domingo, outubro 21, 2012

Semanada


Esta terá sido uma das semanas políticas mais hilariantes desde o tempo do PREC ao ponto de se poder dizer que o país vive o seu PREC de direita. Depois do PREC  da esquerda, de uma espécie de PREC das gajas no tempo de Pedro Santana Lopes, Portas e Passos têm o seu PREC de direita, com tons de extrema-direita quando o Gaspar aparece em público. O CDS tem um acordo de coligação, participa no governo, aprova o OE depois de dezenas de horas de reuniões e com o OE apresentado no parlamento devidamente aprovado pelo seu governo o CDS manda o país parar porque vai emitir um comunicado em que diz que vai votar favoravelmente o OE. Melhor do que isto só se os ministros do CDS decidirem fazer greve no governo como nos tempos do Almirante Pinheiro de Azevedo.
  
Isto está tão hilariante que já só falta que a próxima versão do OE seja apresentada numa conferência de imprensa conduzida pelo cavalo da estátua equestre de D. José I que está no terreiro do Paço. Convenhamos que entre a conversa à velocidade de marcha-atrás com que fala Vítor Gaspar e as explicações do cavalo do D. José não haveria grande diferença. Mas tudo é possível, se ainda não se viu nenhum porco a andar de bicicleta a verdade é que esta semana ocorreu um fenómeno bem mais raro e inesperado, João Duque desancou no OE de Vítor Gaspar. Agora já acreditamos que depois de aprovado o aumento do IRS Nogueira Leite cumpre a palavra dada e pira-se do país. Se não fizer corre um sério risco de ter de enfrentar os engarrafamentos pois com o Gaspar a mandar em Portugal há um sério risco de uma boa parte dos portugueses vir a pedir exílio na Líbia.
  
A coisa está de tal modo que Cavaco Silva parece ter feito mesmo greve e desapareceu, deve ter ido para a Quinta da Coelha e nem se terá dado ao trabalho de levar o famoso jipe, até porque como vai assinar o OE de cruz é escusado carregar a pen do Gaspar. Aliás, o desempenho de Cavaco Silva na Presidência da República é de tal forma que talvez seja de equacionar a hipótese de numa próxima revisão constitucional se decida que a Presidência da República passe a ser desempenhada por inerência de funções pelo Presidente da Junta de Freguesia de Belém. Com este desempenho presidencial é muito provável que ninguém reparasse na mudança a não ser, talvez, as vacas da Ilha Graciosa.
  
Passos Coelho parece que esteve na reunião do Conselho Europeu, a prova está nas imagens recolhidas à entrada pelas televisões.