uma grande cumplicidade com esta política, particularmente com o pacto de agressão", afirmou Jerónimo de Sousa, à margem da manifestação da CGTP que decorreu hoje à tarde em Lisboa.» [DN]

Parecer:

É a Jerónimo de Sousa que Passos Coelho mais deve o lugar de primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
Há medo na Madeira diz o candidato à liderança do PSD

«O único rival assumido de Alberto João Jardim no PSD-Madeira quer forçar o presidente do Governo Regional e líder histórico dos sociais-democratas locais a respeitar os "princípios democráticos" na região e exige que dê o exemplo dentro do próprio partido.
  
"Estão a preparar uma sucessão por delegação" para o lugar de líder e "dar o facto por consumado". Presidente da Câmara do Funchal há 16 anos, Miguel Albuquerque não aceita outro cenário que não seja haver um congresso do PSD-Madeira em abril de 2013, respeitando os estatutos do partido, para poder ir a votos.
  
Ao Expresso, Miguel Albuquerque fala de um clima de intimidação que se vive na região. "Há ameaças. Foram proferidas. E são óbvias". O autarca diz que não é isso que o fará desistir da corrida à liderança do partido. "Quem é que tem medo? Estou todo a tremer, veja lá. Eu estou aqui, estou sozinho e dou a cara". » [Expresso]

Parecer:

Há mais de 30 anos que o PSD local provoca medo aos que não são do partido do poder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»