domingo, junho 10, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


   
Drogaria São Domingos, Baixa, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


"Lanzuda" [A. Cabral]
     
Jumento do dia


Rui Rio

Rui Rio considera que nas autarquias endividadas não deveriam realizar-se eleições, isto é, parece considerar que a democracia não funciona em situações de crise financeira. Esperemos que Rui Rio não venha a defender a mesma solução para o país pois há quem chame a isso uma ditadura.

«O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, defendeu hoje que as autarquias muito endividadas deveriam ser geridas por uma comissão administrativa e não ter eleições.
  
Rui Rio falava na Curia, distrito de Aveiro, como orador convidado da 2.ª universidade do poder local, organizada pelo PSD Nacional, JSD Nacional e Grupo Europeu do PSD (GEPSD), em que abordou questões relacionadas com os orçamentos municipais.
  
"Quando uma câmara está excessivamente endividada, quem vier depois a ganhar eleições não tem margem para tomar qualquer decisão política. As câmaras endividadas não deviam ter eleições, mas sim uma comissão administrativa para a gestão corrente, até estarem equilibradas", defendeu.» [DN]

A medalha da quota do CDS


Apesar desta coisa das medalhas já ter sido desvalorizada ao ponto de um dia destes só o cavalo da estátua do D. José, no Terreiro do Paço, não recebeu uma medalha ou uma comenda presidencial, talvez depois de todos os amigos e conhecidos de Cavaco Silva terem sido medalhados talvez chegue a vez do impávido equídeo em bronze. Há mais medalhados em Portugal do que ganhadores do segundo prémio do Euromilhões, com vantagem para os segundos pois se os primeiros quiserem ganhar meia dúzia de tostões terão de estar um bom par de horas ao sol na Feira da Ladra.
  
Não me surpreendeu a entrega de uma comenda a António Barreto, o sociólogo há muito que é um cavaquista e tem prestado muitos e bons serviços à direita com a sua conversa mole. Mas entregar uma medalha a Lobo Xavier?
  
O conhecido advogado centrista do norte tem-se safado bem na vida mas está longe de poder dizer que o país lhe deve o que quer que seja do que um par de bitaites na Quadratura do Círculo. Que se saiba o homem não é amigo de Cavaco, não mora na Quinta da Coelha, não escreveu nenhum livro para a Fundação Soares dos Santos, nem sequer trabalhou alguma vez como caixa ou repositor de um Pingo Doce.
  
Nada explica a medalha a não ser a existência de uma quota de medalhas para os partidos do governo e sabendo-se que os militantes do CDS são tão poucos que não enchem um submarino e mal preenchem a sombra de um sobreiro, só isso explica esta medalha.  Lobo Xavier terá recebido uma medalha por conta da quota do CDS.


Espanha recebe primeiro resgate

A Espanha e a UE tenta limitar a crise financeira espanhola ao seu sistema financeiro, ignora a crise financeira do Estado com o receio das consequências para a zona euro do reconhecimento da quase bancarrota espanhola. Mas o facto é que a economia espanhola não cresce, o desemprego está acima dos 20% e continua a crescer e o défice do Estado está longe de se considerar controlado.
   
Depois de uma fase em que se exigia aos países que exigissem o resgate para depois se sujeitarem ao castigo decidido pelos alemães a Europa tenta agora iludir a crise falando de um sucesso português que ninguém vê e negando as dificuldades do Estado português que está a pagar juros sobre a nova dívida acima dos 6%, nível que torna a dívida insustentável.
  
A verdade é que com os juros acima dos 6%, o défice longe de ser controlado, a notação da dívida espanhola à beira do lixo e com o acréscimo sofrido pela dívida soberana espanhola em consequência deste resgate da banca um segundo resgate ao Estado espanhol está mais perto do que nunca, tudo dependerá dos mercados e dos juros exigidos quando a Espanha pretender financiar-se, se estes juros continuarem acima dos 6% a Espanha não sobrevive.
  
Por cá os fundamentalistas da política económica da extrema-direita parece que só são defensores da austeridade brutal quando aplicada aos portugueses, receiam que em Espanha ocorra a redução das importações que ocorreu em Portugal. Enfim, gente cheia de bons princípios.

Pobre Europa

A Grécia pede ajuda.
A Irlanda pede ajuda e diz que é melhor do que a Grécia.
Portugal pede ajuda e diz que é melhor do que a Grécia.
A Espanha pede ajuda e diz que é melhor do que Portugal., Irlanda e Grécia.
A Alemanha diz que é melhor do que todos os outros.
    

Bispo responde a golpe baixo

«O Bispo das Forças Armadas diz--se vítima de um “linchamento público” devido a ter criticado, na última quarta-feira, o primeiro-ministro.
  
Em declarações ao i, D. Januário Torgal garante serem “falsas” as notícias de ontem, que deram conta de que ganha quase 4500 euros por mês – ordenado superior ao de um deputado e o equivalente a nove salários mínimos nacionais. “É totalmente falso. Ganho pouco mais de 2500 euros”, garante o bispo, acrescentando que “metade” da sua reforma vai para o Estado. “Depois de uma vida inteira a trabalhar, praticamente metade do que ganho vai para o Estado, que depois não sabe gerir esse dinheiro: vai para espiões e para empresas privadas”, critica.
  
O bispo garante ainda que uma reforma de 2500 euros “depois de décadas de trabalho” não “é nenhuma fortuna” e que a maior parte da pensão que aufere diz respeito aos anos em que foi professor assistente e regente na Faculdade de Letras do Porto. “Fui professor desde Fevereiro de 1971 e até 1989. Saí quando entrei para as Forças Armadas”, explica. Ontem, o “Correio da Manhã” adiantava que, além da reforma, D. Januário Torgal tem também direito a um conjunto de regalias – como um gabinete de apoio, carro, motorista, secretária e telemóvel. “O que também é completamente falso”, assegura o bispo. “Quando pedi a reforma, há quatro anos, abdiquei de tudo isso e nunca tive, sequer, secretária ou motorista”, diz, acrescentando: “E não sou nenhum herói por abdicar dessas regalias. Fiz aquilo que qualquer cidadão deve fazer.”» [i]

Parecer:

Quem respondeu às críticas do bispo é, no mínimo, um bandalho fascista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Miguelk Relvas se foi ele que encomendou o trabalho sujo.»
  
TGaspar tira o tapete a Relvas na privatização da RTP

«Miguel Relvas e Vítor Gaspar vão partilhar a decisão sobre quem vai ficar com um canal da RTP. O objectivo, assumido pelo primeiro-ministro no último debate quinzenal, é ter pronta toda a legislação necessária até ao final do ano para lançar o concurso em 2013. E se Miguel Relvas fica com a “condução política” do processo terá do lado das Finanças a “condução técnica”.
  
A oposição pôs em causa o papel de Miguel Relvas na privatização da RTP no último debate quinzenal e o primeiro-ministro afirmou que o ministro-adjunto não sairia do comando das operações. Mas ontem o semanário “Sol” referia que Relvas admitia, num relatório enviado ao primeiro-ministro, que “o processo de privatização de um activo da RTP SA será conduzido pelo Ministério das Finanças”. Em resposta ao i, o gabinete de Relvas explica que será um processo conjunto “da responsabilidade do ministro Adjunto, com o Tesouro”.» [i]

Parecer:

Relvas fica com o lado sujo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho o que é isso de o Relvas conduzir a componente política da privatização.»