sexta-feira, janeiro 31, 2020

ORÇAMENTALICES


Confesso que desde que o OE me começa a ser indiferente pois dali nada vem a não serem aumentos de impostos. Desta vez parece que nem os cães e gatos se vão escapar de maus uma tachinha, fazendo lembrar um tal António Costa que em tempos criou a expressão “taxas e tachinhas”.

Curiosamente é o mesmo António Costa que em tempos disse que se “se o PS pensar como a direita, acabará por governar como esta”. É também o líder do mesmo PS que criticou o aumento do IVA sobre o gás e a eletricidade.

Mas quando ouço António Costa dizer que não lhe podem pedir para governar com o programa dos outros recordo-me que o argumento nada tem de novo, foi usado por Passos Coelho a seguir às eleições legislativas de 2015.

Um OE é um OE e mais défice menos défice não diferem muito uns dos outros, da mesma forma que demagogia à parte em matéria orçamental os ministros das Finanças ou os primeiros-ministros são todos muito parecidos nas medidas e nos argumentos.

Há apenas uma coisa que eu gostaria de ver alterada neste OE, que fosse eliminado o aumento de 03% dos vencimentos dos funcionários públicos. Porque tal percentagem não é um aumento mas sim uma humilhação e posso perdoar tudo a António Costa, mas não lhe admito que goze com as pessoas.