domingo, março 25, 2007

Quem pacóvio nasce, tarde ou nunca deixa de o ser...


«Segundo disse, na reunião vão participar todos os ex-ministros dos Negócios Estrangeiros, todos os ex-secretários de Estado da Integração Europeia, todos os comissários portugueses nas instâncias comunitárias, todos os embaixadores na Representação Permanente em Bruxelas e todos os altos funcionários e directores-gerais que estiveram na Comissão.
«Foi o critério escolhido e acho que é muito, muito claro», afirmou.»
[Sol Link]

O critério de Cavaco Silva para definir os convidados para a sua comemoração dos 50 anos é perfeito e ao ouvir o Presidente da República enumerar os critérios, mostrando que os tinha na ponta da língua, fiquei com a certeza de que foi ele que os definiu e os estudou muito bem.

É evidente que Cavaco poderia ter convidado os primeiros-ministros mas não o fez certamente para não obrigar Guterres a mais uma viagem a um país de refugiados, podia ter convidado todos os que são ou foram euro-deputados mas para isso teria que procurar outra sala, enfim, poderia ter optado por muitos critérios.

Compreendo que não tenha convidado Soares só por ter assinado o Tratado de Adesão, se o fizesse teria que convidar o funcionário que segurou na acta, o dono da loja que lhe vendeu a caneta e por aí adiante. Também não poderia ter convidado Soares por ter dimensão europeia, se tivesse sido esso o critério não poderia deixar de convidar o Cristiano Ronaldo, o Mourinho, o Saramago ou o senhor Mateus das garrafas de vinho rosé.

O critério também poderia ser enumerado de outra forma, vão lá estar todos os que participaram no processo europeu excepto os Presidentes da República (só o actual é que descobriu que a Constituição da República lhe atribui um importante papel na política externa) e primeiros-ministros.